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Comparativo entre Yamaha Ténéré 700 e Suzuki V-Strom 800 aponta disputa acirrada no segmento de motos aventureiras

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/05/2025 às 07:22
Comparativo entre Yamaha Ténéré 700 e Suzuki V-Strom 800
Foto: Divulgação
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Enquanto a Yamaha Ténéré 700 aposta em tradição off-road, a Suzuki V-Strom 800 chega com mais tecnologia e preço competitivo, acirrando a disputa entre as big trails de média cilindrada.

A chegada da nova Yamaha Ténéré 700 ao Brasil em 2024 marca um momento decisivo no segmento de motos aventureiras de média cilindrada. Embora o modelo tenha estreado no mercado internacional em 2018, sua demora em desembarcar por aqui coincide com a ofensiva da Suzuki, que lançou no país a inédita V-Strom 800 DE — uma rival de peso que promete acirrar ainda mais a disputa pelo público que busca versatilidade, desempenho off-road e um bom custo-benefício.

Ambas as motos são focadas em terrenos acidentados, trilhas e longas viagens, mas cada uma tem seus pontos fortes. Enquanto a T7 chega com a reputação forjada no Rally Dakar e uma linhagem respeitada no segmento trail, a V-Strom aposta em tecnologia de ponta, desempenho superior e preço competitivo. Abaixo, você confere os principais pontos de comparação entre elas.

Motorização: vantagem para a Suzuki V-Strom 800

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Ambas as motos contam com motores bicilíndricos paralelos, mas com configurações distintas:

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Yamaha Ténéré 700

  • Motor CP2 689 cc
  • 68,9 cv a 9.000 rpm
  • Torque de 6,6 kgfm
  • Peso: 208 kg
  • Tanque: 16,2 litros

Suzuki V-Strom 800 DE

  • Motor de 776 cc
  • 84 cv a 8.500 rpm
  • Torque de 7,95 kgfm
  • Peso: 230 kg
  • Tanque: 20 litros

A diferença de 22 kg a mais na V-Strom pode ser um ponto contra em trilhas estreitas e técnicas, mas ela compensa com um motor mais potente e moderno, além de quickshifter de série (troca de marchas sem embreagem para cima e para baixo). No uso urbano ou em rodovias, isso se traduz em maior conforto e esportividade.

Suspensão e ciclística da Yamaha Ténéré 700 e Suzuki V-Strom 800

Ambas são equipadas com suspensões Showa invertidas de 43 mm na dianteira e suspensão traseira monoamortecida, com ligeiras variações:

  • Curso dianteiro: 210 mm (T7) x 220 mm (V-Strom)
  • Curso traseiro: 200 mm (T7) x 212 mm (V-Strom)

A T7 leva vantagem na altura do solo, com 24 cm, frente aos 22 cm da rival, além de assento mais alto (87,5 cm contra 85,5 cm). Isso favorece sua vocação off-road. Porém, a Suzuki responde com discos de freio maiores e controle eletrônico de tração com múltiplos níveis, além do acelerador eletrônico que garante modos de pilotagem ajustáveis.

As duas trazem rodas raiadas, com medida 21’’ na frente e diferença na traseira: 18’’ na Ténéré, mais indicada para trilhas, e 17’’ na V-Strom, que favorece o asfalto.

Equipamentos: conectividade e tecnologia embarcada

No pacote tecnológico, ambas as aventureiras oferecem iluminação full LEDprotetoress de mãoentrada USB e para-brisa ajustável. Mas há diferenças importantes:

  • Yamaha Ténéré 700
    • Painel TFT de 6,3” em formato vertical
    • Conectividade com smartphone via Y-Connect
    • Porta USB-C
  • Suzuki V-Strom 800 DE
    • Painel TFT de 5” horizontal
    • Porta USB tradicional
    • Protetor de radiador de série

Enquanto o painel maior da T7 favorece a navegação e leitura durante a pilotagem em pé, a V-Strom compensa com quickshifter bidirecional e modos eletrônicos de pilotagem — recursos ausentes na Ténéré. Em conectividade, a Yamaha sai na frente com o Y-Connect, permitindo pareamento com o celular e alertas em tempo real.

Preços e custo-benefício

A Suzuki V-Strom 800 DE sai por R$ 67.500, enquanto a Yamaha Ténéré 700 custa R$ 72.990. A diferença de mais de R$ 5.000 pode pesar na decisão do consumidor, especialmente considerando que a V-Strom entrega mais potência, mais tecnologia e um pacote mais completo de fábrica.

ModeloPreço (R$)Potência (cv)Torque (kgfm)Peso (kg)Tanque (L)QuickshifterConectividade
Yamaha Ténéré 70072.99068,96,620816,2NãoSim (Y-Connect)
Suzuki V-Strom 80067.500847,9523020Sim (2 vias)Não

A Suzuki V-Strom 800 DE oferece um conjunto mais moderno, mais potente e com mais tecnologia embarcada, por um preço mais acessível. Para quem valoriza desempenho, versatilidade e custo-benefício, ela aparece como a melhor opção.

Já a Yamaha Ténéré 700 se apoia em sua reputação, confiabilidade e tradição no off-road. Para os puristas, fãs da robustez e da pegada Dakar da marca, a T7 ainda é uma escolha segura.

No fim, a decisão depende do perfil do motociclista. Se o objetivo for aventura com muita eletrônica e desempenho, a Suzuki ganha. Se a ideia for encarar qualquer terreno com simplicidade e confiabilidade mecânica, a Yamaha segue firme no jogo.

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Graco Mariz
Graco Mariz
14/05/2025 19:47

A Yamaha traz suspensões Kayaba, não Showa! A Suzuki tem motor mais moderno? Como assim?…

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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