1. Início
  2. / Biocombustíveis Renováveis
  3. / Com usinas a biodiesel governo realiza leilão e pode elevar preço do diesel no país
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Com usinas a biodiesel governo realiza leilão e pode elevar preço do diesel no país

Escrito por Carla Teles
Publicado em 15/04/2025 às 17:53
Com usinas a biodiesel governo realiza leilão e pode elevar preço do diesel no país
O governo fez um leilão para garantir energia, mas isso pode deixar o diesel mais caro. Importadores estão preocupados porque o biodiesel usado nas usinas é difícil de produzir em grande quantidade no Brasil.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Contratação de usinas a biodiesel preocupa importadores e pode causar impacto direto no bolso dos motoristas

A nova rodada do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP), promovida pelo Ministério de Minas e Energia, acendeu um sinal de alerta no setor de combustíveis. A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) teme que o aumento da demanda por biodiesel para abastecimento das termelétricas leve a uma elevação nos preços do diesel nos postos. Como o Brasil proíbe a importação de biodiesel, o cenário pode afetar diretamente o consumidor final.

Termelétricas contratadas com biodiesel preocupam o setor

O governo federal abriu uma nova etapa do Leilão de Reserva de Capacidade com a proposta de garantir segurança energética ao país, especialmente em momentos de alta demanda. No entanto, a inclusão de termelétricas movidas a biodiesel gerou preocupação entre os agentes do setor de combustíveis. De acordo com a Abicom, a medida pode pressionar fortemente o mercado, já que o biodiesel produzido nacionalmente está próximo do seu limite de produção.

Segundo apuração do portal Eixos, a Abicom alertou que a contratação dessas usinas, mesmo com boas intenções, pode agravar a oferta de diesel no Brasil, pois o país não permite a importação de biodiesel. Com isso, a produção interna teria que dar conta de abastecer o mercado rodoviário e, agora, também o setor energético, o que não é considerado viável no curto prazo.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Logística e limites da produção nacional aumentam riscos

Atualmente, as usinas de biodiesel estão concentradas nas regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil, enquanto o maior consumo ocorre em outras localidades. Esse descompasso logístico é um fator adicional de preocupação, já que o transporte e o armazenamento do biodiesel exigem cuidados específicos, o produto oxida com facilidade e tem baixa estabilidade, o que limita seu tempo de estocagem.

Além disso, conforme destacou a Abicom na cobertura da Eixos Energia, a própria estrutura das usinas pode ser insuficiente para atender a toda a demanda caso o uso de biodiesel seja intensificado por exigência do leilão. A mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil, que atualmente é de 14% e passará para 15% em abril, já pressionaria a produção em cerca de 91% da capacidade instalada, mesmo sem considerar a demanda adicional do setor elétrico.

Impacto direto no consumidor be medidas esperadas

Com o aumento da concorrência pelo mesmo insumo, especialistas apontam que o preço do diesel tende a subir, o que pode ter impacto imediato no transporte de cargas e, consequentemente, em toda a cadeia logística do país. A Abicom sugere que o governo revise a possibilidade de importar biodiesel como medida emergencial para equilibrar a oferta e a demanda, evitando que os preços saiam do controle.

A proposta de incentivo às energias renováveis é bem-vinda, mas precisa estar acompanhada de um planejamento detalhado sobre infraestrutura e abastecimento. A expectativa é que novas discussões técnicas entre os representantes do setor e o Ministério de Minas e Energia aconteçam nos próximos dias, visando encontrar um equilíbrio entre sustentabilidade energética e viabilidade econômica.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x