A construção da mega ponte que promete ser a maior ponte urbana de Santa Catarina, revolucionando a mobilidade em Joinville.
Prepare-se para testemunhar uma obra tão monumental que fará outras pontes parecerem meros pontilhões! A construção da mega ponte em Joinville não é apenas mais uma passagem sobre o rio; é uma façanha de engenharia que promete transformar a mobilidade na maior cidade de Santa Catarina.
Considerada a maior cidade do estado, Joinville possui atualmente pouco mais de 600 mil habitantes em seus 1.126 km² de extensão territorial. Como em toda grande metrópole, os problemas de mobilidade urbana são evidentes. O elevado número de veículos nas ruas e avenidas torna o trânsito desafiador, e soluções inovadoras são necessárias para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Construção da maior ponte urbana de Santa Catarina
Para enfrentar esse desafio, foi proposta a construção da maior ponte urbana de Santa Catarina, com quase 1 km de extensão. A mega ponte Joinville ligará o Bairro Adhemar Garcia, via Rua Alvino Hansen, ao Bairro Boa Vista, pelas ruas São Leopoldo e São Borja, atravessando o Rio Cachoeira.
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Com 980 metros de comprimento e 26 metros de largura, a ponte contará com calçadas em ambos os lados, ciclovia e duas pistas duplas, facilitando o deslocamento de pedestres, ciclistas e motoristas. A obra promete não apenas melhorar a fluidez do trânsito, mas também conectar comunidades e fomentar o desenvolvimento urbano.
Alia Construções S.A
Os recursos para a construção mega ponte vieram através de financiamento, permitindo uma concorrência internacional que culminou na escolha da empresa Alia Construções S.A. O valor do investimento é de pouco mais de R$ 296 milhões, com um prazo estimado de 24 meses para a conclusão.
A ponte será erguida utilizando dois métodos construtivos. Nas áreas de acesso, serão empregadas peças pré-moldadas, enquanto o vão central navegável sobre o Rio Cachoeira será construído pelo método de balanços sucessivos. Este trecho central terá um vão livre de 80 metros de largura e cerca de 9 metros de altura, garantindo a navegabilidade do rio.
2.000 toneladas de aço
Os números da obra impressionam: serão utilizadas 2.000 toneladas de aço, o equivalente a aproximadamente 270 mil barras de ferro de 10 mm de diâmetro. Além disso, 76 mil toneladas de concreto serão empregadas, correspondendo a mais de 31 mil metros cúbicos ou cerca de 4 mil caminhões betoneira. As fundações exigirão 3,3 km de escavações e mais de 210 toneladas de estacas metálicas.
A supervisão ficará a cargo do consórcio Nova Engevix Azimute, responsável por garantir que todos os padrões técnicos e de segurança sejam rigorosamente seguidos.
Projeto inclui a requalificação das vias de acesso
Além da ponte em si, o projeto inclui a requalificação das vias de acesso, como a Rua Alvino Hansen, a Rua São Borja e a Rua São Leopoldo. Essa melhoria nas infraestruturas viárias complementa a iniciativa, ampliando os benefícios para a população.
A expectativa é que a construção mega ponte não apenas alivie os congestionamentos
Com a maior ponte urbana de Santa Catarina, Joinville dá um passo significativo rumo a um futuro com melhor mobilidade urbana. A expectativa é que a construção mega ponte não apenas alivie os congestionamentos, mas também impulsione o desenvolvimento econômico e social da região, tornando-se um novo cartão-postal da cidade.
E você, está ansioso para ver essa obra grandiosa ganhar vida? A mega ponte de Joinville certamente será um marco na história da engenharia catarinense e um orgulho para todos os joinvilenses.
Santa Catarina, terra maravilhosa, mas com mobilidade urbana horrorosa… Florianópolis, uma capital que tem 2 pontes que entram e saem da ilha pelo mesmo bairro, causando um grande funil, é vergonhoso!!!
24 meses pra construir… Chineses e japoneses tiram sarro disso..!!!
Puxa. Legal. Bom mesmo.
Mas, será que dá pra vir aqui em cima no mapa? Transamazonica precisa de asfalto. Há trechos onde as carretas, essas que trazem de comida a fio eletrico, tem que ser puxada por trator.
A ponte de ilhas no morro dos comventos também precisa de atenção, porque a estrutura está lá jogada, é uma vergonha fazem melhorarias e esquecem de onde precisamos a balsa não funciona na madrugada , vajao isso