Com curvas fechadas, neblina intensa e pistas íngremes, a Serra de Ubatuba desafia motoristas e exige atenção redobrada ao volante
Quem pretende viajar para o litoral norte de São Paulo, especialmente em direção a Ubatuba, precisa estar preparado.
A descida da Serra de Ubatuba é considerada uma das mais desafiadoras do Brasil.
Com curvas fechadas, trechos íngremes e condições climáticas instáveis, a estrada exige cuidado total dos condutores.
-
Você costuma usar essas frases no dia a dia? Psicologia aponta sinais de pouca empatia e rigidez emocional
-
Passageiros processam companhias aéreas e relatam cobrança extra de até US$ 100 por vista inexistente em voos internacionais
-
Estes são os 5 planos de saúde que mais acumularam reclamações no Brasil, segundo ANS e Procon, com multas que já somam mais de R$ 200 milhões
-
Nem crocodilo, nem cobra: o animal mais letal da Austrália não é venenoso e não possui dentes afiados; apesar de ser conhecido por seus animais exóticos, o mais “perigoso” do país é o cavalo
Relatos de tensão na pista da estrada
Na comunidade de viajantes do Tripadvisor, muitos motoristas relatam experiências difíceis.
Uma usuária identificada como Smb contou que seus filhos passaram mal no banco traseiro, por causa do excesso de curvas.
“Não tinha recuo ou acostamento para socorrer eles. Foi bem tenso. Não recomendo e não pego mais essa estrada”, escreveu.
Outro comentário veio de Gean Panne. Ele relatou que subiu a Serra de Ubatuba pela Rodovia Oswaldo Cruz em meio a uma forte neblina.
“Acho que foi um dos momentos mais tensos da minha vida. O que falaram em curva cotovelo, bota cotovelo nisso”, descreveu.
De acordo com ele, a visibilidade era quase nula. “Eu não via um palmo na frente do carro. Nunca mais, NUNCA mais eu passo por ela”, completou.
Marcha certa faz diferença
Para quem dirige carros com câmbio manual, a recomendação é simples: utilize na descida a mesma marcha que usaria para subir.
Isso ajuda a manter o controle do veículo sem sobrecarregar os freios.
Essa prática é conhecida como frenagem de motor e é ideal para trechos com descidas longas.
Já para veículos com câmbio automático, é importante observar a rotação do motor. Em geral, o sistema faz a redução de marcha automaticamente.
No entanto, se a rotação estiver baixa, pode ser necessário intervir de forma manual. Isso pode ser feito com a alavanca do câmbio ou por meio das borboletas localizadas no volante.
Dicas para descer com segurança a estrada mais ingreme
A principal recomendação é simples: use marchas engrenadas. Isso dá mais controle ao motorista e reduz a necessidade de acionar o freio com frequência.
Evitar o uso constante do freio impede o superaquecimento do sistema e contribui para uma descida mais segura.
Ao planejar a viagem, o ideal é checar as condições da estrada e evitar horários com alta neblina. Com atenção e cautela, é possível aproveitar o trajeto até Ubatuba com segurança.
Conheça também a estrada mais perigosa do mundo
A estrada D915, na província turca de Trabzon, foi considerada a mais perigosa do mundo. Com 106 quilômetros de extensão, ela corta a montanha Soganli, a mais de 1.800 metros de altitude. O trajeto liga Bayburt à cidade de Of e impressiona pelo número de curvas fechadas e ausência de proteção lateral.
Curvas fatais e riscos constantes
Conhecida como “estrada para o inferno”, a D915 tem 29 curvas extremamente fechadas. Não há guard rails ou muretas. Qualquer erro pode levar o veículo a despencar de penhascos de até 275 metros. A estrada já registrou diversas mortes. Mesmo motoristas experientes precisam de atenção total.
O perigo aumenta com o nevoeiro, comum mesmo no verão. Há também riscos frequentes de deslizamentos e avalanches, tornando o trajeto ainda mais desafiador.
Estrutura precária desde 1916
A estrada foi construída em 1916 por soldados russos, com cascalho retirado da montanha. Atualmente, boa parte foi asfaltada, mas o trecho central continua com cascalho solto. Isso torna a condução difícil, especialmente em períodos de chuva ou gelo.
As pistas são estreitas. Em alguns pontos, dois veículos não conseguem passar ao mesmo tempo. Mesmo assim, o tráfego é diário. Caminhões, motos e carros passam pelo local todos os dias.
Durante o inverno, a estrada costuma ser interditada. A neve e o gelo tornam as encostas escorregadias e reduzem a visibilidade.
A combinação aumenta drasticamente os riscos de acidentes.
A D915 foi classificada como a estrada mais perigosa do mundo pelo site dangerousroads.org, superando até a Estrada da Morte, na Bolívia. O portal destacou: “palavras e imagens não são suficientes para descrever o quão perigosa esta estrada é”.
Já subi essa serra chovendo muito com um Ford fiesta eu e minha irmã tivemos que descer do carro em um trecho porque a água que descia era muito forte e o carro estava patinando, um amigo estava dirigindo, foi Power.
Desci essa serra com VM 260 carregado de carne errei caminho quando vi estava n aserra a polícia rodoviária veio me interceptar no meio e saber se estava com freio ainda bem que estava chovendo senão teria abandonado caminhão mas consegui descer sobrevivi segundo o guarda ainda alevei uma multa kkkkassinei todo feliz kkkk
Eu tinha um golzinho 92 o ano era 95
Desci e depois subi com chuva.
Pank essa estrada.
Ja vi ônibus descendo e dando ré nas curvas mais fechadas.
Nao não é pra amadores não !!!