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Comprou, usou, quebrou: carros elétricos vão direto para ferros-velhos por esses 5 motivos. Está pensando em comprar um ? É melhor analisar antes!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/05/2024 às 07:30
carro elétrico - ferro velho
Foto: reprodução IA

O alto preço da tecnologia avançada dos carros elétricos: O ideal hoje seria apostar nos híbridos ?

De acordo com mobilitychannelmocha, em um mundo cada vez mais voltado para a sustentabilidade, os carros elétricos têm sido a bandeira de um futuro ambientalmente responsável. No entanto, essa transição para a eletrificação automotiva vem acompanhada de desafios significativos. Os custos proibitivos de reparo e a falta de infraestrutura adequada estão enviando muitos desses veículos inovadores diretamente para o ferro-velho, levantando questões sobre sua viabilidade a longo prazo.

Manutenção custosa e complexa dos carros elétricos

Os carros elétricos são maravilhas da engenharia moderna, mas quando se trata de manutenção, os custos podem ser astronômicos. A complexidade dos sistemas elétricos, combinada com a escassez de profissionais qualificados, resulta em reparos que muitas vezes excedem o valor do próprio veículo, levando a uma perda total. Além disso, as baterias, o coração desses veículos, são extremamente difíceis e caras para consertar ou substituir.

A questão da confiabilidade

Apesar dos avanços, os veículos elétricos ainda lutam com problemas de confiabilidade. Frequentes atualizações de software são necessárias para manter os sistemas operando eficientemente, mas isso pode ser um transtorno para os proprietários. Além disso, a infraestrutura de suporte ainda está em desenvolvimento, o que significa que os proprietários muitas vezes se encontram com poucas opções quando precisam de assistência.

créditos: revistafullpower

Atualizações de software: Uma roda no ecossistema dos carros elétricos

No ecossistema em constante evolução dos carros elétricos, as atualizações de software emergem como um componente vital. Essas atualizações, embora essenciais para aprimorar a eficiência e a segurança, podem ser uma faca de dois gumes. Por um lado, elas mantêm o veículo na vanguarda da tecnologia; por outro, exigem que os proprietários se dirijam às oficinas especializadas com mais frequência. Além disso, a necessidade de manter os sistemas eletrônicos em sintonia com as últimas atualizações pode levar a uma perda total do veículo se não for gerenciada corretamente, aumentando o risco de os carros acabarem no ferro-velho.

Desgaste de componentes: entre a eficiência e a manutenção

Adicionalmente, os carros elétricos enfrentam um paradoxo peculiar: apesar de sua eficiência energética e mecânica, o desgaste de componentes específicos, como pneus e suspensão, é acelerado. Isso se deve, em parte, ao peso adicional das baterias e à entrega instantânea de torque. Consequentemente, esses veículos podem acabar visitando oficinas mais do que seus equivalentes a combustão. A longo prazo, sem uma manutenção adequada, esse desgaste pode conduzir a uma perda total, reforçando o ciclo que leva esses inovadores carros elétricos ao ferro-velho.

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foto/reprodução: 10wallpaper.com

Híbridos ganham terreno

Enquanto isso, os veículos híbridos estão se mostrando uma opção mais confiável e prática. Com uma combinação de tecnologia elétrica e convencional, eles oferecem uma solução de compromisso que parece ser mais sustentável no momento. Não é surpresa que o mercado de híbridos esteja crescendo a um ritmo mais acelerado. Pois assim, eles oferecem a promessa de eficiência sem os mesmos riscos financeiros associados aos carros elétricos puros.

Portanto, enquanto os EVs representam um passo importante em direção a um futuro mais verde, há obstáculos significativos que precisam ser superados. Os altos custos de reparo, a falta de profissionais treinados e a infraestrutura insuficiente são apenas algumas das questões que precisam ser abordadas. No entanto, para garantir que esses veículos possam realmente cumprir sua promessa de um transporte mais limpo e eficiente.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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