1. Início
  2. / Indústria
  3. / Companhia Cattalini Terminais realizou uma operação eficiente de desembarque do metanol com o navio Mari Jone
Tempo de leitura 3 min de leitura

Companhia Cattalini Terminais realizou uma operação eficiente de desembarque do metanol com o navio Mari Jone

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 29/08/2022 às 22:27
A operação de desembarque do metanol no navio Mari Jone realizada na última semana pela companhia Cattalini Terminais marcou uma alta produtividade na logística e mais eficiência na atividade com o uso do produto como combustível principal.
Fonte: Portal Portuário

A operação de desembarque do metanol no navio Mari Jone realizada na última semana pela companhia Cattalini Terminais marcou uma alta produtividade na logística e mais eficiência na atividade com o uso do produto como combustível principal.

A companhia de logística portuária Cattalini Terminais Marítimos está com alta relevância no setor portuário quanto à logística de operações de desembarque de combustíveis. Isso, pois a empresa realizou na última semana o desembarque de 40,8 mil toneladas de metanol com o navio Mari Jone, que utilizou o produto como combustível principal e conseguiu uma boa eficiência e qualidade no escoamento com o uso simultâneo dos dutos.

Operação com navio movido a metanol Mari Jone foi um sucesso na última semana sob a administração da companhia logística Cattalini Terminais Marítimos

A companhia Cattalini Terminais continua expandindo suas operações com qualidade e eficiência logística no mercado nacional e, na última semana, realizou um desembarque de 40,8 mil toneladas de metanol no seu píer, com o navio Mari Jone, que estava abastecido com o combustível na atividade.

Dessa forma, a operação garantiu à empresa destaque em dois grandes pontos, a alta produtividade no desembarque e o uso do produto como combustível principal, garantindo mais eficiência no escoamento do metanol.

O foco da empresa na operação de desembarque foi conseguir a maior vazão possível com o navio e, para isso, houve a utilização simultânea dos quatro dutos que interligam o píer privativo aos tanques de armazenagem da empresa.

Assim, o executivo Bruno Marcel Santos, gerente de logística, comentou que a interligação dos setores da empresa e a boa comunicação entre eles possibilitou um bom funcionamento do escoamento do produto. Além disso, ele destacou que a Cattalini Terminais continua investindo na sinergia da sua equipe para garantir mais harmonia em todas as operações.

A operação de desembarque de metanol ocorreu em um período total de 46 horas ininterruptas de operação, com uma média de descarga de 1.109 m³/h, alcançando pico de 1.545 m³/h. Esse é um resultado altamente positivo para a empresa de logística portuária, visto que em operações anteriores a média de descarga do combustível foi de 800 m³/h.

Para isso, a empresa destacou que o planejamento e a capacitação profissional do seu quadro de funcionários foram os principais pontos trabalhados e que os resultados foram melhores que o esperado.

Companhia destaca que operação planejada e controlada para o desembarque do metanol no navio Mari Jone foram os impulsionadores dos bons resultados

A operação planejada e controlada pela companhia Cattalini Terminais foram os principais motivadores dos bons resultados da operação de desembarque, visto que a atividade necessitou da ocupação de 10 dos 36 tanques do Centro de Tancagem 4 (CT4).

Dessa forma, foi necessário o envolvimento de todo o corpo de funcionários desse segmento da empresa para garantir que todo o processo fosse realizado não só com eficiência e produtividade, mas também com segurança.

Flávio Jakemiu Araujo Bortolon, coordenador de operações do CT 1, comentou sobre a sinergia da equipe e disse: “Houve colaboração entre os CTs e o píer para a preparação e adequação das linhas que receberam o metanol e que, originalmente, eram destinadas à movimentação de outros líquidos. Cada etapa do processo exigiu nossa atenção e hoje estamos satisfeitos em ver que possibilitamos esse diferencial para a Cattalini. Cumprimos a missão de atender os clientes com qualidade, agilidade e segurança”.

Agora, a empresa destaca que continuará investindo nas melhorias de logística para garantir que o sucesso no desembarque do metanol seja recorrente em todas as operações de movimentação de cargas no seu píer.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos