A terceirização de serviços é uma aliada da qualidade das finanças. Ela oferece profissionais capacitados e gera benefícios diversos para as organizações.
As empresas estão cada vez maiores, são diversos setores atuando em uma mesma organização. Gerenciar todos eles pode ser complicado e caro, por isso a terceirização de serviços aparece como alternativa. Esse tipo de alternativa é uma saída inteligente para as empresas que querem focar no seu negócio.
Imagine uma seguradora que precisa administrar os contratos, acompanhar os sinistros, pagar indenizações e outros. Se tivesse que focar nas vendas, acabaria desviando parte de seu foco em vendas.
Para isso, acaba terceirizando a venda, o seguro auto para empresas e pessoas, entre outros. Ela contrata uma outra organização especializada nesse tipo de serviço. Assim tem uma parceria que acaba sendo vantajosa para os dois lados.
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A terceirização de serviços também é bastante encontrada quando se trata de atendimento ao cliente. Muitas empresas contratam outras para prestar serviços de telemarketing ou fazer o transporte logístico.
Os ganhos para ambas são muitos, mas quando se trata da parte financeira, isso fica interessante. A terceirização de serviços consegue reduzir os gastos de diferentes formas.
Otimização de tempo
Tempo é dinheiro. Para dar conta de todo o trabalho é preciso contratar profissionais que se dedicam às tarefas.
O problema é quando esses ficam sobrecarregados resolvendo problemas que poderiam ser delegados. Imagine um gestor ter de fazer um processo seletivo. A sua equipe e suas tarefas ficariam atrasadas e impactariam no negócio.
Se houver a terceirização do recrutamento e seleção ele foca no que precisa. Assim, ele participa apenas de etapas essenciais e tem mais tempo para lidar com atividades fundamentais.
A empresa não precisa de dois gestores para fazer a mesma coisa, apenas um conseguirá lidar com a demanda se conseguir focar nela.
Melhora da qualidade dos serviços
Uma empresa de terceirização de serviços é uma especialista na área que trabalha. Isso quer dizer que possui toda expertise no assunto e tem profissionais altamente qualificados.
Ela forma os trabalhadores e desenvolve os trabalhadores para que eles conheçam a fundo o trabalho. Com isso consegue garantir uma mão de obra altamente qualificada e capaz de realizar as tarefas.
Dessa forma, o trabalho é desempenhado com qualidade. Os erros são minimizados e se ganha em produtividade.
A qualidade dos serviços ajuda a vender mais, afinal, os consumidores buscam por isso. Isso quer dizer que se reduz custos capacitando pessoas, minimizando perdas e ainda se ganha com o aumento das vendas.
A empresa terá especialista em todas as áreas e para chegar a esse patamar pode terceirizar mais de um setor se necessário.
Minimiza as perdas
Um tópico relacionado ao ganho da qualidade é a redução das perdas. Imagine uma linha de produção que produz com qualidade. Os erros são mínimos, logo não é preciso refazer o trabalho ou jogar fora uma material que foi perdido no processo.
Quanto menos tempo ou recurso é desperdiçado, menores os custos do processo. Nesse exemplo, o investimento com a compra de matéria-prima poderia ser revisto já que ela será melhor aproveitada.
Redução de custos trabalhistas com a terceirização de serviços
Os custos com pessoas são elevadíssimos em qualquer empresa. Pagar salários, contribuições previdenciárias e rescisões onerarão as finanças.
Quando reduz o número de profissionais trabalhando para ela, diminui os gastos com folha de pagamento. Também fica mais fácil fazer uma previsão de gastos, pois, se tem um número menor para lidar.
Isso não significa que não haverá investimento em pessoas, entretanto, isso será feito pela empresa terceirizada.
Ganho de participação no mercado
Se a empresa consegue produzir mais com a terceirização de serviços e com alta qualidade, ganha clientes. Produtos mais bem elaborados e que atendam a necessidade terão presença nas prateleiras.
As pessoas começam a se interessar por eles, aumenta a procura e logo a empresa ganha participação no mercado. Ela começa a ganhar espaço em relação às concorrentes e se posiciona de forma atrativa.
Apesar do aumento na participação do mercado estar mais relacionado ao ganho de lucro do eu, a redução de custos não pode ser esquecida. Esse aumento é resultado da terceirização que trouxe uma redução de custos nos processos.
A terceirização de serviços já foi bastante criticada no passado, mas é possível perceber que ela traz ganhos para as empresas. Consegue melhorar processos, elevar a qualidade dos produtos, disponibilizar profissionais altamente qualificados e outros.
Apostar na terceirização e serviços é uma alternativa que se torna rentável para a empresa e a permite focar nos seus negócios. O melhor é que existem diferentes setores e áreas que são terceirizados, se ajustando à realidade do negócio.
Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia Seguros.