1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Conheça a maior usina de energia solar da América Latina, localizada no Brasil, e capaz de abastecer mais de 1,5 milhões de residências
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 1 comentários

Conheça a maior usina de energia solar da América Latina, localizada no Brasil, e capaz de abastecer mais de 1,5 milhões de residências

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 30/04/2024 às 12:53
energia solar - usina solar - usina fotovoltaica - energia renovável - parque solar - fazenda solar
Brasil possui outras importantes usinas de energia solar. A segunda maior localizada, no estado do Piauí, com capacidade de 864 megawatts (MW) e um investimento de 2,2 bilhões de reais.

A maior usina solar da América Latina, com capacidade de 1,2 GW, abastecendo mais de 1,5 milhões de residências com energia solar

A energia solar é uma das fontes de energia mais sustentáveis e limpas do mundo. Ao contrário de outras fontes de energia, como os combustíveis fósseis, a energia solar não emite gases poluentes nem utiliza recursos naturais escassos. Por essa razão, estão sendo construídas enormes fazendas solares em todo o mundo, algumas tão grandes que podem ser vistas do espaço.

Conheça a nova maior fazenda de energia fotovoltaica do Brasil e uma das maiores do mundo

A Maior usina fotovoltaica na América Latina

Recentemente, o Brasil inaugurou a maior usina solar da América Latina e uma das maiores do mundo. Esta fazenda tem capacidade de geração de 1,2 gigawatts (GW), equivalente ao abastecimento de uma cidade com mais de 1,5 milhões de residências. O projeto foi realizado pela empresa Elera Renováveis e consiste em 20 parques solares distribuídos em uma área de 3.000 hectares. Esta usina está localizada na cidade de Janaúba, a cerca de 550 km ao norte de Belo Horizonte. Janaúba é conhecida por ter altos índices de radiação solar e pouca nebulosidade, o que a torna uma das melhores regiões do Brasil para a geração de energia solar.

Além disso, a construção deste complexo gerou cerca de 11.000 empregos diretos e indiretos, beneficiando principalmente os moradores locais. É importante destacar que o estado de Minas Gerais foi o primeiro na América Latina a aderir a uma iniciativa global que visa neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A energia solar, por ser limpa e renovável, desempenha um papel fundamental nesse objetivo.

Outras Grandes usinas fotovoltaicas no Brasil

Além da usina de Janaúba, o Brasil possui outras importantes fazendas solares. A segunda maior está localizada em São Gonçalo do Gurguéia, no estado do Piauí, com capacidade de 864 megawatts (MW) e um investimento de 2,2 bilhões de reais. Por outro lado, a terceira maior usina está localizada em Juazeiro, no estado da Bahia. Esses projetos demonstram o crescimento e o potencial do Brasil no campo da energia solar. Além de ser uma fonte de energia limpa e sustentável, a energia solar também impulsiona o desenvolvimento econômico e a criação de empregos no país.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x