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Construção MAIS CARA da história está na China e já tem data para ser concluída. é a dona da construção mais cara da história! 500 BILHÕES, mais de 70 mil empregos e uma quantidade de concreto e aço que superou as 200 mil toneladas

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/09/2024 às 04:11

A China está conduzindo uma das maiores e mais ambiciosas obras de infraestrutura do mundo, o Projeto de Transferência de Água Sul-Norte.

Este projeto tem como objetivo resolver a crise hídrica no norte do país e está programado para ser concluído até 2050.

Com mais de 70 mil trabalhadores mobilizados e uma impressionante quantidade de concreto e aço utilizada, superior a 200 mil toneladas, a empreitada é um verdadeiro desafio em termos de engenharia e logística.

Por trás desta megaobra, que já consumiu bilhões de dólares, existe muito mais do que números impactantes.

A China, com seu constante avanço em engenharia, está transformando seu território de maneira que pode alterar drasticamente a geopolítica e o futuro de sua população.

O que está por trás dessa construção bilionária? Os detalhes sobre essa gigantesca iniciativa mostram que ela desafia não apenas os limites da engenharia, mas também as dinâmicas ambientais, enquanto tenta solucionar problemas hídricos que impactam milhões de pessoas.

A origem e o objetivo do projeto

O Projeto de Transferência de Água Sul-Norte começou a ser idealizado em meados do século XX, com as obras oficialmente iniciadas em 2002.

O objetivo é levar água das áreas mais úmidas do sul da China, onde se encontra o famoso Rio Yangtzé, para o norte, que enfrenta secas severas e crescente industrialização.

O projeto está dividido em três grandes rotas de desvio de água — leste, central e oeste — com a meta de transferir cerca de 44,8 bilhões de metros cúbicos de água por ano para regiões densamente povoadas e importantes para a economia chinesa, como Pequim e Tianjin.

As rotas de desvio de água no projeto de Transferência de Água Sul-Norte

A primeira rota, conhecida como leste, já está em operação e leva água do Rio Yangtzé até Tianjin, cruzando diversas províncias.

A segunda rota, a central, também já está em andamento e transporta água do mesmo rio para Pequim e áreas ao redor.

No entanto, a rota oeste, que busca conectar o Rio Yangtzé às áridas regiões de Qinghai e Xinjiang, ainda está em fase de planejamento e é considerada a parte mais desafiadora da obra. As complexidades envolvem não só o relevo, mas também questões ambientais e geopolíticas.

O Impacto econômico e logístico do projeto de Transferência de Água Sul-Norte.

O impacto dessa obra monumental é colossal: com um orçamento inicial de cerca de US$ 79 bilhões, estima-se que o valor total do projeto ultrapassará os US$ 100 bilhões (cerca de R$ 500 bilhões) até sua finalização.

Mais de 70 mil trabalhadores estão diretamente envolvidos na construção, e a quantidade de concreto e aço utilizada já superou as 200 mil toneladas.

Túneis subterrâneos foram escavados para superar barreiras naturais, como os rios Amarelo e Yangtzé, garantindo a eficiência no transporte de água.

Os Impactos Sociais e Ambientais

Apesar do otimismo do governo chinês em relação aos benefícios que o projeto trará para o norte do país, a obra não está isenta de críticas.

Ambientalistas apontam que o desvio de água pode causar danos severos aos ecossistemas locais, além de provocar o deslocamento de comunidades inteiras.

Estima-se que mais de 300 mil pessoas já foram realocadas devido às obras de infraestrutura.

Além disso, há o risco de que a retirada de grandes volumes de água dos rios do sul impacte negativamente as áreas ao redor, colocando em risco a biodiversidade.

Outro ponto de preocupação é o desafio logístico e financeiro do projeto, com estimativas de custo que aumentam continuamente e a viabilidade a longo prazo ainda incerta.

No entanto, as autoridades chinesas mantêm uma visão otimista de que, ao término das obras, as regiões atendidas terão seus problemas de escassez de água resolvidos, possibilitando um crescimento econômico sustentável e uma melhor qualidade de vida para milhões de habitantes.

Comparações com a transposição do Rio São Francisco

Quando comparado ao projeto brasileiro de transposição do Rio São Francisco, é evidente que a escala da obra chinesa é significativamente maior.

A transposição no Brasil, embora ambiciosa, possui um impacto regional, enquanto o projeto chinês envolve áreas estratégicas para a economia global, além de um número muito maior de beneficiados.

Outra diferença notável é o tempo de execução: enquanto a transposição do São Francisco levou cerca de 20 anos para ser finalizada, a China prevê que o Projeto de Transferência de Água Sul-Norte continuará em construção até pelo menos 2050, completando mais de um século desde o início de seu planejamento.

O futuro da obra e os desafios que ainda virão

Com previsão de conclusão para 2050, o maior desafio do projeto será equilibrar os benefícios econômicos e sociais com os custos ambientais e os desafios logísticos.

A obra transformará o norte da China, fornecendo água para cidades e indústrias, mas poderá impactar a forma como outros países também lidam com crises hídricas no futuro.

A escala da construção, os valores envolvidos e o impacto que ela terá no cenário global garantem que o Projeto de Transferência de Água Sul-Norte seja, de fato, uma das obras mais caras e ambiciosas da história da humanidade.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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