Demanda por navios-tanque de petroleiros impulsiona crescimento no setor de construção naval em 2023
Após um período de baixa demanda e poucos pedidos de novos navios-tanque de produtos, o setor naval recebe uma injeção de otimismo com o aumento significativo nas encomendas de petroleiros nos primeiros seis meses de 2023. Segundo a BIMCO (Baltic and International Maritime Council), a quantidade de navios-tanque de produtos encomendados superou todo o volume registrado em 2022, com um expressivo crescimento de 337% em comparação ao ano anterior, de acordo com o site Portos e Navios.
Alta nas encomendas de petroleiros para a construção naval no primeiro semestre de 2023
A BIMCO, conceituada entidade do setor marítimo, revela que a demanda por navios-tanque de produtos disparou no primeiro semestre de 2023, totalizando um impressionante volume de 8,9 milhões de toneladas de porte bruto (dwt). Esse aumento vertiginoso nas encomendas se deve em grande parte ao cenário favorável das taxas de frete e ao crescimento na demanda por transporte de produtos.
Com o envelhecimento gradual da frota de navios-tanque de produtos de construção naval ao longo da última década, a média de idade das embarcações atualmente é de 13 anos. Diante dessa realidade, as encomendas de novos navios-tanque vêm se tornando uma necessidade urgente para a indústria naval, buscando modernizar e aumentar a capacidade de transporte dessas embarcações essenciais para o comércio de produtos ao redor do mundo.
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
- Abandono de 3 estações do metrô em SP gera revolta; entenda como milhares de paulistas foram surpreendidos com a decisão e os efeitos para a mobilidade urbana!
- Usina de bioetanol traz investimentos milionários à Bahia: Investimento promete 400 empregos diretos e indiretos em diversas áreas, aquecendo setores de construção civil, logística e tecnologia
Otimismo impulsionado por taxas de frete e demanda crescente
O setor de construção naval recebe um novo fôlego em 2023 com o aumento expressivo de encomendas de navios-tanque de produtos. A combinação de taxas de frete favoráveis e a crescente demanda por transporte marítimo tem impulsionado os armadores a investirem em novas embarcações para atender à necessidade do mercado de construção naval.
A confiança renovada no setor de construção naval se reflete nas perspectivas positivas da BIMCO, que projeta um cenário promissor para o restante do ano de 2023. O aquecimento da demanda global por produtos, somado à escassez de navios-tanque de produtos disponíveis, abre oportunidades para o crescimento das empresas que atuam no transporte marítimo e impulsiona a indústria naval.
O crescimento da construção naval
O setor naval experimenta uma retomada de crescimento com o aumento expressivo nas encomendas de navios-tanque de produtos em 2023. A alta nas taxas de frete e o crescimento da demanda por transporte marítimo têm impulsionado os armadores a investirem na modernização da frota e na construção de novas embarcações.
A perspectiva positiva para o restante do ano no setor de construção naval indica um cenário promissor para a indústria naval e reafirma a importância estratégica dos navios-tanque de produtos no comércio global. A renovação da frota e o aumento da capacidade de transporte dessas embarcações são fatores essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor e para atender às necessidades do mercado em constante expansão.