1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Comgás corta tarifas para a indústria até junho após aprovação da Arsesp
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Comgás corta tarifas para a indústria até junho após aprovação da Arsesp

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 11/03/2023 às 00:07
Comgás
Comgás (foto/divulgação)

A distribuidora brasileira de gás natural Comgás cortou suas tarifas para consumidores industriais em uma média de 12,9% até 9 de junho.

A isenção de impostos para consumidores industriais varia de 10,4% a 14,1%, aprovada pelo regulador nacional Arsesp. A Comgás tem contratos de fornecimento de gás com a estatal Petrobras e com a trading Compass, mas o contrato desta última não está em vigor. A Petrobras cortou sua oferta às distribuidoras de gás natural em 11,1% no início de janeiro devido aos preços mais baixos do petróleo, referência para o contrato.

Preço do gás nas concessões da Comgás cai em média 13%. A Agência Reguladora do Serviço Público do Estado de São Paulo (Arsesp) publicou no Diário Oficial de quinta-feira (9) a última atualização sobre o repasse do custo do gás e as contas gráficas na tarifa da Comgás, aplicáveis ​​a partir de 10 de março de 2023. Segundo a agência, a variação média foi de -13%.

Conforme deliberação 1.389/2023 de 09 de dezembro de 2022, nesta nova atualização, às variações nos custos do valor industrial, por exemplo, -14,1% para indústrias com consumo acima de 10.000.000 m3 e para consumo até 2.000.000 m3 Indústria m³, foi de -13,7% , o consumo foi de 1.000.000m³, foi de -13,5%, mesmo no setor industrial com consumo de 30.000m³, a variação foi de -10,4%.

Comgás cria plataforma de inovação

via ComGas

Não é à toa que a Comgás é considerada a maior distribuidora de gás natural do Brasil: 2,3 milhões de clientes e mais de 150 anos de história. Em 2021, nasceu a plataforma de inovação Plugue da Comgás com o objetivo de concretizar a transformação digital da empresa e de todo o ecossistema nacional de gás natural.

Idealizada em um dos períodos mais críticos da pandemia no Brasil, a iniciativa ganhou corpo e completou um ano em outubro de 2022. Hoje, a iniciativa se baseia em quatro pilares: a empresa, que fomenta a inovação e a agilidade na cultura aberta Comgás; a academia, como escola de tecnologia, inovação e dinamismo; a energia, com um centro de pesquisa, prototipagem e desenvolvimento de energia soluções; venture capital, mapeando, monitorando e investindo em start-ups com ênfase em parcerias estratégicas.

Conheça

A ComGás – Companhia de Gás de São Paulo é uma empresa brasileira considerada pela Abegas (Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Natural Duto) como a maior distribuidora de gás natural do Brasil em volume.

A empresa fornece gás canalizado para mais de 1,7 milhão de consumidores nos setores residencial, comercial, industrial, automotivo, cogeração e cogeração em 88 cidades de sua área de franquia, incluindo a região metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, regiões administrativas da Baixada Santista e Campinas.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos