Geely lidera vendas na China com elétrico Xingyuan e mira o Brasil com apoio da Renault; SUV Xingyue L também supera Tesla e BYD
A Geely garantiu a liderança entre os carros de passeio mais vendidos na China em abril de 2025. O destaque foi o Geome Xingyuan, um hatch elétrico que somou 36.119 unidades vendidas no mês.
O modelo superou concorrentes de peso como o BYD Dolphin Mini e o Wuling Hongguang Mini EV. No acumulado do ano, o Xingyuan já alcança 125.334 unidades, consolidando sua força no segmento de elétricos de entrada.
Parceria com Renault pode trazer modelo ao Brasil
O resultado fortalece a posição da Geely em um mercado altamente competitivo. Além do bom desempenho local, a marca considera expandir a presença do Geome Xingyuan para o Brasil.
-
Onix 2026 baixa preço com IPI zero, reforça a correia banhada a óleo e melhora consumo que agora chega a 17,7 km/l na estrada
-
Com lista de espera de 90 dias VW Tera 2026 é o momento! Demanda tão grande que impulsionou a venda de outros modelos Volkswagen. Saiba mais sobre
-
SUV 0 km por R$ 100 mil: montadora chinesa chega com preço agressivo no mercado global de carros elétricos e dispara 200% na bolsa
-
Melhor hatch automático para comprar em 2025; Confira 5 opções de até R$ 95 mil que oferecem um bom custo-benefício, desempenho, espaço interno e conforto
A estratégia pode ser favorecida pela parceria firmada com a Renault, voltada ao desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos no país. Essa aliança pode facilitar a adaptação do modelo ao mercado brasileiro.
SUV Xingyue L supera Tesla e BYD
Outro modelo da Geely também teve destaque no ranking. O SUV Xingyue L foi o utilitário esportivo mais vendido em abril, com 23.658 unidades.
Ele ultrapassou nomes já consolidados como o BYD Song Plus e o Tesla Model Y, que vinham se revezando na liderança de vendas em meses anteriores. No acumulado do ano, o Xingyue L já chegou a 103.541 unidades.
Crescimento do mercado chinês de veículos
O mercado automotivo chinês fechou abril com 1,755 milhão de unidades comercializadas. Do total, 821 mil foram hatches ou sedãs, 847 mil SUVs e 86 mil minivans (MPVs). A tendência de crescimento dos carros elétricos e eletrificados segue firme, com destaque para modelos populares e marcas locais.
MPVs vendem menos, mas BYD lidera com Denza D9
No segmento de MPVs, a liderança ficou com a Denza D9, que pertence ao grupo BYD. O modelo alcançou 9.045 unidades no mês, superando a Toyota Sienna e a Voyah Dreamer.
Apesar disso, os volumes de vendas desse tipo de veículo ainda são bem menores em comparação com os hatches e SUVs.
Indústria local mostra força frente a rivais globais
Os números reforçam o avanço das fabricantes chinesas, que ganham espaço em categorias dominadas por empresas globais. A presença da Geely nas três principais categorias — hatches, SUVs e MPVs — mostra a amplitude da sua estratégia.
O desempenho frente a concorrentes como BYD, Tesla e Toyota aponta para uma nova fase de disputa no setor automotivo mundial.
Geely pode reforçar mercado brasileiro com elétricos acessíveis
A possível chegada do Geome Xingyuan ao Brasil, somada à aliança com a Renault, pode abrir caminho para mais opções de carros elétricos acessíveis no país. O avanço da Geely é mais um sinal de que o mercado de elétricos está se tornando cada vez mais competitivo e diversificado.
Com informações de Inside EVS.