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Conheça o motor 1.5 da BYD que atinge impressionantes 44,2 km/l e está mudando o conceito de economia nos carros híbridos no Brasil

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 09/08/2025 às 11:19
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Conheça o motor 1.5 da BYD, com ciclo Atkinson e tecnologia híbrida DM-i, que combina eficiência térmica avançada e motor elétrico para atingir 44,2 km/l.

No mundo dos veículos híbridos, o motor 1.5 DM-i da BYD se destaca por sua tecnologia inovadora e incrível eficiência energética. Este motor de ciclo Atkinson é o coração de muitos dos modelos híbridos da marca, como o Song Pro DM-i, o Song Plus DM-i e o King DM-i, todos disponíveis no Brasil. O 1.5 DM-i não é apenas um motor de combustão interna convencional, mas uma peça-chave da estratégia da BYD para transformar a indústria automotiva rumo a um futuro mais limpo e eficiente.

O Que é o Ciclo Atkinson?

O ciclo Atkinson é um tipo de ciclo termodinâmico utilizado principalmente em motores híbridos e de alta eficiência. Este ciclo se distingue do tradicional ciclo Otto, o mais utilizado na maioria dos motores a gasolina. A principal diferença entre ambos está na forma como o motor gerencia a mistura de ar e combustível durante o processo de combustão.

Em um motor de ciclo Otto, a relação de compressão é mais alta, o que melhora a potência, mas também pode aumentar as emissões e o consumo de combustível. Já o motor Atkinson sacrifica um pouco da potência para obter maior eficiência térmica, prolongando o tempo de expansão. Isso permite extrair mais energia de cada gota de combustível, resultando em melhor eficiência e menores emissões de CO₂.

Esse motor é ideal para ser utilizado em veículos híbridos, como o 1.5 DM-i, que combina a eficiência do ciclo Atkinson com a força de um ou mais motores elétricos, aproveitando o melhor de ambos os mundos: desempenho e sustentabilidade.

Detalhes Técnicos do Motor 1.5 DM-i

O motor 1.5 DM-i da BYD, em sua versão híbrida plug-in, entrega 98 CV no motor a combustão, e, quando combinado com o motor elétrico e a bateria, alcança potências totais que variam conforme o modelo: de 209 CV no King DM-i até 235 CV no Song Plus DM-i.

A integração entre o motor a combustão e o elétrico permite rodar longos trechos no modo totalmente elétrico, acionando o motor a combustão apenas quando necessário para ampliar a autonomia ou fornecer mais potência.

Eficiência e Consumo: Dados Oficiais BYD Brasil

Os números de consumo e autonomia divulgados pela BYD no Brasil representam o consumo equivalente — um cálculo que considera o uso combinado de eletricidade e combustível.
Segundo a fabricante:

  • Song Pro DM-i
    • Consumo equivalente: 40,6 km/l
    • Autonomia combinada: 1.100 km
    • Autonomia elétrica: até 71 km
  • Song Plus DM-i
    • Consumo equivalente: 38,8 km/l
    • Autonomia combinada: 1.050 km
    • Autonomia elétrica: até 105 km
  • King DM-i
    • Consumo equivalente: 44,2 km/l
    • Autonomia combinada: 1.200 km
    • Autonomia elétrica: até 55 km
    • Consumo urbano apenas no motor a combustão: 16,8 km/l

Vale lembrar que esses valores correspondem a condições ideais de uso híbrido, partindo com a bateria carregada e aproveitando ao máximo o motor elétrico. O consumo real apenas no motor a combustão será maior, dependendo do tipo de trajeto e estilo de condução.

Com autonomia combinada de 1.050 km e até 105 km no modo 100% elétrico, o BYD Song Plus DM-i alcança consumo equivalente oficial de 38,8 km/l no Brasil, unindo desempenho e eficiência energética

O Motor 1.5 DM-i é Flex?

Sim. A BYD confirmou que alguns de seus modelos vendidos no Brasil, como o Song Pro DM-i, estão sendo adaptados para funcionar como Flex, operando tanto com gasolina quanto com etanol — combustível renovável amplamente utilizado no país. Essa configuração aumenta a flexibilidade do usuário, amplia a autonomia e contribui para a redução das emissões de CO₂.

O motor híbrido 1.5 DM-i Flex mantém a mesma proposta de eficiência das versões a gasolina, mas com a vantagem de aproveitar combustíveis mais limpos e de origem renovável.

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Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

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