O início da operação de cabotagem de fertilizantes da Yara trará uma série de benefícios à região da Matopiba, que será abastecida com o produto da companhia e poderá aproveitar para impulsionar o agronegócio na área.
Durante a última segunda-feira, (01/08), a companhia de nutrição de plantas Yara deu início à sua primeira operação de cabotagem de fertilizantes a granel no território brasileiro. Assim, os produtos saíram da região de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e chegarão à Unidade Misturadora de São Luís, localizada no estado do Maranhão, para servir como fonte de abastecimento dos agricultores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Primeira operação de cabotagem de fertilizantes a granel da Yara no Brasil beneficiará o agronegócio da região da Matopiba com chegada dos produtos
A companhia Yara é a maior empresa no Brasil no ramo de nutrição de plantas e deu mais um passo em busca do seu crescimento no mercado brasileiro nesta semana, quando realizou sua primeira operação de cabotagem, ou seja, transporte de cargas entre portos nacionais, com fertilizantes a granel. Foram cerca de 15 mil toneladas da linha de fertilizantes especiais YaraBasa, composta por NP e NPK que saíram do píer de Rio Grande da empresa para chegar à Unidade Misturadora de São Luís.
Assim, o navio que está realizando a cabotagem das cargas a granel viajará por toda a costa brasileira tem previsão de chegada na capital do Maranhão durante os próximos 7 dias, para atender à demanda da região da Matopiba, em especial à produção de soja no agronegócio da região.
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A área da Matopiba plantou cerca de 8,2 milhões de hectares na safra 2020/21, segundo a Conab, e possui fortes projeções de crescimento nesses números para a próxima safra do ano de 2022, necessitando assim de mais recursos para o plantio.
“Este envio de fertilizantes via cabotagem ao Maranhão traz diversos benefícios, como o acesso aos agricultores das regiões Norte e Nordeste às linhas de fertilizantes especiais da Yara, especialmente durante um momento crítico de rupturas nas cadeias de fornecimento em razão da guerra. O mercado da Fronteira Norte é o que mais cresce em termos de área plantada no país, e agora teremos mais uma opção de abastecimento para a região, com um produto nacional.”, comentou Maicon Cossa, vice-presidente Comercial da Yara Brasil.
Operação de transporte de fertilizantes a granel via cabotagem garante à companhia redução de custos, mais rapidez e sustentabilidade no setor portuário
A região da Matopiba realiza prioritariamente operações de importação de fertilizantes para o seu suprimento interno e, com a operação da Yara realizada nesta semana, o mercado da área poderá ser beneficiado com um produto interno.
Além disso, a cabotagem para o transporte das cargas a granel também garante mais qualidade e eficiência operacional, uma vez que a logística entre os portos do Brasil acaba se tornando mais otimizada, necessitando assim de menos tempo para a finalização do transporte.
Assim, Maicon reforçou a questão da rapidez e disse que uma carga de 15 mil toneladas, por exemplo, realizando a mesma rota que a Yara fará nesta semana, iria precisar de 405 caminhões para realizar o trajeto de mais de 3 mil quilômetros via rodovias, mas essa operação pode ser finalizada em apenas 7 dias com a cabotagem. Assim, esse transporte também necessita de menos custos operacionais e reduz a emissão de gases poluentes por ser mais rápido.
A cabotagem deverá continuar expandindo no setor portuário, principalmente após a BR do Mar, que garantiu a redução da taxa AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Marcante), e outras regiões além da Matopiba poderão ser beneficiadas com os fertilizantes da Yara.