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Conheça as impressionantes capacidades dos 11 helicópteros Black Hawk UH-60L comprados pelo Brasil por US$ 229 milhões — aeronaves de alta potência e tecnologia que também simbolizam uma reaproximação diplomática com os Estados Unidos de Donald Trump

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/10/2025 às 17:53
Brasil compra 11 Black Hawk por US$ 229 milhões em gesto que reforça a FAB e sinaliza reaproximação diplomática com os EUA de Trump
Brasil compra 11 Black Hawk por US$ 229 milhões em gesto que reforça a FAB e sinaliza reaproximação diplomática com os EUA de Trump
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Os novos helicópteros Black Hawk UH-60L adquiridos pela Força Aérea Brasileira unem força e tecnologia de ponta em um acordo de US$ 229 milhões que também simboliza a retomada de laços diplomáticos entre Brasília e Washington.

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a intenção de adquirir 11 helicópteros militares do Black Hawk, , modelo UH-60L, do governo dos Estados Unidos. O anúncio ocorre uma semana antes de um possível encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente americano Donald Trump.

Negociação direta e sem licitação

A FAB publicou, no Diário Oficial da União (DOU), um aviso de inexigibilidade de licitação para a compra das aeronaves, um mecanismo utilizado quando não há possibilidade de competição comercial para o objeto final. O

valor estimado da operação é de US$ 229 milhões — cerca de R$ 1,2 bilhão na cotação atual — e será realizada por meio do programa Blackhawk Exchange Sales Team (BEST), mantido pelo Exército dos Estados Unidos.

Esse programa permite que o Exército americano venda equipamentos militares usados e utilize os recursos obtidos para financiar novas aquisições.

As negociações são restritas a países considerados “parceiros estratégicos” e costumam ocorrer por valores inferiores aos praticados no mercado internacional.

Equipamentos e tecnologia embarcada

O governo brasileiro também avançou na compra de 24 radares do modelo BRIFD G5000H, utilizados nas aeronaves Black Hawk.

Esses sistemas são responsáveis pelo mapeamento e detecção de alvos em missões de combate e resgate, ampliando a capacidade operacional das aeronaves em condições adversas.

O pacote inclui ainda a aplicação da solução integrada BrIFD G5000H, que dará a cada helicóptero um painel digital com quatro telas widescreen de 12 polegadas e alta resolução, além de dois controladores touch screen que funcionarão como interface entre os pilotos e o cockpit integrado.

Reforço estratégico e sinal diplomático

Segundo militares e diplomatas ouvidos pela CNN, o avanço nas tratativas representa um sinal de alívio nas tensões diplomáticas entre Brasília e Washington.

A venda desse tipo de equipamento ocorre apenas para governos considerados parceiros confiáveis dos Estados Unidos, e havia receio de que o Brasil fosse excluído do programa por divergências políticas recentes.

A compra é conduzida pelo Ministério da Defesa, por meio do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, subordinado ao Comando da Aeronáutica.

As 11 novas aeronaves se somarão aos 13 Black Hawks UH-60L já em operação na FAB. Em maio de 2024, a Força Aérea gastou R$ 282,8 milhões em suporte logístico e fornecimento de materiais para essa frota.

Nas Forças Armadas, os helicópteros Black Hawk são utilizados em missões de transporte, busca e salvamento em áreas isoladas. O Exército também opera quatro unidades desde 1997. A expectativa é que Lula e Trump se encontrem presencialmente na próxima semana, durante uma cúpula de países asiáticos, na Malásia.

UH-60L Black Hawk

O UH-60L Black Hawk representa uma das versões mais emblemáticas e atualizadas da família de helicópteros utilitários médios fabricados pela norte-americana Sikorsky Aircraft Corporation. Utilizado por dezenas de países, incluindo o Brasil, o modelo combina potência, confiabilidade e versatilidade em missões de transporte, busca e salvamento, combate e evacuação médica.

O projeto original do Black Hawk remonta à década de 1970, quando o Exército dos Estados Unidos lançou o programa UTTAS (Utility Tactical Transport Aircraft System) para substituir o antigo UH-1 Huey.

A primeira versão, o UH-60A, entrou em operação no final daquela década, marcando uma nova era para a aviação militar. A partir de 1989, surgiu o UH-60L — uma evolução significativa que incorporou motores mais potentes e sistemas aprimorados.

A principal diferença entre o UH-60A e o UH-60L está nas turbinas GE T700-GE-701C, que proporcionam maior empuxo e confiabilidade.

O modelo também recebeu uma transmissão reforçada, capaz de lidar com o aumento de potência e peso, além de melhorias em controle de voo e sistemas elétricos. Essas atualizações tornaram o L mais apto a operar em condições adversas e em altitudes elevadas, mantendo alto desempenho mesmo em ambientes quentes e úmidos.

O UH-60L pode transportar até 11 soldados equipados, além de três tripulantes — piloto, copiloto e chefe de tripulação. Ele alcança velocidade média de cruzeiro de aproximadamente 280 km/h e suporta cargas externas de até 4.100 kg.

Com 15,2 m de comprimento e um rotor principal de 16,3 m, o helicóptero é reconhecido por sua estabilidade e resistência em missões táticas.

No Brasil, o modelo faz parte das frotas do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB). O Exército recebeu as primeiras unidades em 1997, enquanto a FAB incorporou helicópteros UH-60L configurados para operações especiais e missões de busca e salvamento (SAR) a partir de 2008, ampliando sua capacidade de resposta em situações de emergência.

Mesmo após décadas de operação, o UH-60L mantém status de aeronave estratégica, símbolo de durabilidade e eficiência. Sua estrutura robusta, aliada à capacidade de adaptação, continua garantindo presença ativa em missões militares e humanitárias em várias partes do mundo.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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