1. Início
  2. / Indústria
  3. / Companhia Belocal recebe licença do Idema para iniciar a exploração de calcário em seu empreendimento de mineração em Baraúna (RN)
Tempo de leitura 3 min de leitura

Companhia Belocal recebe licença do Idema para iniciar a exploração de calcário em seu empreendimento de mineração em Baraúna (RN)

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 03/05/2022 às 18:08
A região de Baraúna, no Rio Grande do Norte, será beneficiada com o novo empreendimento da Belocal no ramo da mineração. Com a licença do Idema, já pode começar os preparativos para a exploração do calcário na região
Foto: ASCOM/IDEMA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A região de Baraúna, no Rio Grande do Norte, será beneficiada com o novo empreendimento da Belocal no ramo da mineração e, com a liberação da licença por parte do Idema, a empresa já pode começar os preparativos para a exploração do calcário na região

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) concedeu à companhia de mineração Belocal, nessa última segunda-feira, (02/05), uma licença ambiental. Assim, a empresa está apta a dar continuidade ao seu empreendimento no Sítio Baixa Branca, no município de Baraúna, localizado no estado do Rio Grande do Norte, para a exploração do calcário na região. 

https://twitter.com/IdemaRN/status/1521097627118546944

Licença concedida pelo Idema à Belocal cumpre exigências e empresa poderá iniciar projeto de mineração e exploração do calcário na região de Baraúna, no RN

Após uma longa análise da região e vistorias nas operações da companhia de mineração Belocal, a empresa conseguiu enfim a licença ambiental do Idema, necessária para o início do empreendimento. Agora, a Belocal poderá dar início às operações de exploração do calcário para expandir a sua presença no setor da mineração no Brasil, com foco nas reservas da região de Baraúna, no Rio Grande do Norte. 

A busca pela licença do Idema vem acontecendo há alguns meses por parte da companhia Belocal. Além disso, a Audiência Pública para a viabilidade do projeto foi realizada em 08 de dezembro de 2021, quando foram apresentados e discutidos o Estudo de Impacto Ambiental e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental. Entretanto, o Idema conseguiu verificar todas as exigências na operação da empresa e concedeu a licença com base na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama nº 01/86 e 09/87.

O principal requisito para uma companhia da mineração conseguir uma licença para o empreendimento de exploração mineral é que o empreendedor deverá cumprir a assinatura do Termo de Compromisso para efetivação da compensação ambiental. Assim, esse termo foi acordado com a Belocal e a empresa está de acordo com a realização da atividade, além de executar todas as medidas mitigadoras e de controle ambiental, conforme o cronograma executivo constante nos Estudos apresentados. Essas são as principais formas que o Idema utiliza para conseguir o mínimo de impactos ambientais possíveis nos projetos de exploração mineral no Brasil. 

Empreendimento de exploração do calcário da companhia será essencial para o aproveitamento das reservas da mineração da região potiguar

A região de Baraúna é altamente beneficiada com as reservas minerais e um dos grandes polos potiguares para as atividades da mineração. O local está dentro do Grupo Apodi, situado em área de abrangência da deposição de sedimentos em extensa planície de maré e numa plataforma rasa, carbonática. Dessa forma, essa região possui uma alta tendência às reservas de minerais como o calcário, principal foco da Belocal no empreendimento de mineração que está sendo desenvolvido em Baraúna e deverá iniciar em breve após a licitação do Idema. 

Assim, o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, comentou sobre a importância do crescimento da mineração na região e do desenvolvimento de mais um empreendimento voltado para a exploração de minerais como o calcário no estado potiguar. O executivo afirmou ainda que “Estamos expandindo a mineração dentro do estado e fortalecendo a economia da região. A instalação do empreendimento é mais um resultado das ações do Governo do RN para atrair novos investimentos no setor da mineração dentro do estado durante os próximos anos”.

E, com a liberação da licença por parte do Idema, a Belocal caminha para mais um projeto de mineração voltado para uma exploração consciente e responsável. Além disso, é apenas um dos grandes empreendimentos que a empresa pretende concretizar ao longo do ano de 2022.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos