O motor Revelation da Harley é completamente distinto e parece estar ganhando ainda mais popularidade no mercado. Este motor elétrico permite a troca de óleo e emite um som semelhante ao das motos tradicionais.
Este propulsor elétrico equipa a LiveWire e, surpreendentemente, possui troca de óleo, mesmo sendo elétrico. Desenvolvido em parceria com a Mission Motors, uma renomada marca americana de motos elétricas de alta performance, o motor Revelation da Harley representa um avanço significativo na tecnologia de motocicletas.
Harley apresentou projeto em 2014
É claro que, sendo um motor da Harley, o som não poderia ser deixado de lado, mesmo sendo um elétrico. A marca fez questão que esse motor Revelation produzisse um som mecânico real, não um som simulado, como alguns fabricantes estão fazendo.
A Harley introduziu ao público o projeto da Livewire em 2014 e a moto, em design, não nega inspiração nas antigas XR, um estilo mais roadster. O foco é uma tentativa de atrair, mais uma vez, sangue novo à empresa. A LiveWire possui um motor da Harley chamado Revelation, que fica posicionado na parte inferior da motocicleta, bem visível.
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
O propulsor possui um motor elétrico da Harley do tipo PMAC ou motor de ímãs permanentes de corrente alternada. Ele é constituído por, basicamente, um estator onde estarão as bobinas e um rotor com ímãs permanentes. O estator é constituído por chapas de aço silício com várias ranhuras, onde temos bobinas feitas de fios de cobre e posicionadas de maneira estratégica.
Ao serem energizadas geram um campo magnético que pode ser controlado por um equipamento chamado de inversor de frequência. Ele irá converter a corrente contínua da bateria, onde temos polo positivo e negativo em corrente alternada.
O inversor possui três saídas e como temos o positivo e negativo alternando em cada saída, chamamos essa saída de fase. Cada fase estará alternando entre positivo e negativo mas, defasadas em 120º uma da outra.
Como funciona o sistema do motor elétrico da Harley?
O motor Revelation é um propulsor síncrono de ímã permanente, por isso, em seu rotor há ímãs que irão se alinhar ao campo magnético girante e como esses ímãs estão presos ao rotor, farão o rotor entrar em rotação.
O inversor de frequência pode alterar a velocidade do motor simplesmente aumentando ou diminuindo a frequência da corrente alternada. A intensidade do campo magnético pode ser máxima mesmo com o eixo do motor elétrico da Harley travado. Assim o Revelation pode girar torque em seu eixo mesmo a zero RPM.
O rotor do motor da Harley está sobre mancais com rolamentos. Basicamente, o rotor é a única parte móvel de um motor elétrico que apenas gira sobre os rolamentos. O motor elétrico sozinho não produz som e temos apenas um pequeno ruído dos rolamentos, praticamente inaudível. Contudo, a LiveWire possui um som mecânico bem evidente. É aqui que entramos na parte mais interessante do motor Revelation: a caixa de engrenagem.
De onde vem o som do motor da Harley?
Os motores elétricos possuem uma extensa faixa útil de rotação e giram acima dos 15.000 RPM facilmente sem qualquer esforço e, além disso, consegue entregar seu altíssimo torque desde o 0 RPM.
Contudo, é claro que não dá para conectar um motor elétrico dessa categoria girando de 0 a 15.000 RPM diretamente às rodas, mas com essa faixa de rotação e entrega quase linear de torque e potência também não é necessário marchas, mas sim apenas uma única redução de engrenagens.
O motor elétrico da Harley passa por um redutor, constituído por engrenagens cônicas helicoidais que, além de reduzir a alta rotação do motor a convertendo em torque, transferem o movimento do eixo do motor para um eixo de saída em 90º.
Esse sistema de engrenagens gera um ruído característico e ele é responsável pelo som mecânico desse motor da Harley.
Apesar desse ruído característico, saibam que engrenagens helicoidais como as usadas no motor Revelation costumam ser silenciosas diferente de engrenagens de dentes retos, que são bem barulhentas, mas nessa rotação até mesmo engrenagens helicoidais emitem ruídos.