1. Início
  2. / Indústria
  3. / Companhia BOSS iniciará testes comerciais do projeto de submarinos autônomos Marine Swarm Robotics já no próximo ano
Tempo de leitura 3 min de leitura

Companhia BOSS iniciará testes comerciais do projeto de submarinos autônomos Marine Swarm Robotics já no próximo ano

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 26/11/2022 às 09:23
Com utilização para a coleta de dados sísmicos de forma autônoma, o projeto Marine Swarm Robotics contribuirá com o mercado energético offshore. A BOSS pretende iniciar os testes comerciais do projeto de submarinos autônomos já em 2023.
Foto: BOSS

Com utilização para a coleta de dados sísmicos de forma autônoma, o projeto Marine Swarm Robotics contribuirá com o mercado energético offshore. A BOSS pretende iniciar os testes comerciais do projeto de submarinos autônomos já em 2023.

Os investimentos em tecnologias de automação no setor marítimo vem se tornando cada vez mais presente no mercado global. A companhia Blue Ocean Seismic Services (BOSS) está concluindo uma série de testes iniciais com seu projeto de submarinos autônomos e pretende iniciar os testes comerciais já em 2023. O empreendimento intitulado Marine Swarm Robotics permitirá mais controle e eficiência na coleta de dados sísmicos para utilização em setores como a geração de energia offshore.

Testes comerciais do projeto dos submarinos autônomos Marine Swarm Robotics da BOSS deverão iniciar em 2023 para acelerar a implementação no mercado global

A gigante do setor marítimo BOSS anunciou a finalização de uma série de testes iniciais de viabilidade da sua nova aposta para o segmento, os submarinos autônomos Marine Swarm Robotics.

Dessa forma, apoiada pela BP Ventures, Woodside Energy e Blue Ocean Monitorin, a BOSS pretende dar início aos testes comerciais do seu novo projeto já durante o início do ano de 2023, acelerando a entrada dos veículos no mercado.

A empresa está desenvolvendo a primeira frota de submarinos de baixo impacto ambiental, devido à baixa pegada de carbono, para a coleta de dados sísmicos que, posteriormente, serão utilizados por mercados como energia eólica offshore, petróleo e gás e carbono, captura e armazenamento (CCS).

O início das operações comerciais está previsto para 2024, começando com a montagem de até 250 nós OBSrV versão 1, com base no projeto AP-OBSrV, em lotes, com testes pré-comerciais no segundo semestre de 2023.

Após os testes realizados em Plymouth, no Mar do Norte e na Austrália, a BOSS verificou a eficiência dos submarinos autônomos Marine Swarm Robotics na captura de dados sísmicos e desempenho subaquático.

As últimas operações realizadas no Mar do Norte foram um sucesso e a empresa anunciou que alcançou diversos objetivos, incluindo aquisição de ciclos adicionais de dados sísmicos ativos com seus veículos alfa (AP-OBSrV) ao lado de OBNs convencionais.

Dessa forma, a BOSS espera dar continuidade ao projeto dos submarinos autônomos com os testes comerciais já no início de 2023, implementando quanto antes a tecnologia no mercado global.

BOSS afirma que está em uma excelente posição no mercado internacional e pretende impulsionar presença no setor marítimo com projeto

O diretor administrativo e CEO da Blue Ocean Seismic Services, Simon Illingworth, comentou sobre a realização e finalização da fase de testes iniciais dos Marine Swarm Robotics.

“Os resultados bem-sucedidos dos vários testes de pré-comercialização nos últimos meses são o culminar de uma enorme quantidade de trabalho da equipe da Blue Ocean Seismic Services e representam um grande salto em nosso caminho para a comercialização total”, disse ele.

Dessa forma, a BOSS conseguiu se firmar em uma posição altamente competitiva e favorável no mercado global, traçando caminhos para um futuro próspero no segmento marítimo.

“Agora estamos em uma excelente posição para continuar com a expansão operacional do negócio, envolvendo-nos com reguladores governamentais em nossos principais mercados iniciais e iniciando as operações comerciais em 2024. Investimentos substanciais também estão sendo feitos para garantir componentes para nosso estoque inicial de veículos comerciais”, destacou o executivo.

Como parte de seu projeto de expansão, ela pretende abrir um novo escritório em Houston, Texas, no primeiro trimestre de 2023, e alcançar ainda novos clientes.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos