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Construção do Porto de Jaconé, que receberia investimento de R$ 2,5 BI e geraria cerca de 16 mil empregos, não acontecerá por questões ambientais. Entenda!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 15/06/2023 às 16:21
Investimento, construção, Porto de Jaconé
Imagem: Jornal do Brasil
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Construção do Porto de Jaconé: Investimento em Debate

A construção do Porto de Jaconé, um investimento de quase R$ 2,5 bilhões para Maricá (RJ), tem enfrentado resistência por parte da chamada “ditadura ambientalista”, que alega a presença de rochas sedimentares importantes na região. Para discutir esse tema, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) realizará uma audiência pública em sua sede, no Centro do Rio, com especialistas, professores e representantes de diversos setores para debater os impactos sociais e ambientais do projeto com enorme investimento.

O Porto de Jaconé, oficialmente denominado Terminais de Ponta Negra (TPN), é considerado o maior projeto privado da região, com a previsão de gerar 4 mil empregos diretos e até 12 mil indiretos com os investimentos. Sua construção, localizada na Praia de Jaconé, tem o objetivo de se tornar a principal âncora para o escoamento e tancagem do óleo do pré-sal produzido na região.

Prós e contras da construção do Porto de Jaconé

A audiência pública organizada pelo Crea-RJ permitirá a discussão entre defensores e opositores da construção do Porto de Jaconé. Serão analisados os aspectos positivos do investimento, como a geração de emprego e renda, além dos impactos sociais e ambientais. Especialistas discutirão questões relacionadas à segurança, mobilidade urbana e impactos ambientais, como possíveis riscos de acidentes com navios e poluição do mar, afetando a pesca e o turismo.

A região escolhida para abrigar o porto é caracterizada pela presença de rochas sedimentares importantes, conhecidas como beachrocks. A possível afetação dessas rochas pela construção do Porto de Jaconé é um dos pontos de preocupação levantados pelos opositores do projeto. Além disso, questões relacionadas à segurança, mobilidade urbana e preservação do meio ambiente também serão discutidas durante a audiência pública.

Perspectivas e investimentos futuros

O projeto Terminais de Ponta Negra (TPN) foi iniciado em 2011, quando a DTA Engenharia adquiriu a área na Praia de Jaconé. Com a obtenção das licenças necessárias, a empresa obteve autorização para o início das obras em fevereiro deste ano. Além disso, uma resolução de construção de uma estrada de ferro de carga foi publicada no Diário Oficial da União em maio, visando a ligação do Porto de Jaconé à malha ferroviária nacional. O investimento total está estimado em cerca de R$ 2,45 bilhões.

Por fim, fica evidente que a construção do Porto de Jaconé é um investimento que desperta debates acalorados sobre os impactos sociais e ambientais na região. Enquanto defensores apontam a geração de empregos e o desenvolvimento econômico, os opositores levantam questões sobre a preservação ambiental e os riscos associados ao projeto. 

A audiência pública promovida pelo Crea-RJ é uma oportunidade para a análise dos prós e contras desse investimento, buscando o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação. A decisão sobre o futuro da construção do Porto de Jaconé dependerá da análise cuidadosa dos impactos envolvidos e da busca por soluções sustentáveis para o crescimento da região.

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Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

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