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Conheça os pneus sem ar da Goodyear que não furam, duram mais e já estão sendo testados

Escrito por Carla Teles
Publicado em 12/06/2025 às 00:05
Conheça os pneus sem ar da Goodyear que não furam, duram mais e já estão sendo testados
Diga adeus aos furos! Conheça os pneus sem ar da Goodyear: uma tecnologia que dura mais, aumenta a segurança e já está em testes. Saiba tudo sobre o futuro da mobilidade! Imagem: Goodyer
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A tecnologia que promete acabar com um dos maiores pesadelos dos motoristas já é uma realidade em desenvolvimento, trazendo mais segurança, durabilidade e sustentabilidade para a mobilidade.

Imagine nunca mais precisar parar na estrada por causa de um pneu furado. A Goodyear está transformando essa ideia em realidade com seus Pneus Não Pneumáticos (NPTs), uma inovação que elimina completamente o ar. Projetados para oferecer um “desempenho livre de preocupações”, esses pneus sem ar não apenas são imunes a furos e estouros, mas também prometem uma vida útil superior e menos manutenção. Eles já rodam em testes rigorosos, provando seu valor para os veículos elétricos e autônomos que definirão as próximas décadas.

Como funciona a tecnologia dos pneus sem ar?

O segredo dos pneus sem ar da Goodyear está na tecnologia DuraWeb™. Em vez de uma câmara cheia de ar, ela utiliza uma estrutura de conexão feita de termoplástico resistente. Essa rede de raios flexíveis é o que suporta o peso do veículo, absorve os impactos e substitui a necessidade de ar pressurizado.

A engenharia por trás do design permite que a parte superior da estrutura fique em tensão enquanto a área de contato com o solo está sob compressão. Isso cria um equilíbrio perfeito entre a rigidez para suportar cargas pesadas e a flexibilidade para garantir uma condução suave. A estrutura é complementada por materiais avançados, incluindo compostos sustentáveis como óleo de soja e sílica derivada de cinzas de casca de arroz.

As vantagens em durabilidade e segurança

A principal vantagem é óbvia: a imunidade total a furos. Sem ar para escapar, não há risco de estouros súbitos, o que representa um salto gigantesco em segurança para o motorista e os passageiros. Isso também significa o fim das paradas inesperadas e da necessidade de carregar um estepe.

Além disso, os pneus sem ar eliminam a rotina de verificação de pressão. Para frotas comerciais, isso significa menos tempo de veículo parado e maior eficiência operacional. A Goodyear projeta esses pneus para terem uma durabilidade e vida útil potencialmente maior que as dos modelos convencionais. Menos trocas resultam em menos resíduos em aterros, tornando a tecnologia uma aliada do meio ambiente.

Os testes com carros elétricos e robôs

Para provar que a tecnologia funciona, a Goodyear está submetendo seus NPTs a testes extremos. Protótipos foram instalados em um Tesla Model 3, um carro elétrico conhecido por seu peso e torque. Nesses testes, os pneus rodaram por 75.000 milhas (mais de 120.000 km) a velocidades de até 100 mph (cerca de 160 km/h) em diversas condições climáticas.

A tecnologia também foi validada em aplicações comerciais. Robôs de entrega autônomos da Starship Technologies foram equipados com os NPTs da Goodyear para estender a vida útil dos pneus e reduzir drasticamente a manutenção. O sucesso nesses testes valida o potencial dos pneus sem ar para as frotas do futuro.

Desafios e o futuro da tecnologia dos pneus sem ar

Apesar dos avanços, alguns desafios precisam ser superados antes da adoção em massa. Um deles é o conforto, já que a estrutura sólida pode transmitir mais vibrações e ruído para a cabine do que um pneu com ar. O custo de produção inicial também tende a ser mais elevado.

A transição para os carros de passeio será gradual. A Goodyear já comercializa a tecnologia para nichos específicos, como cortadores de grama. A expectativa é que os próximos passos envolvam frotas de veículos autônomos e comerciais. Para o consumidor final, a chegada dos pneus sem ar ainda está “a vários anos de distância”, aguardando aprovações regulatórias e o amadurecimento da produção. O futuro da condução está sendo reescrito, e ele promete ser livre de furos.

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Laercio Francisco
Laercio Francisco
13/06/2025 21:02

Quero testar, estou precisando de 04 pneus com essas referências (185/70/14)

Ismael Rezende de Souza
Ismael Rezende de Souza
13/06/2025 18:52

Já faz uns 10 anos que ouço falar que este tipo de pneu está sendo testado!!!!

Vitor
Vitor
13/06/2025 08:40

Acho que a foto está errada, pessoal! Este pneu é Michelin.

Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

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