Alerta: Novo concurso público Ibram confirmado! O foco do certame será candidatos com ensino médio e superior completo.
A expectativa por um novo concurso para ensino médio e superior do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está cada vez maior. O concurso público está em pauta desde maio, quando foi anunciado o envio de um novo pedido de autorização para o Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos.
Como as vagas serão distribuídas no concurso público Ibram?
Segundo as últimas informações, o envio foi realizado dentro do prazo limite de 31 de maio, para que as contratações possam ser levadas em conta no orçamento federal do próximo ano.
- Ganhe R$3.306,60 + benefícios trabalhando 44h semanais! O Sesc anuncia vaga de emprego, veja como participar do processo seletivo; Inscrição até 28 de novembro
- Eurofarma abre processo seletivo com vagas home office, presenciais e híbridas para candidatos com e sem experiência anterior
- Sonha em ser funcionário público? Novo concurso da Câmara oferece 63 vagas em níveis fundamental, médio e superior
- Com salários de até R$ 11,9 mil, novo concurso oferece 303 oportunidades de nível médio, técnico e superior
No total, o concurso para ensino médio e superior visa preencher 376 vagas, sendo 69 delas para cargos de nível médio e as 307 restantes para cargos de nível superior. No caso do ensino médio, as vagas estão distribuídas para o cargo de assistente técnico. No caso do nível superior as oportunidades foram para os seguintes cargos:
- Analista I – 137 vagas;
- Técnico em assuntos educacionais – 21 vagas;
- Técnico em assuntos culturais – 149 vagas.
O assistente técnico será responsável por realizar o acompanhamento e leitura de projetos de estruturas, visitas técnicas e desenvolver relatórios.
Já os analistas aprovados no concurso público Ibram serão responsáveis por pesquisar, analisar e relatar as diversas tendências utilizando os dados públicos disponíveis ou coletados.
O técnico em assuntos educacionais é responsável por coordenar as atividades de ensino, orientação, planejamento, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo.
Por fim o Técnico em assuntos culturais é responsável por desenvolver atividades de supervisão, programação, coordenação e execução especializada ligadas a trabalhos de difusão e aprimoramento de assuntos culturais , na área de letras, artes plásticas, música, conservação e restauração de obras históricas e gravação artística.
Saiba como foi o último concurso público Ibram
O último concurso para ensino médio e superior do Ibram foi realizado em 2010 sendo organizado pela Funcab. Na ocasião, foram oferecidas 294 vagas para candidatos de níveis médio e superior.
Nível médio
- Assistente Técnico I – 50
Nível superior
- Analista I (Administração) – 46;
- Técnico em Assuntos Culturais (Arquitetura) – 06;
- Analista I (Engenharia Elétrica) – 02;
- Técnico em Assuntos Culturais (Antropologia) – 08;
- Técnico em Assuntos Culturais (Biblioteconomia) – 09;
- Analista I (Contabilidade) – 04;
- Técnico em Assuntos Culturais (Sociologia) – 05;
- Analista I (Análise de Sistema) – 09;
- Técnico em Assuntos Culturais (Ciências Humanas ou Sociais) – 11;
- Analista I (Psicologia) – 01;
- Analista I (Publicidade) – 02;
- Técnico em Assuntos Culturais (Museologia) – 50;
- Técnico em Assuntos Educacionais (Ciências Humanas ou Sociais) – 39;
- Analista I (Jornalismo) – 08;
- Analista I (Qualquer área de formação) – 07;
- Analista I (Relações Públicas) – 03;
- Analista I (Engenharia Civil) – 03;
- Analista I (Economia) – 03;
- Analista I (Relações Internacionais) – 02;
- Técnico em Assuntos Culturais (História) – 13;
- Técnico em Assuntos Culturais (Arquivologia) – 12.
Como foram as provas do último concurso para ensino médio e superior?
O último concurso público Ibram foi constituído por três etapas importantes, sendo elas a primeira fase com Prova Objetiva, Segunda fase, contando com Prova Discursiva e terceira fase contando com Avaliação de Títulos, sendo estas duas últimas fases sendo voltadas apenas para cargos de nível superior.
As provas objetivas foram compostas por 50 a 60 questões de múltipla escolha, cada uma possuindo 5 opções de resposta, das quais apenas uma única era a correta.
O candidato que não obtivesse, pelo menos, 50% do total de pontos ou obtivesse 0 em qualquer um dos conteúdos era eliminado .
Já a prova discursiva contou com duas questões ligadas ao conteúdo de conhecimento específico. Cada questão valeu 10 pontos, totalizando no máximo 20 pontos. Por fim, a prova de títulos convocou os candidatos aprovados nas provas objetiva e discursiva, onde esta etapa valeu até 5 pontos.