Empresa desenvolve novo motor elétrico de 40 kg e surpreende o setor automotivo. Novo motor HPM-400 entrega mais de 500 cavalos e poderá chegar ao mercado em breve.
Embora os motores elétricos ainda enfrentem certa resistência no mercado, é inegável a sua capacidade de fornecer alta potência em um formato leve e compacto. Essa característica distingue-os significativamente dos motores a combustão interna, que geralmente precisam de maior capacidade e mais cilindros, ou do uso de um turbo ou supercharger, para alcançar mais potência. Nesse contexto, surge o motor HPM-400, um novo motor elétrico de apenas 40 kg, mas com uma potência excepcionalmente alta, marcando um potencial avanço na indústria.
Motor HPM-400 entrega 544 cavalos de potência
Com os motores a combustão, o mesmo é dizer que ampliar o rendimento do motor significa, na grande parte dos casos, aumentar o peso do volume do conjunto. Algo que os motores elétricos vieram contrariar, acabando por democratizar, quase por completo, a potência nos automóveis.
Há grandes exemplos disso, como é o caso do Kia EV6 GT com 585 cavalos de potência, o menor, MG4 XPower com 435 cavalos ou até mesmo o Tesla Model S Plaid com 1020 cavalos. E isto nos leva a questionar onde chegará o limite de um motor elétrico.
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
Chamado de HPM-400 e criado pelos britânicos da Equipmake, este pequeno motor elétrico de 40 kg é a verdadeira prova do potencial dos motores elétricos, uma vez que, com uma estrutura que pesa apenas 40 kg, sendo 30 kg do motor e 10 kg do inversor de carboneto de silício, tem capacidade para entregar um máximo de 400 kW, o equivalente a 544 cavalos de potência e 250 Nm, ao mesmo tempo em que gira até às 20 mil rpm.
Motor elétrico de 40 kg foi desenvolvido para ser usado em foguetes
Com uma densidade de potência extraordinária, o motor HPM-400 é reconhecido como o mais potente do mundo, conforme anunciado pela empresa Equipmake, sediada em Norfolk, Reino Unido.
Este motor, que pesa apenas 40 kg, foi apresentado na conferência “Future Propulsion”, realizada no ano passado no Reino Unido. Originalmente projetado para atuar como uma bomba de combustível de foguete, o motor foi desenvolvido para resistir a condições extremas, incluindo acelerações intensas, conforme explica Ian Foley, diretor executivo da Equipmake.
Criado inicialmente para o programa do foguete Eris, da Gilmour Space Technologies da Austrália, o HPM-400 foi concebido para operar tanto sob pressão atmosférica quanto no vácuo, sem limitações de ambiente. A Equipmake destaca que o motor foi desenhado para aplicações de alto desempenho, não apenas no espaço, mas também nos setores aeroespacial e marítimo.
Novo motor elétrico de 40 kg pode chegar aos carros elétricos?
Com todo este potencial, não se pode deixar de imaginar esta tecnologia aplicada aos automóveis. Isso não parece, de todo, um exercício assim tão distante, visto que a empresa tem em seu catálogo motores elétricos para automóveis, caminhões e autocarros.
A somar a isso, o diretor executivo da empresa, Ian Foley, possui uma carreira ligada ao setor automotivo e à competição. Foley foi diretor de pesquisa e desenvolvimento da Lotus na Fórmula 1 entre 1991 e 1994 e passou sete anos na liderança da Williams Hybrid Power.
É importante mencionar que o motor elétrico é um componente fundamental que tem sido o destaque da indústria de carros elétricos. Ele desempenha um papel essencial na transformação de energia elétrica em movimento das rodas. Há vários tipos de motores usados em veículos elétricos, como os motores de indução com ímãs permanentes e os motores de relutância chaveada, cada um com suas vantagens e desvantagens em termos de eficiência, custo, peso, tamanho e desempenho.