Com um investimento de R$ 10,23 bilhões, a concessão de um trecho de 686 km em Rondônia moderniza a rodovia, impulsionando a logística nacional e integrando a região ao desenvolvimento do país.
Um investimento bilionário em uma única rodovia acaba de ser confirmado. A BR-364, um eixo vital que conecta São Paulo ao Acre, iniciou uma transformação histórica. O projeto promete não apenas modernizar a infraestrutura, mas também impulsionar a economia de todo o Norte do Brasil.
O investimento de R$ 10,23 bilhões na infraestrutura
Em 2025, o governo federal assinou uma concessão de R$ 10,23 bilhões. O valor será usado para transformar 686 km da BR-364, no trecho entre Porto Velho e Vilhena, em Rondônia. A obra representa um salto histórico para a logística do Arco Norte. O plano inclui duplicações, faixas marginais, passarelas e pontes modernas.
Este projeto vai além da segurança no trânsito. Ele conecta o agronegócio do Centro-Oeste ao potencial mineral do Norte do Brasil e à economia do Nordeste. A estrada deixa de ser apenas uma via de passagem. Ela se torna um verdadeiro vetor de desenvolvimento para o país.
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De estrada isolada a pilar da logística nacional
A BR-364 foi inaugurada em 1960 para ligar Cuiabá a Porto Velho, abrindo territórios antes isolados. Com o tempo, trechos foram asfaltados e modernizados, principalmente em Mato Grosso. Contudo, o norte ainda sofria com a falta de infraestrutura adequada. A ausência de duplicação causava acidentes, lentidão e perdas na produtividade.
O escoamento de grãos, carne e minérios era prejudicado. Diante deste cenário, a bancada agrícola e setores produtivos pressionaram por uma solução. O resultado foi a concessão do trecho de Rondônia. A medida é uma resposta institucional para criar um canal de escoamento moderno, seguro e eficiente.
O que já está sendo feito na prática
A transformação já começou. A concessionária Nova 364 S.A. foi autorizada a atuar em obras emergenciais antes mesmo da assinatura do contrato. Um dos primeiros avanços ocorreu na área urbana de Jaru, com um trecho duplicado. Outra ação crucial foi na ponte sobre o rio Candeias, interditada desde janeiro de 2025 por problemas estruturais.
O cronograma é ambicioso. O contrato de 30 anos prevê a entrega de 80% das melhorias nos primeiros 5 anos. A concessionária também está contratando 480 profissionais para a operação. A tecnologia é um diferencial, com o uso de asfalto modificado por polímeros, mais resistente ao calor e ao tráfego pesado.
Melhorias e modernização da rodovia
O plano de obras é extenso. Serão duplicados 107,5 km da rodovia para aumentar a mobilidade e reduzir os riscos de colisão. O projeto também implementará 190,5 km de faixas adicionais e 17,8 km de vias marginais, que melhoram o tráfego urbano.
A modernização inclui 24 passarelas, 90 pontos de ônibus e 24 passagens de fauna. Para a segurança e fiscalização, serão instaladas 90 câmeras com leitura automática de placas, 61 painéis de mensagem e 30 equipamentos de pesagem. Além disso, 12 bases operacionais integradas oferecerão suporte 24 horas aos motoristas.
Mais que asfalto, uma plataforma de desenvolvimento
Essa megaobra é um catalisador para a conectividade do país. Ao modernizar a logística em Rondônia, o projeto atrai investimentos, gera empregos e reduz o custo do frete. Ele fortalece a integração do Norte do Brasil com o Arco Norte, corredor estratégico que escoa a produção nacional.
Com a conclusão das obras, a região terá mais que uma rodovia melhorada. Terá uma plataforma de desenvolvimento. A modernização da BR-364 é a coluna vertebral que conecta povos, produtos e o potencial do norte ao resto do Brasil. O caminho para o desenvolvimento está, finalmente, sendo construído.