Com poucos pontos de recarga nas rodovias do Paraná, a Copel se uniu com a Move para criar uma nova rede de abastecimento, que possa suprir a alta quantidade de carros elétricos na região do Paraná.
Na última quarta-feira, dia 27, a Copel anunciou que está pretendendo ampliar o número de pontos de carregamento para que os motoristas de carros elétricos possam recarregar seus veículos em diversas rodovias no Paraná. Cerca de quatro, dos novos pontos de carregamento, com 2 vagas cada, serão instalados nas próximas semanas, sendo na BR-376, que fica entre Londrina e Curitiba.
Pontos de recarga de carros elétricos no Paraná
Os pontos irão ficar no Posto Juninho, em Ponta Grossa, na Parada do Pão de Queijo, em Tibagi, na Parada Soledade 2, em Imbaú e por fim, no Restaurante Elim, em Mauá da Serra. Também haverá um ponto de recarga no Posto Monte Carlo 2, que fica na BR-376, em Tijucas do Sul, e será inaugurado para atender os motoristas de carros elétricos que circulam entre Curitiba e Joinville, em Santa Catarina.
Além desses pontos de carregamento da Copel, outros pontos serão instalados ao longo da BR-277, que ficam em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
Unificação de sistema poderá facilitar a integração de todos os dados de diferentes fornecedores
Os pontos de recarga da Copel que ficam na BR-277 são de fornecedores diferentes, que fabricam outros diversos modelos. Por isso, a Move apresentou a Copel um plano de unificação de sistema, onde será possível integrar os dados de todos os distribuidores, em uma mesma plataforma.
O novo sistema de interação também será responsáveis por informar a respeito dos carregadores que estão disponíveis, a quantidade de energia fornecida por cada um dos pontos de recarga e até a sobre a quantidade de emissão de gás carbônico, o CO2, que deverá ser evitada ao fazer uso de energia elétrica, ao invés de utilizar os combustíveis fósseis. Além dos pontos que ofertam essas informações, os motoristas e demais pessoas poderão acessar gratuitamente à todos esses dados através do aplicativo Eletroposto Fácil, que está disponível tanto para Android como para iOS.
Uma outra vantagem na ampliação da quantidade de pontos de recarga para carros elétricos no Paraná é que ajuda a minimizar os desafios do setor, que já sofreu bastante devido a falta de locais apropriados para o recarregamento de seus carros elétricos e de outros veículos eletrificados. Mas mesmo com as dificuldades, o setor cresceu muito nos últimos anos, seguindo em fase de expansão.
Só no Paraná, o setor cresceu cerca de 568%, se tornando o 4° estado com o maior número de carros elétricos do Brasil. Em Curitiba, por exemplo, até 2021, cerca de 1.873 novos carros elétricos foram cadastrados, fazendo com que o Paraná subisse no ranking das cidades brasileiras com mais veículos eletrificados.
Copel se une a Move para aumentar quantidade de pontos de recarga
A eletrovia da Copel que foi inaugurada em 2018, atualmente possui 12 pontos de recarga rápida em cerca de 730 km, que liga o extremo leste ao extremo oeste do Paraná.
Com esse novo projeto de expansão, serão implantados mais 11 pontos de recarga, totalizando 23 pontos disponíveis aos motoristas de carros elétricos e outros veículos eletrificados. Esse acréscimo de pontos de recarga funcionará, também, como um teste que a Copel está desenvolvendo juntamente com a startup brasileira Move, uma empresa especialista em soluções de tecnologia para gestão e para o controle de recargas de carros elétricos.
E segundo a Copel, além de expandir o número de postos de recarga de sua eletrovia, o projeto também tem o objetivo de fazer uma integração tecnológica de todos os eletropostos em um mesmo sistema de comando e monitoramento.