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Conheça o incrível motor de 3 cilindros que gera mais de 600 cv, 61 kgfm e pode funcionar com etanol, metanol ou uma combinação desses combustíveis

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 14/05/2024 às 14:09
motor - motor turbo - etanol - metanol
Descubra como o Koenigsegg Gemera redefine a potência com seu motor TFG de 600 cv. Inovação e sustentabilidade em um supercarro

Descubra como o Koenigsegg Gemera redefine a potência com seu motor TFG de 600 cv. Inovação e sustentabilidade em um supercarro

Quando pensamos em supercarros, a imagem que vem à mente geralmente inclui motores V8 biturbo rugindo com uma potência estrondosa. No entanto, a Koenigsegg, uma empresa sueca conhecida por suas inovações disruptivas, decidiu quebrar todos os paradigmas com o Gemera, o primeiro “Mega-GT” do mundo. A grande surpresa? Em vez de um V8, o Gemera é equipado com um motor 2.0 de três cilindros.

Isso mesmo, um motor de três cilindros que desafia as convenções ao produzir impressionantes 600 cavalos de potência. Mas como isso é possível? Vamos mergulhar nos detalhes técnicos e na engenharia revolucionária por trás dessa façanha.

Entendendo a Tecnologia Freevalve: Coração do Motor TFG

O motor do Koenigsegg Gemera, carinhosamente apelidado de TFG (Tiny Friendly Giant), é uma obra-prima da inovação automotiva. Adotando uma tecnologia em desenvolvimento há quase 20 anos pela Koenigsegg, conhecida como Freevalve, o motor dispensa as tradicionais árvores de cames. Em vez disso, utiliza atuadores eletropneumáticos individuais para controlar cada válvula. Isso permite um controle mais preciso da abertura e fechamento das válvulas, otimizando tanto a eficiência do combustível quanto o desempenho.

Além disso, o motor é superquadrado, com diâmetro de 95 mm e curso de 93,5 mm, o que facilita alcançar altas rotações sem sacrificar a durabilidade. Produzindo potência máxima a 7.500 rpm e com um limite de rotação de 8.500 rpm, o torque de 61,1 kgfm é atingido pouco abaixo das 3.000 rpm e segue plano até 7.000 rpm. O TFG não apenas supera seus rivais em termos de potência específica, mas também redefine o que é possível em motores de tamanho compacto.

A Configuração do Turbo Duplo: Maximizando Resposta e Eficiência

O Gemera não se contenta em impressionar apenas com seu inovador sistema de válvulas. Ele também incorpora uma configuração de turbo duplo com turbos sequenciais. Um turbo menor atua nas baixas rotações, proporcionando resposta rápida e um aumento eficiente do torque. À medida que as rotações aumentam, um segundo turbo maior entra em ação, garantindo que o motor entregue potência consistente nas faixas médias e altas de rotação. Este arranjo não apenas melhora a resposta do motor, mas também permite o uso de turbocompressores maiores, sem os tradicionais compromissos.

O carro que possui este incrível motor é o Koenigsegg Gemera, que, junto com outros três motores elétricos, produz um total de 1700 cv. Fonte: Koenigsegg

Design Inovador e Sustentabilidade: O Futuro dos Supercarros

Outra característica notável do motor TFG é sua capacidade de operar com diferentes ciclos de combustão, como os ciclos Otto e Miller, além de experimentar com um ciclo de dois tempos. Esta flexibilidade é complementada pela capacidade do motor de operar com etanol, metanol ou uma combinação desses combustíveis, alinhando-se com a filosofia de sustentabilidade da Koenigsegg. Utilizando biocombustíveis, o Gemera não apenas mantém as emissões baixas, mas também tira proveito das propriedades de alta octanagem desses combustíveis para maximizar a performance.

A colaboração da Koenigsegg com a SparkCognition também está preparando o terreno para futuras inovações, desenvolvendo software de inteligência artificial que pode otimizar ainda mais a performance do motor com base em dados em tempo real. Isso não apenas eleva o padrão em termos de personalização do desempenho, mas também destaca o compromisso da Koenigsegg com a vanguarda da tecnologia automotiva.

O Koenigsegg Gemera e o Futuro da Tecnologia Automotiva

O Koenigsegg Gemera não é apenas um carro; é um manifesto de engenharia, um desafio às normas estabelecidas e uma visão do futuro dos supercarros. Com seu motor TFG, a Koenigsegg não apenas estabeleceu novos padrões de potência e eficiência, mas também demonstrou que o caminho para a inovação automotiva não precisa seguir as rotas tradicionais. À medida que o mundo automotivo continua a evoluir, o Gemera serve como um lembrete poderoso de que os limites estão lá para serem ultrapassados.

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Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

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