1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Conheça a nova telha adaptativa que pode substituir o ar-condicionado sem consumir energia!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Conheça a nova telha adaptativa que pode substituir o ar-condicionado sem consumir energia!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/01/2024 às 12:15
Conheça esta nova telha adaptativa que corta custos de ar-condicionado sem consumir energia!
Foto: Protótipos e esquema da instalação de teste – Charles Xiao et al

Pesquisadores dos EUA desenvolveram uma nova telha que elimina a necessidade de ar-condicionado. Sendo até 3,1x mais eficiente, prometendo economizar energia em qualquer temperatura.

Aproximadamente metade da eletricidade consumida em grandes prédios é destinada ao ar-condicionado no verão e ao aquecimento no inverno, um número que provavelmente aumentará com o crescimento da urbanização e a elevação das temperaturas globais. Em resposta a isso, várias iniciativas têm sido desenvolvidas para economizar energia, incluindo o uso de cerâmicas de refrigeração, tintas térmicas, e técnicas de resfriamento radiativo passivo. Essas abordagens buscam dissipar o calor diretamente para o frio do espaço. Recentemente, cientistas deram um passo adiante nesse campo com o desenvolvimento de uma nova telha adaptativa que funciona como um ar-condicionado, mas sem o consumo de eletricidade.

Protótipo da nova telha conta com 10 cm³

Charles Xiao e outros cientistas da Universidade da Califórnia de Santa Bárbara, nos EUA, desenvolveram agora uma telha adaptativa que, quanto implantada nas residências, pode economizar energia e reduzir as contas de aquecimento no inverno e de resfriamento no verão sem necessitar de equipamentos eletrônicos.

Como o modelo é modular, o material também pode ser utilizado como um ladrilho para o revestimento de paredes. Segundo Xiao, a nova telha que funciona como ar-condicionado alterna entre um estado de aquecimento e um de resfriamento a depender da temperatura do ladrilho. A temperatura alvo é de aproximadamente 18 °C.

Protótipos e esquema da instalação de teste.
Imagem: Charles Xiao et al

A temperatura em específico foi escolhida com base nas condições climáticas do Hemisfério Norte, entretanto pode ser alterada para a temperatura média de outras regiões. Os protótipos da nova telha, que elimina o uso de ar-condicionado, são pequenos, com aproximadamente dez centímetros quadrados, atuando como um dispositivo termorregulador passivo, uma superfície móvel que pode alterar suas propriedades térmicas em resposta a uma faixa de temperaturas.

Os testes demonstraram que podem economizar energia para resfriamento em 3,1 vezes e na energia para aquecimento em 2,6 vezes se comparado com dispositivos sem comutação cobertos com revestimentos reflexivos ou absorventes convencionais.

Saiba como funciona a nova telha desenvolvida para economizar energia

O coração do ladrilho termorregulador é um motor de cera, um atuador linear que converte energia térmica em energia mecânica, explorando o comportamento de mudança de fase das ceras. Baseado na mudança no volume da cera em resposta às temperaturas a qual é exposta, um motor de cera gera uma pressão que move peças mecânicas, traduzindo energia térmica em energia mecânica.

Estes dispositivos são comumente encontrados em vários aparelhos, como máquinas de lavar louça e máquinas de lavar roupas, assim como aplicações mais especializadas, como na indústria aeroespacial.

No caso da nova telha (ou ladrilho), que promete acabar com o uso de ar-condicionado e economizar energia, dependendo do seu estado, o motor de cera pode empurrar ou retrair pistões que fecham ou abrem persianas na superfície do ladrilho.

Desta forma, em temperaturas mais frias, enquanto a cera está sólida, as venezianas são fechadas e planas, expondo uma superfície que absorve a luz solar e minimiza a dissipação de calor por meio da radiação. Mas, assim que as temperaturas alcançam cerca de 18 °C, a cerca começa a derreter e se expandir, abrindo as persianas e expondo uma superfície que reflete a luz solar e emite calor.

Dispositivo ainda não tem previsão de chegar ao mercado

Durante o processo de fusão ou congelamento, a cera também absorve ou libera grande quantidade de calor, estabilizando ainda mais a temperatura do ladrilho e da construção.

Por atuar com um motor de cera, não são necessários componentes eletrônicos, baterias ou fontes de energia externas para operar o ladrilho.

Segundo o membro da equipe, Elliot Hawkes, o dispositivo ainda é uma prova de conceito e ainda está longe de chegar ao mercado, mas a expectativa é que ele conduza novas tecnologias que um dia possam ter um impacto positivo nos gastos energéticos dos edifícios.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x