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Combustão por energia solar, é a inovação que se faz constante no setor automotivo, condução elétrica solar é acessível, além de reduzir as emissões de CO2

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 11/01/2023 às 10:24
Atualizado em 02/02/2023 às 19:18
condução elétrica solar acessível
Condução elétrica solar acessível (Foto/divulgação)

O setor automotivo já está investindo na segunda geração de veículos elétricos movidos a energia solar. A notícia é que os modelos começarão a ser produzidos por uma empresa holandesa e foram apresentadas na CES 2023, a maior feira de tecnologia do mundo ocorrida em Las Vegas nos últimos dias 5 a 8 de janeiro, é a versão conceitual do Lightyear 2. O desenvolvimento da primeira geração envolveu o investimento de € 81 milhões.

E os preços estão mais acessíveis do que se imagina, uma vez pensando na autonomia de 800km, nada mal o preço de € 40 mil Euros pelo possante. Os primeiros modelos dessa nova geração devem chegar em 2025, mas aqueles que quiserem encomendar o veículo já podem fazê-lo, uma vez que a Lightyear já disponibilizou lista de espera.

Para além da questão da autonomia, a segunda geração de veículos elétricos movidos a energia solar ainda traz uma energia mais limpa para toda a cadeia. E são 50% menos emissão de gás carbônico, ou seja, uma direção muito mais sustentável. E sem comprometer a praticidade, motoristas poderão dar prioridade à sustentabilidade, utilizando a luz solar de maneira eficiente, e assim, as redes elétricas, que já estão sobrecarregadas, poderão ser poupadas.

O Lightyear 0

Quem está esperando pela primeira geração diz que apenas será necessário carregar o carro depois de meses de uso. Foram seis anos de pesquisa para o alcance do design que garantisse a performance ideal. O modelo é um sedã inspirado no modelo Panamera da Porche, e essa versão possui um preço mais salgado. Convertido em reais, quem quiser um ”brinquedinho” desses vai ter que investir mais de R$ 1 milhão. O peso do veículo é de apenas 1.575 kg, bem leve, pois sua carroceria é toda fabricada em fibra de carbono e a previsão é que o carro atinja 110 km/h de velocidade máxima.

O primeiro motor conduzido à luz elétrica solar será apresentado em três volumes. Com um painel solar de cinco metros quadrados, possui autonomia de 60 kWh e, com um tanque, é possível rodar até 625km. Se for utilizada apenas energia solar, é possível gerar até 11 mil km de autonomia, a depender das condições climáticas de onde o Lightyer rodará. Mas é possível recarregá-lo também na tomada e, em 1 hora, obter 32 km de autonomia em tomadas domésticas, ou 520 km de alcance em fontes rápidas de recarga.

Desempenho não é o foco. Produzido com matéria-prima vegana e sustentável, entre elas garrafas pet e couro sintético de origem natural, assentos de camurça de microfibra ecológica e detalhes de palma de vime. O Lightyear 0 começou a ser produzido em outubro de 2022, e foram encomendadas 946 unidades. A central de entretenimento, de onde praticamente doas as funções do carro podem ser acessadas, possui 10,1 polegadas, e até então, as informações é que são apenas compatíveis com o sistema operacional Android.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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