A construção da Ponte Anita Garibaldi é uma obra que redefiniu o horizonte de Laguna e mudou o curso da BR-101.
A construção da Ponte Anita Garibaldi em Laguna, Santa Catarina, é daquelas obras que, se fosse possível, merecia até uma estátua própria para a engenharia brasileira! Afinal, não é todo dia que se inaugura a terceira maior ponte do Brasil , como essa, que não só desafia a física, mas também melhora significativamente a vida de milhares de motoristas. Inaugurada em julho de 2015, a ponte vem revolucionando o tráfego na BR-101 e encantando todos que a atravessam.
Um marco da engenharia brasileira com a construção da Ponte Anita Garibaldi
A Ponte Anita Garibaldi faz parte de um projeto maior, a duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina, sendo responsável por aliviar o fluxo de mais de 27 mil veículos diários, que antes enfrentavam congestionamentos de até 20 quilômetros. A construção dessa ponte, que é a terceira maior ponte do Brasil, envolveu mais de três anos de intenso trabalho e o uso de tecnologia de ponta.
Com uma extensão de 2,8 quilômetros, a Ponte Anita Garibaldi é única no mundo por ser uma ponte estaiada em curva com mastros centrais, uma verdadeira obra-prima da engenharia. Seu custo total foi de R$ 777 milhões, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
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Desafios e inovação na construção
A construção da Ponte Anita Garibaldi não foi simples. A estrutura conta com dois mastros de 61 metros de altura, sustentando um vão central de 400 metros por meio de 60 cabos de aço. No total, foram utilizados 12.520 toneladas de aço e 97 mil metros cúbicos de concreto, além da participação de mais de 1.800 funcionários durante o pico das obras.
Para garantir o andamento dentro do prazo, o consórcio responsável pela obra trouxe um equipamento especial de Portugal, a treliça-lançadeira BERD-LG50, que permitiu a montagem das aduelas (blocos pré-moldados de concreto) de maneira mais eficiente. Essa inovação rendeu até prêmios internacionais.
Ponte Anita Garibaldi trouxe um impacto econômico positivo para a região
Além de ser um marco para a mobilidade, a Ponte Anita Garibaldi trouxe um impacto econômico positivo para a região, gerando mais de 4.800 empregos diretos e indiretos. A construção também foi premiada pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, em 2013, por suas práticas sustentáveis. A obra contou com o reaproveitamento de materiais e monitoramento ambiental rigoroso, com destaque para a preservação de áreas de vegetação nativa.
A Ponte Anita Garibaldi é um exemplo claro de como a engenharia pode transformar não só o cenário físico de uma região, mas também impactar positivamente a economia e o meio ambiente. Essa construção ficará na história como uma das maiores conquistas da infraestrutura brasileira, provando que quando o Brasil investe em inovação, os resultados são gigantescos, literalmente.
E você, acha que a Ponte Anita Garibaldi trouxe mais benefícios para a mobilidade ou para o desenvolvimento econômico da região?