1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Comissão do Senado aprova projeto que visa isentar o pagamento do IPVA para alguns carros; veja quem pode ser beneficiado
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Comissão do Senado aprova projeto que visa isentar o pagamento do IPVA para alguns carros; veja quem pode ser beneficiado

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 23/02/2024 às 16:14
Carro usado em 2024? Veja TRÊS dicas para fugir de golpes na hora da compra. (Imagem/ reprodução)
Carro usado em 2024? Veja TRÊS dicas para fugir de golpes na hora da compra. (Imagem/ reprodução)

Um projeto de lei proposto no Senado visa isentar alguns veículos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Certamente, os custos com o IPVA são um dos maiores quando o assunto é a manutenção de um veículo. Pensando nisso, um projeto de lei foi proposto visando isentar alguns veículos do pagamento deste imposto.

Esse projeto em questão foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quarta-feira (21). A CCJ deu um parecer positivo quanto à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 72/2023. O texto visa conceder isenção do IPVA para alguns veículos que hoje circulam no Brasil.

Quais os veículos afetados

De acordo com o projeto, proposto pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG), a ideia é isentar o pagamento do IPVA para carros fabricados há mais de 20 anos no Brasil. Esse texto recebeu um relatório favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO) e, após passar pela CCJ, vai para a análise do Plenário.

Em entrevista ao portal do Senado, Cleitinho destacou que a reforma tributária aumentou a incidência do IPVA sobre veículos aquáticos e aéreos, mas esqueceu de analisar a crescente frota de veículos antigos no Brasil.

Atualmente, com base em uma pesquisa divulgada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), o Brasil conta atualmente com a frota de veículos mais antigos desde 1995.

Nesse sentido, o levantamento mostrou que, apenas levando em consideração os anos de 2020 a 2021, constata-se que o número de carros com mais de 20 anos subiu de 2,5 milhões para 3,6 milhões. Veículos mais caros no Brasil

Argumento para a isenção

Ao defender sua proposta, o senador conta que o envelhecimento da frota de veículos no Brasil ocorreu, sobretudo, por conta da pandemia da Covid-19. Por conta disso, o preço do IPVA subiu, tanto para os carros novos quanto para aqueles usados.

“Diante disso, os princípios da justiça fiscal e o da capacidade econômica requerem deste Congresso a tomada de medidas para assegurar a esses brasileiros a manutenção da propriedade de seus veículos”, afirmou.

Além disso, o senador também destacou que essa proposta, caso aprovada, irá gerar perda de arrecadação em apenas três estados: Gerais, Pernambuco e Santa Catarina. Isso acontece porque, nos demais estados, existe a previsão de isenção do imposto para os veículos com mais de 20 anos.

Atualmente, em alguns locais, a isenção é válida até mesmo para veículos com mais de dez anos. “Considerando-se que, em regra, os proprietários de veículos mais antigos integram as camadas sociais menos abastadas, as despesas com IPVA consomem parcela relevante de sua renda. Com a aprovação da PEC ora em análise, serão atendidos concomitantemente os princípios da justiça fiscal e da capacidade econômica”, afirmou o parlamentar.

Posição contrária à PEC que visa isentar o IPVA

Contrário a esse projeto, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos/PR) afirmou que o certo não seria a isenção e sim uma promoção, por parte do Estado, da renovação dos veículos. Nesse sentido, ele destaca que em alguns países o caminho adotado é o contrário: imposto maior para carros antigos.

“Existem países, como Japão, onde a tendência é o contrário. Quanto mais antigo o carro, maior é o imposto”, disse ele. O senador ainda argumentou que o motivo é que esses carros mais antigos são os que mais poluem.

“Há um incentivo à renovação da frota. O que se dá é benefício para que ele venda o carro velho e compre um novo, com tecnologia mais moderna que polua menos. Nós não estaríamos fazendo isso”, finalizou o parlamentar. Conforme citado, agora, o projeto vai ao plenário do Senado, onde todos os parlamentares podem votar sobre o tema.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x