Venha descobrir neste post sobre os principais impactos da indústria 4.0 no ramo da construção civil
A tecnologia está contribuindo cada vez mais e se tornando essencial para as pessoas – e principalmente para as empresas. Fato disso, é que desde 1780, já experimentamos 3 revoluções industriais. E agora, com o surgimento da indústria 4.0, já estamos nos direcionando para a quarta revolução da tecnologia.
Mais sobre construção civil no CPG
- Biopark oferece vagas de emprego na construção civil para pedreiros, carpinteiro, armador e muito mais no Paraná
- Vagas abertas por prestadora de serviços em redes de energia elétrica para eletricistas, encarregados, técnicos, engenheiros, estagiários e médicos em diversos estados do Brasil
- Construção civil e demais atividades foram autorizadas e já podem retornar em Macaé
Ainda mais com o mercado cada vez mais competitivo, a tecnologia chegou para que as empresas inovarem seus processos e implantassem novas soluções. E no ramo de construção civil não é diferente.
A tecnologia já proporcionou muitos benefícios ao setor, desde a otimização de diversos tipos de energia (como a energia eólica e a energia biodiesel) até a simplificação dos processos nos canteiros de obra.
- Túnel subaquático no Brasil ligará 11 municípios! Obra com 29 metros de profundidade custará R$ 1 bilhões e gerará 11 MIL empregos
- Como pontes sobre a água são construídas? A ENGENHARIA por trás dessas estruturas incríveis
- Barragem de US$ 5 bilhões no Rio Nilo pode causar guerra na África? Egito enfrenta risco de falta d’água enquanto Sudão pode sofrer inundações
- Maior motor do mundo é do tamanho um prédio de três andares e 108.920 cavalos de potência — Potência equivalente a 1200 carros populares
Mas, afinal, quais são os impactos da indústria 4.0 em relação às obras e ao mercado da construção civil? Como o setor pode aproveitar essa evolução tecnológica da melhor maneira?
Pensando em responder essas perguntas, nós elaboramos este post para te mostrar qual é a ligação entre a indústria 4.0 e a Construção Civil.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Automatização
O mercado de construção civil ainda está dando os primeiros passos para a interação entre robôs e homem.
Ainda não é possível substituir equipes inteiras por máquinas construtivos. Porém, novos métodos estão fazendo com que as obras se tornem mais eficientes e produtivas.
Um exemplo de tecnologia de automação é a alvenaria estrutural, Wood Frame, paredes de concreto, Steel Frame, entre outros.
Com essas tecnologias, uma empresa de hidrojateamento de alta pressão consegue garantir um melhor direcionamento para fazer as suas decisões, além de obter um melhor controle dos processos.
Aumento da produtividade
Outro impacto positivo com a entrada da indústria 4.0 no ramo de construção civil é o aumento da produtividade
Isso, pois, com a automatização, uma empresa consegue ter mais disponibilidade para controlar as atividades, seja ao delegar tarefas, monitorar as construções, comprar recursos de fornecedores (como catalisador para tinta), entre outros, promovendo assim mais resultados para o negócio.
Implementação de novos sistemas
A indústria 4.0 certamente vai revolucionar muitas tecnologias já existentes nas empresas de construção civil. Veja abaixo alguns exemplos de tecnologias:
- Software BIM: é um sistema utilizado para visualizar todos os passos de uma construção 3D, como um novo projeto de reservatório de fibra de vidro, entre outros.
- Sistema de gerenciamento de obras: também conhecido como ERP para gestão de obras, ele gerencia e armazena informações relevantes, reduzindo as chances de erros.
- Soluções de impressão 3D: as impressoras 3D também não ficaram de fora da construção civil. Ela inova na criação de peças e componentes de forma otimizada.
- Dispositivos têxteis: essa tecnologia diz respeito a sensores que podem ser aplicados aos uniformes dos profissionais, com o intuito de promover mais segurança.
Agora que você já sabe quais são os principais impactos da indústria 4.0 no ramo da construção civil, o que acha de se adaptar para todas essas mudanças? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.