Com a variedade de tipos de motores de carro disponíveis, é essencial entender o funcionamento do motor Ciclo Otto e do motor 4 tempos.
Você sabe como funciona um motor de carro? Se não, este é um bom momento para entender melhor o que acontece sob o capô do seu veículo. O motor de carro é uma máquina incrível, capaz de converter combustível em vida para que o carro funcione.
Ao longo deste artigo, vamos conhecer mais sobre como funciona um motor de carro, entender do que se trata um motor ciclo Otto e motor 4 tempos, além de desmistificar tudo o que acontece em cada fase do ciclo e de que forma isso pode ser comparado com outros tipos de motores, como no caso dos motores a diesel.
MOTOR CICLO OTTO: que tipo de motor de carro é esse?
O motor de carro chamado ciclo Otto é um tipo de motor a combustão interna. O motor ciclo Otto tem esse nome em homenagem ao seu criador Nikolaus Otto, que desenvolveu o motor no ano de 1876, sendo considerado uma inovação na época.
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
O motor ciclo Otto é, até hoje, amplamente usado em carros, motos e até mesmo em alguns tipos de embarcação. O funcionamento do motor ciclo Otto se baseia em um ciclo termodinâmico de 4 tempos, algo essencial para compreendermos de que modo ele gera energia para o veículo.
Etapas do motor Ciclo Otto
Este motor possui quatro etapas, que ocorrem em uma sequencia. Confira abaixo:
- Admissão: nessa fase, acontece a mijstura entre ar e combustível, que é introduzidsa na câmara de combustão do motor;
- Compressão: na seguna fase, o pistão vai para cima, comprimindo a mistura citada na primeira fase, na câmara de combustão;
- Explosão: nesse momento, quando o pistão atinge o topo do cilindro, uma vela de ignição fica responsável por produzir uma faísca. Essa faísca é quem acende a mistura comprimida e empurra o pistão de volta para baixo;
- Exaustão: por fim, na última fase, os gases resultantes da explosão gerada na fase anterior são expulsos da câmara de combustão quando o pistão se move novamente para cima.
Com essa desmistificação, podemos concluir que motor ciclo Otto e motor 4 tempos são a mesma coisa. O ciclo se repete de forma contínua, gerando energia mecânica para as rodas do veículo por meio de um sistema de eixos e transmissões que, consequentemente, movem o carro.
Características do motor ciclo Otto ou motor 4 tempos
Agora que você já entendeu que motor ciclo Otto e motor 4 tempos são o mesmo tipo de motor de carro, é hora de conhecer algumas das principais características desse motor:
- Esse tipo de motor de carro utiliza gasolina como combustível, mesmo que sejam adaptados para utilizar etanol, metanol ou até mesmo misturas alternativas;
- Diferentemente do motor a diesel, motor 4 tempos possui taxa de compressão mais baixa;
- O motor ciclo de Otto ou motor 4 tempos opera com sistema de ingestão de combustível ou de carburadores, para que aconteça a mistura de ar e combustível;
- A faixa de rotação costuma ser mais alta, em relação a um motor de carro a diesel, porém é inferior a motores de 2 tempos.
Modernidade, potência e eficiência
O motor ciclo Otto ou motor 4 tempos é conhecido por entregar potência e eficiência, principalmente quando é combinado com tecnologias da atualidade. O sistema de injeção eletrônica de combustível e controle de emissões são essenciais para a melhora do desempenho e sustentabilidade desse tipo de motor de carro.
A mistura de combustíveis como etanol e gasolina têm sido uma tendência entre os motoristas, principalmente aqui no Brasil, onde os modelos flex permitem realizar tal mistura alternativa de combustíveis.
Desempenho do motor 4 tempos em diferentes tipos de condições
O motor 4 tempos ou motor ciclo Otto opera de maneira ideal, mesmo que em diferentes condições. Isso acontece pois ele é projetado para oferecer um desempenho em alta rotação, tornando-o apto para carros de passeio, por exemplo, que exigem aceleração rápida e alta potência. Contudo, pode ser que sua eficiência seja menor, se comparado à motores movidos a diesel, com aplicações que exigem torque mais elevado e operações em rotação mais baixa.
Por fim, entender mais sobre o motor ciclo Otto, também conhecido como motor 4 tempos, é mais que fundamental para qualquer pessoa que deseja ter um veículo, mas não compreende bem como funciona um motor de carro. Esse conhecimento também é ideal para estudantes de engenharia mecânica e até mesmo para entusiastas do mundo automotivo.
Motores como ciclo Otto desempenham um papel fundamental na indústria de automóveis e, com o avanço e evolução das tecnologias, cada vez mais esse tipo de motor consegue reduzir a emissão de gases e melhorar a sua eficiência no trânsito.
Com todas as dúvidas sendo esclarecidas sobre motor ciclo Otto, questão de funcionamento, características e desempenho do motor, continue a explorar o mundo da engenharia automotiva, mantendo-se atualizado sobre as últimas informações e tendências de um dos setores que mais crescem e evoluem na indústria.