1. Início
  2. / Construção
  3. / Como o Brasil construiu o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo: é o maior aeroporto da América Latina
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Como o Brasil construiu o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo: é o maior aeroporto da América Latina

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 08/01/2024 às 18:12
Como o Brasil construiu o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo: é o maior aeroporto da America Latina
Foto: Divulgação/Aeroporto Internacional de Guarulhos – São Paulo

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, se consolida como o maior aeroporto da América Latina, com uma história de expansão e modernização que reflete o crescimento da aviação brasileira.

A ideia de um novo aeroporto em São Paulo surgiu em 1947, devido ao excessivo movimento no Aeroporto de Congonhas, que registrava cerca de 400 voos diários. Inicialmente, diversas áreas foram analisadas, incluindo Ibiuna e Calcaia do Alto, mas a localização em Guarulhos foi escolhida por oferecer menores custos de desapropriação e melhores benefícios estratégicos para a construção do Aeroporto Internacional de Guarulhos, sendo hoje o maior aeroporto da América Latina.

Em 1976, o ministro da Aeronáutica e o governo estadual de São Paulo firmaram um acordo para o desenvolvimento do novo aeroporto. Guarulhos foi selecionado como local ideal, recebendo uma doação de 10 km² da base aérea de São Paulo para o projeto.

Desafios iniciais e construção

As obras iniciais começaram em 1980, com a construção de uma pista de 3.000 metros e um terminal para 7,5 milhões de passageiros por ano. O consórcio Camargo Correa e Constran foi responsável pela execução, enfrentando atrasos e dobrando o tempo previsto para a conclusão da primeira fase.

Ao longo dos anos, o aeroporto passou por várias reformas e expansões. O Terminal 3, inicialmente planejado para operar em 1998, teve sua capacidade dobrada para 12 milhões de passageiros no novo plano diretor. Em 2014, o terminal foi inaugurado, recebendo seu primeiro voo internacional.

Privatização e gestão

Em 2011, o governo brasileiro decidiu privatizar a gestão do aeroporto, com o consórcio Invepar e Airports Company South Africa assumindo a administração por 20 anos após vencer o leilão com uma oferta de R$ 16,2 bilhões.

Investimentos e modernização

Novos investimentos incluíram a construção de um edifício garagem com 2,6 mil novas vagas, reformas das pistas e pontes de embarque, e a certificação para operações do Airbus A380, iniciando voos regulares em 2017.

Com capacidade para 40 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Guarulhos tornou-se um centro crucial para o tráfego aéreo na região, refletindo o crescimento e a modernização da infraestrutura aeroportuária do Brasil.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos é um exemplo de como o Brasil superou desafios e realizou investimentos significativos para construir uma infraestrutura aeroportuária de grande escala, atendendo às demandas crescentes do transporte aéreo e reforçando sua posição na América Latina.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x