1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Conheça as novas diretrizes da Uber: o uso do ar-condicionado é recomendado para garantir o conforto dos passageiros, e a não conformidade pode impactar as avaliações dos motoristas
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 4 comentários

Conheça as novas diretrizes da Uber: o uso do ar-condicionado é recomendado para garantir o conforto dos passageiros, e a não conformidade pode impactar as avaliações dos motoristas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/01/2025 às 20:55
uber - regras - ar-condicionado
foto/reprodução: Divulgação
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Entenda as novas recomendações da Uber sobre o uso do ar-condicionado para garantir conforto e bem-estar durante suas viagens

Nos últimos dias, as intensas ondas de calor têm levado muitas pessoas a optarem por viagens particulares com a Uber, em busca de mais conforto e um ambiente fresco, em vez de utilizarem o transporte público.

Uma dúvida comum que surge é: o motorista é obrigado a ligar o ar-condicionado?

O dilema do ar-condicionado: conforto versus consumo

Há vários relatos na internet de passageiros enfrentando problemas ao solicitar que motoristas por aplicativo liguem o ar-condicionado.

A busca por mais conforto é uma das principais razões para escolher este serviço. No entanto, o uso do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível do veículo em cerca de 10%, o que leva muitos motoristas a evitarem seu uso para economizar.

Em 2023, uma história ganhou notoriedade nas redes sociais: uma passageira relatou que um motorista da Uber cobrava R$ 0,50 por km rodado com o uso do ar-condicionado, uma taxa não oficial pela plataforma, exigindo pagamento extra do cliente.

Posição oficial da Uber sobre o uso do ar-condicionado

Diante da repercussão, a Uber esclareceu sua posição. Em seu site oficial, a empresa destaca dois pontos cruciais:

  • Pagamentos extras não são recomendados: Nenhum passageiro deve pagar valores adicionais aos motoristas além do que é cobrado pela plataforma, pois isso viola o código da empresa, podendo resultar na suspensão do motorista.
  • Ar-condicionado não é obrigatório, mas é recomendado: A utilização do ar-condicionado depende da categoria do veículo. Embora não seja obrigatório, a Uber recomenda seu uso para assegurar o bem-estar tanto de motoristas quanto de passageiros, especialmente em altas temperaturas.

Repercussões para motoristas e passageiros

A Uber também enfatiza que todos os veículos, independentemente da categoria, devem ter o ar-condicionado em bom funcionamento.

Negar seu uso pode resultar no cancelamento da viagem, baixa avaliação do motorista, e até mesmo em denúncias do passageiro, o que pode afetar o acesso do motorista a categorias superiores como Uber Black ou VIP.

Impactos das novas regras no conforto dos passageiros e nas operações dos motoristas

Com essas diretrizes, a Uber busca garantir um serviço de qualidade, equilibrando o conforto dos passageiros e a eficiência dos motoristas, promovendo assim um ambiente de viagem mais agradável e seguro para todos.

FONTE:FDR

Inscreva-se
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Claudio
Claudio
30/01/2025 17:36

Andar com ar hoje em dia e pagar para trabalhar, as tarifas que a Uber está oferecendo são extorsivas, quase esmolas, as vezes não sobra nem 10% do valor para o motorista, imagina se ligar o ar, e pagar para trabalhar, ou a Uber revê suas tarifas ou o ar vai ficar desligado. E os passageiros que exigem ar condicionado peguem as categorias mais caras da Uber, daí eles não querem, querem tudo pagando nada, algo está muito errado.

Marcos
Marcos
30/01/2025 14:06

O motorista sofre pra colocar combustível com valores cada vez mais baixos quem dirá pra fazer a manutenção do veículo, conforto todos querem, mas ninguém que pagar, o consumidor nada tem haver e a empresa só se presta em dizer o que tem que fazer aí vai aparecer uns que dirá não tá contente arrumei outro ok ,mas e se o tipo de transporte acabar será que vão aderir ao táxi que cobra o dobro, eu duvido

Motorista
Motorista
30/01/2025 11:45

Quem dera se os carros gastassem apenas 10% a mais de combustível, a maioria dos carros são 1.0 3 cilindros 3 e são muito fracos, o meu carro gasta 30% a mais de combustível com o ar ligado, se vier lotado com 4 passageiros o negócio piora, e sim eu tenho os cálculos, abasteço 16 litros de combustível ( 100 reais ) todos os dias, consigo rodar sem o ar-condicionado 230km, no dia que tá muito, muito quente, eu ligo o ar, e consigo rodar apenas 160km com os mesmos 8 litros ( 100 reais )… Vc pegar e fazer uma pesquisa dessa de consumo em um Corolla, um Civic, um Tcross, eh claro que vai dar um gasto de apenas 10% de combustível, pois são motores fortes, que aguentam um compressor ligado, agora faz a pesquisa em um kwid, um gol, um Palio, um Mobi, um Argos 1.0 um Ford Ka…

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x