O maior parque eólico do Oriente Médio criou mais de 600 empregos locais durante a fase de construção e será composto por 96 turbinas da Siemens Gamesa
O maior parque eólico do Oriente Médio e o primeiro na Arábia Saudita, Dumat Al Jandal, se conectou com sucesso à rede e iniciou a produção de energia sem carbono, informou a empresa de energia renovável Masdar no último sábado. O parque de 400 megawatts (MW) está localizado na província de Al Jouf e foi desenvolvido por um consórcio liderado pela Masdar e pela EDF Renewables. O projeto é composto por 99 turbinas eólicas, das quais 94 são da Siemens Gamesa, cada uma com potência de 4,2 MW.
A construção do parque começou em setembro de 2019 e as obras de montagem das turbinas eólicas estão sendo concluídas. Uma vez concluído, Dumat Al Jandal abastece de energia limpa cerca de 70.000 casas na Arábia Saudita, evitando emitir 988.000 toneladas de CO² por ano. Confira abaixo o vídeo
O projeto contribui para a meta “Visão 2030” da Arábia Saudita, que visa reduzir as emissões de dióxido de carbono no país. O plano de reforma econômica, estabelecido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, visa diversificar a economia do país e aumentar as fontes de energia renovável do reino para cerca de 50% até 2030, de acordo com o canal Al Arabiya.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
“Estamos muito satisfeitos em iniciar a produção inicial de energia deste único projeto eólico em larga escala”, disse Olivier Marchand, diretor de projeto do consórcio por trás do parque eólico.
A capacidade líquida instalada de energia renovável de 28GW para 60GW entre 2015 e 2030.
O projeto criou mais de 600 empregos locais durante a fase de construção, garantindo 1,8 milhão de horas-homem sem um único prejuízo por tempo perdido, de acordo com os desenvolvedores.
“Este grande passo demonstra claramente nossa capacidade de fornecer soluções de energia competitivas, inovadoras e de baixo carbono e apoiar a Visão 2030 da Arábia Saudita com o objetivo de reduzir a pegada de carbono do país”, disse Olivier Bordes, executivo-chefe da EDF Renewables Middle East.
Ele acrescentou que a expansão da energia renovável na região foi consistente com a estratégia do FED de dobrar sua capacidade líquida instalada de renováveis de 28GW para 60GW entre 2015 e 2030.
O representante de Masdar na Arábia Saudita, Osama Al Othman, disse que o compromisso de sua empresa em avançar com a energia limpa em toda a região estava alinhado com o “ambicioso programa de energia” da Arábia Saudita.
A maior usina eólica do Oriente Médio será composto por 96 turbinas SG 2.6-114 da Siemens Gamesa
Em um anúncio separado, o desenvolvedor de energias renováveis Lekela confirmou que as primeiras 20 turbinas no Egito Vento de 250mW west bakr.
West Bakr é composto por 96 turbinas SG 2.6-114 da Siemens Gamesa. Localizado a 30km a noroeste de Ras Ghareb, a maior usina eólica do Oriente Médio entrou em pleno funcionamento no final de 2021. Em 2022 o Egito alcançou 20% de sua energia a partir de fontes renováveis.
Adoraria saber o que você achou da construção do maior parque eólico do Oriente Médio. Conte para nós na seção de comentários. Não se esqueça de deixar 5 estrelas e ativar as notificações do CPG para acompanhar todas as novidades sobre energia. Até a próxima!