Novo SUV híbrido oferece consumo de combustível excepcional de 21,7 km/l, deixando Corolla Cross e Renegade para trás
O mais recente SUV da Renault, o Symbioz, chega para fortalecer a presença da fabricante francesa no competitivo segmento de SUVs, onde a Renault já possui modelos estabelecidos. Com planos de lançar um novo SUV no Brasil, superior ao Duster, o Symbioz pode dar pistas do que esperar no mercado nacional.
Design e estética do SUV Symbioz
Do ponto de vista do design, o Symbioz apresenta várias características que podem fazer lembrar o Renault Captur europeu atualizado, especialmente na parte frontal. A configuração da grade e dos faróis de LED são praticamente as mesmas, e as luzes dianteiras também remetem ao Captur. Uma distinção do Symbioz pode ser notada na linha do teto na parte traseira, que oferece um toque de estilo de cupê, embora sutil.
Dimensões e espaço interno
Em termos de tamanho, o Symbioz se destaca das outras opções da Renault no segmento. Medindo 4,41 m de comprimento, este SUV faz parte da linha E-Tech completa (híbrida), que também inclui o Arkana (4,57 m) e o Austral (4,51 m); agora, os clientes também têm opções totalmente elétricas como o Megane e o Scenic. Para comparação, o Jeep Compass mede 4,40 m de comprimento.
- Uber anuncia lista de carros proibidos a partir de 2025, incluindo HB20 e Renault Sandero. Confira quais modelos saem de circulação e o que isso significa para motoristas!
- Quer economizar combustível? Não cometa esses erros e economize dinheiro ao abastecer!
- Toyota revoluciona o mercado e anuncia que só vai vender carros híbridos no Brasil até 2028: Conheça os planos ambiciosos da marca japonesa!
- Pneus desgastando rápido? Confira dicas infalíveis para aumentar a durabilidade do pneu do seu carro
O Symbioz é ligeiramente mais longo que o novo Captur, mas a distância entre os eixos é a mesma. Isso resulta em um espaço de bagageiro ampliado para o Symbioz, que conta com 629 litros quando o banco traseiro é movido para frente (aproximadamente 16 cm), graças a um assento que desliza sobre trilhos. Normalmente, a capacidade de carga é de 492 litros. O modelo também oferece a conveniência de uma abertura elétrica para o porta-malas.
Conveniência e conectividade
Internamente, o Symbioz disponibiliza 24,7 litros de espaço em compartimentos no lado do passageiro, incluindo 7 litros apenas no porta-luvas. Destaca-se também a conectividade para dispositivos móveis, com dois conectores USB-C na frente e mais dois atrás. Nos modelos de acabamento superior, um carregador de smartphone por indução é um recurso padrão.
Inovações no teto solar e mecânica
O SUV também é equipado com o AmpliSky, um teto solar sem cortina com um sistema ativo que pode se tornar opaco em segmentos, conforme desejado pelo motorista, usando a tecnologia PDLC (Polymer Dispersed Liquid Crystal).
No aspecto mecânico, o SUV Symbioz é menos potente que outros modelos da Renault. Ele vem com uma única opção mecânica E-Tech Full Hybrid, híbrida convencional, oferecendo uma potência total de 145 cv. Esse sistema híbrido combina dois motores elétricos (um motor principal de 36 kW e um gerador de partida de alta tensão (HSG) de 18 kW) e um motor a gasolina de quatro cilindros 1.6 de 94 cv com uma bateria de 1,2 kWh. A transmissão é uma caixa de câmbio Intelligent Multimode sem embreagem, que possui quatro marchas para o motor a gasolina e duas para o acionamento elétrico principal.
Tecnologia de ponta e assistência ao motorista estão disponíveis neste SUV
Este sistema é similar ao encontrado no Clio E-Tech totalmente híbrido e no novo Captur E-Tech totalmente híbrido. O Symbioz introduz a nova função E-Save, acionável através de um botão no lado esquerdo do volante, que otimiza o consumo de combustível mantendo a carga da bateria acima de 40%. A Renault declara que o consumo médio de combustível do Symbioz é de 21,7 km/l.
No interior, o Symbioz oferece a mais recente tecnologia, incluindo o sistema multimídia openR link com Google integrado na versão Techno, baseado no Android Automotive 12. É compatível com Android Auto e Apple CarPlay, com ou sem cabo. A tela central sensível ao toque tem 10,4 polegadas, padrão em todas as versões, enquanto o painel de instrumentos digital à frente do motorista mede 10,3 polegadas.
O SUV Symbioz também vem com uma extensa gama de sistemas de assistência ao motorista (ADAS) com até 29 tecnologias diferentes. Entre os destaques estão o Active Driver Assist (assistência de nível 2) e a adaptação inteligente de velocidade, principalmente em relação ao controle de cruzeiro adaptativo ‘Stop & Go’, ao sistema de manutenção de faixa e ao sistema de reconhecimento de sinais.
O sistema de frenagem automática de emergência em marcha à ré, que funciona entre 3 e 10 km/h, também é um recurso importante. Um novo botão “My Safety Switch” no lado esquerdo do volante permite que o motorista ative ou desative suas configurações preferidas para seis funções ADAS ou de estacionamento, com o auxílio de uma câmera de visão 360°, sensores dianteiros, traseiros e laterais, alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) ou saída segura do ocupante (OSE).
Produção e Disponibilidade
O SUV Renault Symbioz será produzido na linha de montagem da marca em Valladolid, Espanha. Até agora, quatro versões foram anunciadas: Techno, Spirit Alpine e Iconic. Os preços ainda não foram divulgados, mas as entregas estão programadas para começar na Europa no segundo semestre de 2024.