1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Com visual robusto, motor 1.5 TSI Evo2 de 150 cv e 25,5 kgfm e preços de R$ 120 mil a R$ 180 mil, a Volkswagen Udara chega em 2026 para aposentar a Saveiro
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Com visual robusto, motor 1.5 TSI Evo2 de 150 cv e 25,5 kgfm e preços de R$ 120 mil a R$ 180 mil, a Volkswagen Udara chega em 2026 para aposentar a Saveiro

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/09/2025 às 09:59
A Volkswagen Udara será lançada em 2026 com motor 1.5 TSI Evo2 de 150 cv, preços entre R$ 120 mil e R$ 180 mil e substituirá a Saveiro no Brasil.
A Volkswagen Udara será lançada em 2026 com motor 1.5 TSI Evo2 de 150 cv, preços entre R$ 120 mil e R$ 180 mil e substituirá a Saveiro no Brasil.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Nova picape da Volkswagen será produzida no Paraná e promete unir desempenho, tecnologia e estilo para substituir a veterana Saveiro no mercado brasileiro.

A Volkswagen Udara será o próximo grande lançamento da marca no Brasil e promete agitar o competitivo mercado de picapes intermediárias. Com previsão de chegada para meados de 2026, o modelo surge como sucessora da veterana Saveiro e mira diretamente rivais consolidadas como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana, além da futura Renault Niagara.

A picape está sendo desenvolvida sobre a plataforma MQB A0, a mesma usada por Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e pelo recém-anunciado Tera.

A escolha dessa base permite reduzir custos e encurtar prazos de produção, além de possibilitar uma arquitetura de monobloco voltada tanto ao trabalho leve quanto ao uso urbano.

Dimensões e posicionamento para enfrentar rivais

Segundo a Volkswagen, a Udara terá cerca de 4,75 metros de comprimento e 2,80 m de entre-eixos — medidas próximas às da Montana e inferiores às da Toro.

Apesar do porte intermediário, ela deve contar com bitolas mais estreitas e largura em torno de 1,76 m, por utilizar componentes dianteiros do T-Cross.

O modelo terá suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas, solução parecida com a da Fiat Strada. Isso indica que a marca pretende entregar robustez e capacidade de carga nas versões de entrada, sem perder o conforto necessário para o público que busca um veículo de uso pessoal.

Preços, motorização e produção nacional

A Volkswagen pretende posicionar a Udara entre R$ 120 mil e R$ 180 mil, faixa que a colocará frente a frente com as versões mais acessíveis da Toro e da futura Niagara.

Essa estratégia visa conquistar o consumidor pessoa física que busca versatilidade, mas que ainda precisa de espaço de caçamba e aptidão para o trabalho.

O conjunto mecânico deve ser o novo motor 1.5 TSI Evo2 flex de 150 cv e 25,5 kgfm, combinado ao câmbio automático de oito marchas e possivelmente com sistema híbrido leve de 48 volts. Com isso, a Udara pode se tornar o primeiro veículo eletrificado da Volkswagen produzido no Brasil.

A fabricação será em São José dos Pinhais (PR), ao lado de T-Cross e Virtus, dentro de um investimento de R$ 3 bilhões previsto para o complexo paranaense. A iniciativa faz parte do ciclo de R$ 20 bilhões e 17 novos produtos que a montadora lançará no país até 2028.

Substituição da Saveiro e novo papel no portfólio

A Udara chega para ocupar o espaço da Saveiro, que deixará de ser produzida após anos de bons resultados.

Com a nova picape, a Volkswagen pretende manter presença no mercado de entrada e ao mesmo tempo avançar sobre o lucrativo segmento de picapes intermediárias.

Segundo Thomas Schäfer, CEO global da marca, o Brasil tem um mercado único para caminhonetes e exige um produto que una praticidade e estilo. A Udara surge justamente para atender a essa demanda, posicionando a Volkswagen para disputar um dos nichos mais promissores do setor automotivo nacional.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x