1. Início
  2. / Indústria
  3. / Companhias holandesas do Cluster DTTD apresentarão soluções para barragens de mineração na feira Exposibram 2022, que acontecerá em Minas Gerais
Localização MG Tempo de leitura 3 min de leitura

Companhias holandesas do Cluster DTTD apresentarão soluções para barragens de mineração na feira Exposibram 2022, que acontecerá em Minas Gerais

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 31/08/2022 às 20:38
A feira Exposibram 2022, realizada pelo Ibram em Minas Gerais, contará com a participação de companhias de mineração holandesas que formam o Cluster DTTD para a apresentação de soluções viáveis e seguras para barragens no setor.
Foto: CBH São Francisco

A feira Exposibram 2022, realizada pelo Ibram em Minas Gerais, contará com a participação de companhias de mineração holandesas que formam o Cluster DTTD para a apresentação de soluções viáveis e seguras para barragens no setor.

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração, o Ibram, o evento Exposibram 2022, que acontecerá entre os dias 12 a 15 de setembro de 2022, em Minas Gerais, será palco de diversas apresentações de novas tecnologias e inovações para o setor mineral brasileiro. Entre elas, estão as soluções de segurança de barragens que serão expostas pelas empresas holandesas que formam o Cluster DTTD, cuja tradução livre seria Equipe Técnica Holandesa para Segurança de Barragens, visando mais qualidade nas operações da mineração.

Exposibram 2022 contará com a participação de empresas do Cluster DTTD para a apresentação de novas soluções de segurança de barragens na mineração

Após diversos acidentes no setor mineral envolvendo barragens e a ascensão das discussões acerca da segurança nas operações, o evento Exposibram 2022 contará com uma série de novas soluções e tecnologias para esse segmento.

A feira acontecerá no Expominas, durante o mês de setembro, e receberá empresas do mundo inteiro na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, para o compartilhamento de conhecimentos no setor da mineração, incluindo técnicas de segurança.

E, entre as principais participantes, as companhias holandesas do Cluster DTTD são as mais aguardadas, uma vez que elas têm realizado missões no Brasil para identificar problemas nas operações de rejeitos e contribuir para corrigi-los, possuindo uma forte experiência quanto ao segmento de segurança nas operações com barragens no Brasil e no mundo.

O Cluster DTTD é formado pelas empresas Antea Group, Arenal, Trisoplast, Rohr-Idreco, InTech, e Van Sonsbeek Hulst e realizará apresentações de novas soluções para garantir mais segurança no setor.

Assim, Hilton Lucio, CEO da Antea Group no Brasil, comentou sobre o Exposibram 2022 e disse: “Na feira, nos encontraremos novamente com os líderes dos grandes players de mineração, principalmente de Minas Gerais, para aprofundar as conversas que já estamos realizando. A nossa ideia é que esses players testem as tecnologias e avaliem as que podem ser inseridas em seus processos. As empresas com as quais estamos em contato acreditam no nosso trabalho e algumas já estão implementando as nossas soluções nos sites delas. Isso nos deixa muito orgulhosos e otimistas para o futuro. São soluções para monitoramento, impermeabilização, dragagens, gerenciamento de recursos hídricos e uma série de outras iniciativas.”

Antea Group é o grande destaque no evento Exposibram 2022 e contribuirá com soluções ambientais para o setor da mineração no país

Entre as companhias que formam o Cluster DTTD, a holandesa Antea Group será o grande destaque durante as apresentações focadas no meio ambiente durante a Exposibram 2022, visando atrair os olhares para a minimização dos impactos ambientais nas operações.

Hilton Lucio relembrou que a empresa abriu o portfólio no Brasil durante a pandemia e que espera construir novos laços durante a realização do evento em Belo Horizonte.

A Antea Group possui quase 100 bases de operação espalhadas pelo mundo e atualmente lidera dois grandes projetos de mineração em Minas Gerais, que, somados, realizam uma movimentação de R$ 6 milhões e empregam 20 pessoas.

E as expectativas de crescimento no mercado de mineração com foco na segurança de barragens não se restringe à empresa, visto que o próprio Cluster DTTD conta com dois novos membros, a Royal Eijkelkamp e a Cohere Consultant.

Dessa forma, a feira Exposibram 2022 será essencial não só para garantir novos debates acerca da segurança de barragens e soluções na mineração, mas também para possibilitar a expansão da presença do Cluster DTTD e outras empresas holandesas no mercado nacional ao longo dos próximos anos.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos