O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, se consolida como o maior aeroporto da América Latina, com uma história de expansão e modernização que reflete o crescimento da aviação brasileira.
A ideia de um novo aeroporto em São Paulo surgiu em 1947, devido ao excessivo movimento no Aeroporto de Congonhas, que registrava cerca de 400 voos diários. Inicialmente, diversas áreas foram analisadas, incluindo Ibiuna e Calcaia do Alto, mas a localização em Guarulhos foi escolhida por oferecer menores custos de desapropriação e melhores benefícios estratégicos para a construção do Aeroporto Internacional de Guarulhos, sendo hoje o maior aeroporto da América Latina.
Em 1976, o ministro da Aeronáutica e o governo estadual de São Paulo firmaram um acordo para o desenvolvimento do novo aeroporto. Guarulhos foi selecionado como local ideal, recebendo uma doação de 10 km² da base aérea de São Paulo para o projeto.
Desafios iniciais e construção
As obras iniciais começaram em 1980, com a construção de uma pista de 3.000 metros e um terminal para 7,5 milhões de passageiros por ano. O consórcio Camargo Correa e Constran foi responsável pela execução, enfrentando atrasos e dobrando o tempo previsto para a conclusão da primeira fase.
-
Minas Gerais autoriza construção de duas pontes de concreto de 96 metros no Alto Paranaíba e 80 metros na Zona da Mata
-
Vale do Jequitinhonha ganha destaque nacional com acordo entre Serviço Geológico do Brasil e Companhia Brasileira de Lítio para impulsionar exploração mineral sustentável em Minas Gerais
-
Protocolo Digital no setor de Mineração celebra seis anos com inovação, transformação digital, serviços online, transparência pública, eficiência administrativa e modernização institucional no Brasil
-
Maior centro de distribuição da Amazon no mundo tem 350 mil m², 18 km de esteiras automatizadas e processa mais de 1 milhão de pacotes por dia no Tennessee
Ao longo dos anos, o aeroporto passou por várias reformas e expansões. O Terminal 3, inicialmente planejado para operar em 1998, teve sua capacidade dobrada para 12 milhões de passageiros no novo plano diretor. Em 2014, o terminal foi inaugurado, recebendo seu primeiro voo internacional.
Privatização e gestão
Em 2011, o governo brasileiro decidiu privatizar a gestão do aeroporto, com o consórcio Invepar e Airports Company South Africa assumindo a administração por 20 anos após vencer o leilão com uma oferta de R$ 16,2 bilhões.
Investimentos e modernização
Novos investimentos incluíram a construção de um edifício garagem com 2,6 mil novas vagas, reformas das pistas e pontes de embarque, e a certificação para operações do Airbus A380, iniciando voos regulares em 2017.
Com capacidade para 40 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Guarulhos tornou-se um centro crucial para o tráfego aéreo na região, refletindo o crescimento e a modernização da infraestrutura aeroportuária do Brasil.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos é um exemplo de como o Brasil superou desafios e realizou investimentos significativos para construir uma infraestrutura aeroportuária de grande escala, atendendo às demandas crescentes do transporte aéreo e reforçando sua posição na América Latina.