Nova picape da Volkswagen será produzida no Paraná e promete unir desempenho, tecnologia e estilo para substituir a veterana Saveiro no mercado brasileiro.
A Volkswagen Udara será o próximo grande lançamento da marca no Brasil e promete agitar o competitivo mercado de picapes intermediárias. Com previsão de chegada para meados de 2026, o modelo surge como sucessora da veterana Saveiro e mira diretamente rivais consolidadas como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana, além da futura Renault Niagara.
A picape está sendo desenvolvida sobre a plataforma MQB A0, a mesma usada por Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e pelo recém-anunciado Tera.
A escolha dessa base permite reduzir custos e encurtar prazos de produção, além de possibilitar uma arquitetura de monobloco voltada tanto ao trabalho leve quanto ao uso urbano.
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Dimensões e posicionamento para enfrentar rivais
Segundo a Volkswagen, a Udara terá cerca de 4,75 metros de comprimento e 2,80 m de entre-eixos — medidas próximas às da Montana e inferiores às da Toro.
Apesar do porte intermediário, ela deve contar com bitolas mais estreitas e largura em torno de 1,76 m, por utilizar componentes dianteiros do T-Cross.
O modelo terá suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas, solução parecida com a da Fiat Strada. Isso indica que a marca pretende entregar robustez e capacidade de carga nas versões de entrada, sem perder o conforto necessário para o público que busca um veículo de uso pessoal.
Preços, motorização e produção nacional
A Volkswagen pretende posicionar a Udara entre R$ 120 mil e R$ 180 mil, faixa que a colocará frente a frente com as versões mais acessíveis da Toro e da futura Niagara.
Essa estratégia visa conquistar o consumidor pessoa física que busca versatilidade, mas que ainda precisa de espaço de caçamba e aptidão para o trabalho.
O conjunto mecânico deve ser o novo motor 1.5 TSI Evo2 flex de 150 cv e 25,5 kgfm, combinado ao câmbio automático de oito marchas e possivelmente com sistema híbrido leve de 48 volts. Com isso, a Udara pode se tornar o primeiro veículo eletrificado da Volkswagen produzido no Brasil.
A fabricação será em São José dos Pinhais (PR), ao lado de T-Cross e Virtus, dentro de um investimento de R$ 3 bilhões previsto para o complexo paranaense. A iniciativa faz parte do ciclo de R$ 20 bilhões e 17 novos produtos que a montadora lançará no país até 2028.
Substituição da Saveiro e novo papel no portfólio
A Udara chega para ocupar o espaço da Saveiro, que deixará de ser produzida após anos de bons resultados.
Com a nova picape, a Volkswagen pretende manter presença no mercado de entrada e ao mesmo tempo avançar sobre o lucrativo segmento de picapes intermediárias.
Segundo Thomas Schäfer, CEO global da marca, o Brasil tem um mercado único para caminhonetes e exige um produto que una praticidade e estilo. A Udara surge justamente para atender a essa demanda, posicionando a Volkswagen para disputar um dos nichos mais promissores do setor automotivo nacional.