1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Conheça o motor da Honda CB125F 2026, modelo que faz 66 km por litro, tem 733 km de autonomia, sistema Idling Stop, iluminação Full LED e muito mais
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 9 comentários

Conheça o motor da Honda CB125F 2026, modelo que faz 66 km por litro, tem 733 km de autonomia, sistema Idling Stop, iluminação Full LED e muito mais

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 26/06/2025 às 18:48
Atualizado em 02/07/2025 às 15:42
Descubra os avanços no motor da Honda CB125F 2026 com tecnologia Start&Stop, consumo eficiente e desempenho ideal para uso urbano.
Descubra os avanços no motor da Honda CB125F 2026 com tecnologia Start&Stop, consumo eficiente e desempenho ideal para uso urbano.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
755 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Conheça os avanços que a Honda implementou no motor da CB125F 2026, com foco em eficiência, tecnologia e baixo impacto ambiental. Detalhes técnicos revelam por que o modelo é uma referência entre as motos urbanas de baixa cilindrada.

A Honda lançou em 2025 a nova CB125F 2026 com foco em aprimoramentos técnicos no motor, voltados para eficiência energética, durabilidade mecânica e baixo custo de manutenção.

O modelo, já disponível em mercados europeus, traz um conjunto motriz monocilíndrico de 124 cm³, quatro tempos, com comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) e arrefecimento a ar.

Esse motor foi projetado com diâmetro de 50 mm, curso de 63,1 mm e taxa de compressão de 10,0:1.

Com esses parâmetros, o sistema entrega potência de até 8 kW (aproximadamente 10,9 cavalos) a 7.500 rotações por minuto e torque de 10,9 newton-metros aos 6.000 giros.

Essas configurações atendem ao uso urbano com foco em respostas rápidas e economia.

Descubra os avanços no motor da Honda CB125F 2026 com tecnologia Start&Stop, consumo eficiente e desempenho ideal para uso urbano.
Descubra os avanços no motor da Honda CB125F 2026 com tecnologia Start&Stop, consumo eficiente e desempenho ideal para uso urbano.

Injeção eletrônica eSP e consumo eficiente

O motor da Honda CB125F 2026 é alimentado por injeção eletrônica do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection), responsável por dosar o combustível de forma precisa, otimizando o consumo e a emissão de poluentes.

O conjunto também inclui a tecnologia Enhanced Smart Power (eSP), que reduz o atrito interno e contribui para a durabilidade dos componentes.

Entre os elementos incorporados pela tecnologia eSP estão o cilindro deslocado e o pistão com resfriamento por jato de óleo.

Esses recursos ajudam a manter a temperatura do motor estável e aumentam sua longevidade.

O resultado técnico é uma média de consumo estimada em 66,7 km/l, aferida pelo ciclo WMTC (Worldwide Motorcycle Test Cycle), com autonomia superior a 700 km, considerando o tanque de 11 litros.

Sistema Start&Stop e padrão Euro 5+

Um dos recursos incorporados ao propulsor da CB125F é o sistema Start&Stop, também chamado de Idling Stop.

Essa funcionalidade desliga o motor automaticamente em paradas, como em sinais de trânsito, e religia quando a embreagem é acionada.

O objetivo é reduzir o consumo de combustível e as emissões em deslocamentos urbanos.

A nova versão do modelo também está homologada de acordo com a norma ambiental Euro 5+, que estabelece limites rigorosos de emissão de gases e ruído.

Segundo dados da fabricante, o nível de emissão de CO₂ da CB125F 2026 é de aproximadamente 32 g/km, enquanto o nível de ruído medido fica entre 67 e 68 decibéis, abaixo dos limites da legislação europeia atual.

Descubra os avanços no motor da Honda CB125F 2026 com tecnologia Start&Stop, consumo eficiente e desempenho ideal para uso urbano.
Descubra os avanços no motor da Honda CB125F 2026 com tecnologia Start&Stop, consumo eficiente e desempenho ideal para uso urbano.

Transmissão e estrutura mecânica

O motor está acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas, com embreagem multidisco em banho de óleo, projetada para trocas suaves e progressivas.

A transmissão final é feita por corrente selada do tipo 428, reconhecida por exigir manutenção menos frequente e apresentar maior resistência à corrosão.

Com capacidade de óleo lubrificante de 1 litro, o cárter do motor da CB125F adota arquitetura simples, contribuindo para um custo de manutenção reduzido.

O conjunto total da motocicleta pesa 117 kg, o que também colabora com a economia de combustível e o desempenho em ambientes urbanos.

Comparativo técnico com a versão anterior

O modelo CB125F já havia passado por uma atualização em 2021, quando recebeu redução de peso, painel digital, faróis em LED e melhorias na estrutura.

A edição 2026 mantém essas características e adiciona o sistema Start&Stop, melhorias no rendimento energético e adaptações que alinham o projeto aos padrões ambientais mais exigentes.

A configuração mecânica permanece orientada para a simplicidade e confiabilidade.

O uso de arrefecimento a ar elimina a necessidade de bomba d’água, radiador e outros elementos típicos de sistemas líquidos, favorecendo a praticidade no uso cotidiano.

YouTube Video

Eficiência para mobilidade urbana

A arquitetura do motor da Honda CB125F 2026 reflete um projeto voltado para uso urbano e deslocamentos frequentes.

O foco está em eficiência de combustível, baixa emissão de poluentes e manutenção acessível.

Além disso, o conjunto conta com suspensão convencional adaptada ao solo urbano e rodas de liga leve aro 18 polegadas, que contribuem para o equilíbrio entre conforto e dirigibilidade.

De acordo com análises técnicas e dados divulgados pela fabricante, a CB125F se enquadra entre os modelos de entrada com melhor eficiência de consumo no segmento de 125 cm³.

A aplicação do Start&Stop em motos com câmbio manual representa um avanço técnico ainda incomum nesse porte de cilindrada.

Especificações técnicas principais

Especificações do motor da Honda CB125F 2026:

  • Cilindrada: 124 cm³
  • Tipo: Monocilíndrico, 4 tempos, SOHC, arrefecido a ar
  • Potência: 8 kW (10,9 cv) a 7.500 rpm
  • Torque: 10,9 Nm a 6.000 rpm
  • Alimentação: Injeção eletrônica PGM-FI
  • Consumo médio: 66,7 km/l (ciclo WMTC)
  • Emissões: 32 g/km de CO₂
  • Normativa: Euro 5+
  • Recursos: eSP, Start&Stop, transmissão de 5 marchas
  • Autonomia estimada: até 730 km por tanque

Essas características colocam o propulsor da CB125F entre os mais atualizados tecnicamente dentro da sua categoria, com foco na aplicação prática e adequação ambiental.

Com a introdução de recursos avançados como o sistema Start&Stop em um modelo de baixa cilindrada e câmbio manual, será que essa inovação representará um novo padrão de exigência para motos urbanas no Brasil?

Inscreva-se
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo Sérgio Gomes Botelho
Paulo Sérgio Gomes Botelho
02/07/2025 15:33

Esse é mais um atrativo para adiar um pouco os planos de se adquirir uma moto EV (“elétrica”). É a engenharia mecânica automotiva mostrando que “sempre é possível melhorar o produto”.

Osiel
Osiel
30/06/2025 00:25

Só será útil pras nos se vier com preço competitivo

Rubens
Rubens
29/06/2025 10:52

Melhor moto fz15 Yamaha…tenho uma 2024 não deixa nada a desejar,Honda já foi a época… qualidade caiu muito

Erik Mariano
Erik Mariano
Em resposta a  Rubens
30/06/2025 16:45

Concordo plenamente com vc! . comprei uma fan 2025,e com 4 meses de uso ,caiu parafuso da seta ,Vasamento no sensor de marcha lenta, fora a transmissão q quando eles tiraram a folga ,voltou dando tranco. Na próxima vou de Yamaha!! 😁

Edinei
Edinei
Em resposta a  Rubens
03/07/2025 20:03

Honda só tem nome a quslidade caiu eu sgora so compro suzúk vc não VR esta moto em oficina sem contar q ela é confortavel. Honda nunca mais

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x