O gerador de 355 toneladas transportado pela construtora Techint levará 15 dias para chegar na Usina Termoelétrica da Eneva, em Santo Antônio dos Lopes, MA
A Techint Engenharia, montou ontem, 27 de novembro, uma operação especial para transportar um gerador de 359 toneladas fabricado pela General Electric nos EUA. O equipamento está destinado a UTE Parnaíba V, usina do Complexo Termoelétrico Eneva. Procurando emprego? Obras de mineração demanda vagas com alojamento para marítimos, técnicos e operadores
Leia também
- Ajudante, Soldador, Coordenador e mais convocados para vagas de emprego de manutenção em fábrica de celulose, no RS
- Niplan requisita Auxiliares, Técnicos e Engenheiros para vagas de emprego, hoje, 28 de novembro
- ARMS fatura da japonesa MODEC contrato de manutenção de ativos do FPSO de Bacalhau
O gerador vai cruzar 290 quilômetros pelo interior do Maranhão, partindo do Porto de Itaqui, em São Luís, rumo à Santo Antônio dos Lopes, num trajeto estimado em até duas semanas, informa a companhia brasileira.
A UTE Parnaíba V, usina do Complexo Termoelétrico Eneva, vai gerar mais 385 MW no Maranhão sem consumo adicional de gás. Segundo a construtora Techint, responsável pela obra do empreendimento, toda a operação logística para levar o gerador, que passa de 100 metros de comprimento, foi validada pelos órgãos competentes, nas esferas municipal, estadual e federal.
- Adeus carvão, olá futuro! Termelétrica do Pecém anuncia transição bilionária e promete se tornar referência nacional em energia sustentável
- Governo em alerta: Petrobras planeja recompra de refinaria vendida por US$ 1,8 bilhão em 2021
- Petrobras diz ‘que não’, nega acordo e propõe revisão de venda de refinarias ao Cade em meio a mudanças no mercado!
- Vagas de emprego em diversas refinarias da Petrobras: Currículos por Whatsapp ou e-mail para trabalhos na Replan, Revap, Refap e Rnest
Levar essa carga com o turbo gerador da Eneva é uma operação de guerra, com toda a logística desenhada para não provocar enormes engarrafamentos no trânsito da BR-135.
A viagem estava prevista para iniciar no dia 20 de novembro, mas foi prorrogada para ontem (27). “Foi necessário um estudo minucioso pelo provocará o mínimo possível de transtorno”, disse Américo Jovino. A operação deve demorar 15 dias.
Em nota a PRF informa detalhes da operação da qual fará serviço de escolta e batedor do equipamento pela BR 135. Trata-se de uma logística tão complexa que foi preciso uma reunião envolvendo a PRF, EMAP, MOB, DNIT, PM, Techint, Eneva, Sindicato das empresas de ônibus, Secretarias de Saúde, Segurança, dentre outros setores que possivelmente serão diretamente impactados. A logística foi desenhada pela PRF e a Techint Engenharia e Construção, responsável pelo transporte da carga.
Projeto UTE Parnaíba V
No começo deste mês, a Eneva iniciou, apoiada pelo Governo do Maranhão, a fase de montagem mecânica da usina Parnaíba V, no Complexo Parnaíba, no município de Santo Antônio dos Lopes. Com investimento total de R$ 1,3 bilhão no projeto, a operação está prevista para iniciar no segundo semestre de 2021. O objetivo da usina é ampliar a capacidade de geração de energia com mais eficiência na região do Médio Mearim, acima 70 MW de energia.
O Secretário de Indústria Comércio e Comércio, Simplício Araújo disse que são quase 1.800 profissionais atuando nas obras. Nos próximos três meses, as previsões são de que 400 novas vagas sejam abertas e, em janeiro de 2021, o que chegará a perto de duas mil pessoas trabalhando. “Dar oportunidades profissionais ao povo da região do Médio Mearim é um dos objetivos principais deste grande investimento para o Maranhão e todo o Brasil”, disse Simplício Araújo.
Ainda este mês, a previsão é que seja iniciada a montagem da turbina e do gerador no Complexo Parnaíba – a maior parte dos grandes equipamentos para o Parnaíba V já foi entregue. A usina Parnaíba V encerra o ciclo da Parnaíba I: representará um acréscimo de mais 385 Megawatt (MW) à capacidade de geração de energia do Complexo Parnaíba.