Tragédia começou com um incêndio mal planejado e transformou a cidade em um lugar fantasma inspiração direta para o universo de Silent Hill
Em maio de 1962, às vésperas do feriado do Memorial Day, funcionários de uma pequena cidade de Centralia, na Pensilvânia, tomaram uma decisão que parecia inofensiva: queimar o lixo de um aterro a céu aberto para limpar a área. O que eles não sabiam é que a área que eles colocariam fogo estava em cima de uma mina de carvão desativada e mal isolada.
Com a queimada, o fogo se alastrou rapidamente ao redor dos túneis subterrâneos interligados, alimentado pelo carvão mineral ainda presente no subsolo. E, desde então, nunca mais parou, há 60 anos!
Tentativas falharam e o fogo virou permanente
Com o tempo, gente de tudo quanto é área tentou dar um fim no fogo que consome o subsolo de Centralia. Engenheiros, equipes técnicas e até representantes do governo se mobilizaram, usando de tudo um pouco: jogaram água, cobriram com argila, usaram escavadeiras, tentaram até selar os túneis com materiais especiais. Nada funcionou. O governo americano chegou a gastar cerca de 40 milhões de dólares nessas tentativas, mas, no fim das contas, o fogo seguiu firme, como se ignorasse qualquer esforço humano para contê-lo.
-
Rússia invade espaço aéreo da Polônia com mais de 10 drones na madrugada de 10 de setembro e força OTAN a invocar Artigo 4 pela 7ª vez desde 1949
-
Não espere o imprevisto: autônomos e MEIs precisam agir de forma proativa para garantir a segurança financeira que a carteira assinada oferece
-
A reunião em Xangai não foi só desfile: energia e dissuasão nuclear andaram juntas, gasoduto Rússia–China ‘assinado’ e míssil intercontinental exibido como recado direto aos Estados Unidos
-
O grito de Ano Bom chega a Brasília: ilha africana pede socorro ao Brasil contra violações de direitos humanos
A temperatura do solo em algumas partes chega a mais de 500ºC! Além disso, a geologia da cidade dificultou ainda mais as chances de apagar o incêndio.
A cidade foi abandonada quase por completo
Com o passar dos anos, a situação se agravou a ponto de o governo dos Estados Unidos iniciar um programa de realocação. A maioria dos moradores aceitou indenizações e deixou a cidade. Dos mais de 1.200 habitantes, restaram apenas cinco, que continuam vivendo por lá com autorização especial.
As casas foram demolidas, as ruas ficaram cobertas de mato, e o que restou lembra um cenário de filme pós-apocalíptico: calçadas que não levam a lugar nenhum, fumaça saindo do chão e placas alertando sobre o perigo invisível.
Da tragédia à cultura pop: a inspiração para Silent Hill
A atmosfera misteriosa e os registros reais da cidade serviram de base para o universo do jogo e filme Silent Hill. Embora adaptada com elementos fictícios, a essência sombria e opressiva de Centralia está presente na obra: um lugar deserto, coberto por névoa e escondendo perigos que surgem do subsolo.
Especialistas afirmam que o incêndio pode continuar por mais cem, duzentos anos ou até mais. Enquanto isso, Centralia permanece como um lembrete assustador de como um erro aparentemente simples pode se transformar em uma tragédia de proporções inimagináveis.