1. Início
  2. /
  3. / Contrato intermitente no ramo de óleo e gás offshore – Vantagens e Desvantagens
Tempo de leitura 2 min de leitura

Contrato intermitente no ramo de óleo e gás offshore – Vantagens e Desvantagens

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 26/02/2019 às 10:22

Sem categoria

Contrato de Trabalho Intermitente Brasil Lei
Foto Ilustração – Estaleiro Rio Grande

Desde que entrou em vigor na reforma trabalhista em 2017, o regime de contrato intermitente de trabalho vêm causando insegurança em profissionais de todo o Brasil. Entendam como ela é aplicada na prática

O regime de contrato intermitente ou trabalho intermitente, veio ao Brasil na reforma trabalhista de nov/2017. A empresa assina a Carteira do profissional como intermitente e o funcionário recebe por horas ou dias trabalhados. Método este muito utilizado por empresas que executam Paradas de Manutenção, principalmente no setor petrolífero.

Vantagens para empresas

Para o empregador, é que ele pode lançar mão dessa modalidade para períodos de ‘picos’. Donos de restaurantes, por exemplo, que têm seus movimentos maiores aos fins de semana. Para ambos os lados, esse contrato intermitente deixou a negociação mais livre e consequentemente mais justa. O empregador tem até 2 dias para convocar o funcionário para o trabalho que por sua vez poderá, ou não, aceitar o serviço de acordo com sua disponibilidade.

Vantagens para o funcionário

Já parou para pensar que o contrato de trabalho intermitente pode ser a porta de entrada do seu retorno ao mercado de trabalho? O contrato intermitente veio com tudo para ficar.

Linliana Gurgel, Coordenadora de RH, lembra que em set/18 ligou para um candidato ofertando trabalho, ele não aceitou por ser contrato intermitente. Hoje alguns profissionais contratados no formato intermitente foram transferidos para contratos fixos (claro que isso vai depender de uma necessidade). Mas esse mesmo candidato enviou para ela uma mensagem que ainda não foi recolocado.

Para os que trabalham  embarcados 14 x 14,  é bom?

Sim e não! Os direitos são os mesmos: adicionais de embarque (sobreaviso e periculosidade), 13º. e férias proporcionais, dia de folga por cada dia de embarque e etc. O que diferencia é que, caso não tenha serviço, também não terá nada receber. A remuneração do contrato intermitente é de acordo com o serviço prestado, o que pode dar a sensação de insegurança.

O que você acha deste regime de trabalho? Deixe sua opinião logo abaixo⇓  Uma boa Consultoria em RH que sempre detém muitos contratos deste tipo é a CATHO, ela está com uma promoção para que vocês testem por 30 dias gratuitamente a sua plataforma. Atualmente ela emprega cerca de 700 pessoas todos os dias, cliquem aqui e se cadastrem na plataforma.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos