A operação foi simulada previamente por profissionais do complexo industrial, logística e mecânico e contou com a ajuda de software e teste de cais para a logística, na cidade de Maragogipe (BA)
Uma solução desenvolvida por um profissional da área de engenharia mecânica contribuiu para a implantação do projeto eólico Tanque Novo, no estado da Bahia. A utilização dessa tecnologia para logística do parque eólico se deu graças a seu transporte em tempo recorde, desde a saída da China até o desembarque no terminal de uso privado do complexo industrial e de logística do Enseada, na região de Maragogipe, na Bahia.
No total, 40 aerogeradores fabricados pela Goldwind foram recebidos, armazenados na região de alfândega com extensão próxima a 750 mil m² do Enseada e transportados até o destino, a cerca de 1.000 km de distância do complexo.
A inovação tecnológica para a logística do parque eólico foi pensada em conjunto com profissionais do Enseada para garantir uma operação mais segura e produtiva
Segundo o engenheiro responsável, a solução inovadora para o parque eólico foi pensada e realizada juntamente com a equipe do Enseada, submetida a simulações em softwares de engenharia e a testes no complexo industrial e de logística, localizado na região do recôncavo baiano, mais especificamente no município de Maragogipe. O objetivo da parceria é garantir uma operação segura, sem falhas durante todo o processo.
-
Shopee amplia rede logística no Rio e acelera entregas com 20 hubs e promessa de chegada em até 24 horas
-
Reembolso do saldo do RioCard já está disponível sem taxa com migração para o cartão Jaé
-
Essa ferrovia vai ligar o Brasil ao Pacífico: veja o projeto de 4.400 km e apoio da China que promete cortar custos logísticos e abrir nova rota de exportação
-
A rota que pode mudar o caminho da soja para a Ásia: saiba tudo sobre o corredor de 2.400 km, ponte binacional e 4 países integrados que promete reduzir em 10 dias o transporte
Ainda segundo ele, a Bahia tem no Enseada um complexo naval, portuário de logística e industrial de classe mundial, fruto de um investimento privado de R$ 3 bilhões, que está pronto para gerar ainda mais empregos qualificados no estado, sobretudo na área relacionada ao parque eólico.
Segundo o site Portos e Navios, a inauguração do parque eólico Tanque Novo está marcada para o mês de abril. De acordo com o CEO da CNG Brasil, multinacional do setor de engenharia responsável pelo parque eólico gerador, a logística das obras realizadas irão garantir ao estado da Bahia uma posição de protagonismo na geração de energia limpa e renovável no país. Ele afirma ainda que a parceria com o Enseada e com o governo baiano tem sido fundamental para a concretização do projeto. Tal parceria público-privada pode ser positiva, tanto para as empresas, quanto para a população.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.