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Como os navios são abastecidos? Esse é um processo essencial para que as gigantes embarcações, especialmente os navios cargueiros, possam continuar suas jornadas pelos mares

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 05/08/2024 às 20:00
Como os navios são abastecidos? Esse é um processo essencial para que as gigantes embarcações, especialmente os navios cargueiros, possam continuar suas jornadas pelos mares
Imagem: MJ/Divulgação

Entenda como os navios são abastecidos e a complexidade dessa operação essencial para o comércio marítimo.

Vamos falar sobre um tema essencial, mas que muitas vezes passa despercebido: como os navios são abastecidos. Você já se perguntou como esses gigantes dos mares recebem o combustível necessário para suas longas jornadas? Hoje, vamos mergulhar nessa operação fascinante e cheia de detalhes.

Para quem nunca parou para pensar, abastecer um navio não é nada parecido com encher o tanque do seu carro. Estamos falando de milhares de toneladas de combustível, operações complexas e uma logística impressionante. Vamos pegar o exemplo do Porto de Paranaguá, um dos maiores e mais movimentados do Brasil. Aqui, a movimentação de navios é constante, e a operação de abastecimento é apenas uma parte do dia a dia frenético do porto.

Como os navios são abastecidos

Olha só, quando falamos em como os navios são abastecidos, precisamos entender que há vários tipos de embarcações e métodos. No caso de um navio cargueiro comum, a operação geralmente envolve uma barcaça de combustível. Essas barcaças são rebocadas até o navio, pois não têm propulsão própria. O rebocador posiciona a barcaça ao lado do navio, e através de mangotes (longas mangueiras especializadas), o combustível é transferido.

A operação não é só plug and play, tem toda uma preparação. Antes de iniciar o abastecimento, é colocada uma barreira de contenção, conhecida como Oil Boom, ao redor do navio. Essa barreira serve para prevenir que, em caso de vazamento, o óleo se espalhe pelo mar, evitando desastres ambientais. No Porto de Paranaguá, por exemplo, o combustível marítimo mais utilizado é o MF 380, fornecido pela Transpetro.

A realidade no Porto de Paranaguá

A cena é impressionante. O Leandro [do vídeo acima] estava a bordo de um rebocador, gravando uma matéria, e pôde observar de perto a operação de um navio cargueiro. As dimensões e a logística envolvidas são de cair o queixo. Imagine só, enquanto um caminhão carrega entre 10 e 15 toneladas, um navio graneleiro transporta de 50.000 a 68.000 toneladas de carga em uma única viagem! Isso mostra a escala do desafio de como os navios são abastecidos.

Durante a visita, o youtuber viu um navio descarregando com os porões abertos e outro sendo abastecido. Tudo acontece ao mesmo tempo, uma sinfonia de máquinas e trabalhadores coordenando cada movimento.

Não é apenas uma questão de encher tanques

Como os navios são abastecidos é uma operação que exige precisão, tecnologia e muito cuidado. Não é apenas uma questão de encher tanques, mas sim de garantir que o combustível chegue ao seu destino sem causar danos ao meio ambiente. No Porto de Paranaguá, essa operação é realizada com uma eficiência impressionante, garantindo que o comércio marítimo continue fluindo sem interrupções.

Então, da próxima vez que você ver um navio cargueiro no porto, lembre-se do complexo ballet que acontece nos bastidores para manter esses gigantes em movimento. Fiquem ligados para mais histórias e curiosidades do mundo marítimo!

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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