1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Conheça a origem das siglas CB, CBR e CR da Honda
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Conheça a origem das siglas CB, CBR e CR da Honda

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 24/09/2025 às 23:12
Descubra a origem das siglas CB, CBR e CR da Honda, seus significados incertos e como marcaram motos esportivas, urbanas e off-road.
Descubra a origem das siglas CB, CBR e CR da Honda, seus significados incertos e como marcaram motos esportivas, urbanas e off-road.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

As siglas CB, CBR e CR nasceram em diferentes décadas, carregam significados misteriosos e até hoje geram debates entre fãs e especialistas Honda.

Entre todas as siglas criadas pela Honda, nenhuma alcançou a fama da “CB”.

A primeira moto com essa denominação apareceu em 1959, a CB92 Supersport, versão esportiva da C92 de 125cc.

O motivo do “B” ainda gera discussões. Uma das hipóteses aponta para a participação da moto na categoria “Clubman”, em corridas no Monte Asama, no Japão.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.

Outras interpretações falam em “City Bike”, “Citizen Bike”, “Customer Bike” ou até mesmo “Chokusetsu Baiku”, que em japonês pode ser traduzido como “moto pessoal”.

Na prática, a Honda nunca oficializou o significado. Nos anos 1950 e 1960, a marca usava tanto nomes (como Benly e Dream) quanto letras isoladas (A, D, E, F, J e C) para batizar seus modelos.

Assim como houve as CB, existiram também CA, CD, CL, CS e CT.

O surgimento da CBR e o reforço esportivo

A sigla CBR chegou apenas nos anos 1980. O “R” de “Racing” ou “Racer” diferenciava esses modelos como mais esportivos que as CB. Depois da numeração referente à cilindrada, surgiram outras letras.

O “F” significava “Fairing” (carenagem), e não “Four”, como muitos acreditam. Já a repetição do “R” seguia uma lógica direta: quanto mais erres, mais esportiva a moto.

As versões variaram entre 400, 600, 900 e outras cilindradas, mas todas carregavam o mesmo DNA esportivo que consolidou a CBR no imaginário dos fãs da marca.

As off-road da Honda e a sigla CR

No início dos anos 1970, a Honda lançou a linha off-road identificada como CR. O significado também é motivo de debate. Alguns defendem que vem de “Competition Racer” ou “Competition Ready”, indicando preparo para competições. Outros acreditam que a origem está na palavra inglesa “cross”, usada no sentido de atravessar terrenos.

Essa tradição evoluiu para as CRF, onde o “F” indicaria “four”, em referência ao ciclo de quatro tempos do motor. Porém, há também quem interprete como “Fun”, remetendo ao prazer de pilotar.

No fim das contas, o universo das siglas Honda mistura tradição e mistério. CB, CBR, CR ou CRF, cada uma delas reflete uma fase distinta da evolução da marca, sempre acompanhada de debates sobre seus significados.

Mas, para os apaixonados, o detalhe menos importante é a explicação oficial. O que realmente importa é a história que cada uma dessas siglas carrega sobre duas rodas.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo para Android
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x