Concurso Nacional Unificado abre mais de 6.600 vagas para níveis médio e superior; edital previsto para dezembro. Confira todos os detalhes, inscrições e taxas.
Novidade sobre o concurso nacional unificado: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, de forma tardia, que participará do Enem dos Empregos. A adesão foi realizada semanas após o fechamento do prazo, entretanto, mesmo assim, acabou aceita pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Confira a atual situação do concurso nacional unificado
O Inep ofertará 50 vagas imediatas para Pesquisador-Tecnologista, aumentando a oferta do Concurso Nacional Unificado de 6.590 para 6.649 vagas no total. Com esta adesão o CNU conta com 21 órgãos do poder executivo com milhares de vagas para profissionais de níveis médio e superior.
Sua regulamentação foi publicada em edição extra do DOU no dia 4 de outubro, o MGI publicou a Portaria nº 6.017 contendo todas as regras para a realização do CNU. O texto conta, logo de início, os objetivos do novo formato de seleção pública conjunta. Além disso, o regulamento determina o prazo de contratação de banca organizadora. A empresa deve ser escolhida até o dia 22 de novembro.
- Procurando o emprego dos sonhos? A Adtail anuncia vaga de emprego home office com salário atrativo e benefícios exclusivos como R$200 reais de auxílio home office; Veja como participar do processo seletivo
- Procurando um emprego Home Office, com salário atrativo + R$770 de cartão alimentação? O Fretadão abre anuncia vaga de emprego; Veja como participar do processo seletivo
- Que tal trabalhar na Neoenergia? Neoenergia abre vagas de emprego para nível médio, técnico e superior para preencher cargos como
- Trabalhe na Rede Moura! Empresa abre vagas de emprego para Estoquistas, Motoristas, Assistentes e muito mais! Oportunidades para quem tem e quem não tem experiência, de nível médio e superior
Isso porque a expectativa é de que o edital do Concurso Unificado seja divulgado ainda este ano, até o dia 20 de dezembro. Desta forma, a primeira edição está cada vez mais perto de ser lançada. A portaria define detalhes acerca da organização do Enem dos Empregos.
Segundo o texto, ficarão responsáveis pela formatação do concurso a Comissão de Governança, que poderá instituir grupos técnicos operacionais para assessorar e apoiar os trabalhos e o Comitê Consultivo e Deliberativo, que servirá de comissão organizadora.
Organização do Concurso Unificado
O Concurso Nacional Unificado está em fase de organização ainda. Com a confirmação dos 21 órgãos que resolveram aderir ao novo formato de seleção, o próximo passo é a formação da Comissão de Governança, que estabelecerá os prazos e diretrizes para os trâmites do certame. Esse grupo é responsável por implementar o Concurso Nacional Unificado de forma eficaz.
Juntamente com a Comissão, será desenvolvido o Comitê Consultivo e Deliberativo, que atuará diretamente com a aplicação do CNU. Este ficará responsável pela produção de editais, provas e outros planos práticos da seleção. Ambos os grupos devem ser compostos por servidores das seguintes entidades públicas:
- Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap);
- Advocacia-Geral da União (AGU);
- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea);
- Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Datas e cronograma do Concurso Nacional Unificado
De acordo com o cronograma divulgado pelo MGI, a expectativa é de que as etapas de organização sejam concluídas em dois meses, com o objetivo de lançar o edital do Concurso Nacional Unificado em dezembro. O prazo estabelecido pela pasta para a liberação do documento é dia 20/12. Para que isso seja possível, é necessário que a banca organizadora seja contratada até 22 de novembro, de acordo com o cronograma previsto.
A expectativa é de que sejam publicados até oito editais, levando em conta os blocos temáticos nos quais os órgãos serão divididos de acordo com as áreas de atuação dos cargos ofertados. Desta forma, ficará mais fácil a separação do conteúdo que será cobrado dos candidatos durante a prova.
Até 20 de dezembro, o edital de abertura será publicado, com as provas sendo realizadas até março. Em abril de 2024, serão divulgados os resultados gerais, em julho o começo dos cursos de formação e até agosto de 2024 a convocação dos novos servidores.