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Construção do Porto de Jaconé, que receberia investimento de R$ 2,5 BI e geraria cerca de 16 mil empregos, não acontecerá por questões ambientais. Entenda!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 15/06/2023 às 16:21
Investimento, construção, Porto de Jaconé
Imagem: Jornal do Brasil

Construção do Porto de Jaconé: Investimento em Debate

A construção do Porto de Jaconé, um investimento de quase R$ 2,5 bilhões para Maricá (RJ), tem enfrentado resistência por parte da chamada “ditadura ambientalista”, que alega a presença de rochas sedimentares importantes na região. Para discutir esse tema, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) realizará uma audiência pública em sua sede, no Centro do Rio, com especialistas, professores e representantes de diversos setores para debater os impactos sociais e ambientais do projeto com enorme investimento.

O Porto de Jaconé, oficialmente denominado Terminais de Ponta Negra (TPN), é considerado o maior projeto privado da região, com a previsão de gerar 4 mil empregos diretos e até 12 mil indiretos com os investimentos. Sua construção, localizada na Praia de Jaconé, tem o objetivo de se tornar a principal âncora para o escoamento e tancagem do óleo do pré-sal produzido na região.

Prós e contras da construção do Porto de Jaconé

A audiência pública organizada pelo Crea-RJ permitirá a discussão entre defensores e opositores da construção do Porto de Jaconé. Serão analisados os aspectos positivos do investimento, como a geração de emprego e renda, além dos impactos sociais e ambientais. Especialistas discutirão questões relacionadas à segurança, mobilidade urbana e impactos ambientais, como possíveis riscos de acidentes com navios e poluição do mar, afetando a pesca e o turismo.

A região escolhida para abrigar o porto é caracterizada pela presença de rochas sedimentares importantes, conhecidas como beachrocks. A possível afetação dessas rochas pela construção do Porto de Jaconé é um dos pontos de preocupação levantados pelos opositores do projeto. Além disso, questões relacionadas à segurança, mobilidade urbana e preservação do meio ambiente também serão discutidas durante a audiência pública.

Perspectivas e investimentos futuros

O projeto Terminais de Ponta Negra (TPN) foi iniciado em 2011, quando a DTA Engenharia adquiriu a área na Praia de Jaconé. Com a obtenção das licenças necessárias, a empresa obteve autorização para o início das obras em fevereiro deste ano. Além disso, uma resolução de construção de uma estrada de ferro de carga foi publicada no Diário Oficial da União em maio, visando a ligação do Porto de Jaconé à malha ferroviária nacional. O investimento total está estimado em cerca de R$ 2,45 bilhões.

Por fim, fica evidente que a construção do Porto de Jaconé é um investimento que desperta debates acalorados sobre os impactos sociais e ambientais na região. Enquanto defensores apontam a geração de empregos e o desenvolvimento econômico, os opositores levantam questões sobre a preservação ambiental e os riscos associados ao projeto. 

A audiência pública promovida pelo Crea-RJ é uma oportunidade para a análise dos prós e contras desse investimento, buscando o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação. A decisão sobre o futuro da construção do Porto de Jaconé dependerá da análise cuidadosa dos impactos envolvidos e da busca por soluções sustentáveis para o crescimento da região.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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