Com tanques que podem carregar quase 1.500 litros de diesel, a linha Scania Super se consolida como o caminhão com a maior autonomia à venda no Brasil, capaz de rodar mais de 4.000 km sem reabastecer.
Para o caminhoneiro que cruza as estradas de dimensões continentais do Brasil, autonomia não é apenas um número, mas sinônimo de eficiência, economia e rentabilidade. Em 2025, a busca pelo caminhão com a maior autonomia à venda no Brasil leva a um campeão claro: a linha Scania Super.
De acordo com testes realizados por publicações especializadas como o Estradão, a combinação de tanques de combustível gigantescos com a nova geração de motores eficientes da marca sueca permite ao veículo alcançar uma autonomia teórica impressionante, superando com folga seus principais concorrentes, como o DAF XF e o Volvo FH.
Tanques gigantes e motores eficientes
A autonomia de um caminhão extrapesado é o resultado de uma equação simples, mas poderosa. O primeiro fator é a capacidade total de combustível que ele pode carregar. O segundo, igualmente crucial, é a eficiência energética do motor, ou seja, quantos quilômetros ele consegue percorrer com cada litro de diesel.
-
Esqueça o asfalto: rodovia esquecida de 28 km recebe R$ 120 milhões em concreto de 23 cm que dura 20 anos e se torna corredor estratégico de grãos e proteína animal
-
Fim do pedágio por eixo suspenso pode virar lei em 2026: caminhoneiros projetam economia milionária nas estradas — mas concessionárias alertam para rombo bilionário nos contratos de concessão
-
R$ 7,3 bilhões em investimentos: Goiás e Mato Grosso receberão pacote de obras e serviços 24h em rodovias estratégicas para exportação
-
A lá EUA: estado anuncia duplicação de rodovia com concreto, material que dura até 3 vezes mais que o tradicional asfalto
Um motor moderno, com alto torque em baixas rotações e tecnologias de injeção avançadas, consegue extrair o máximo de cada gota de combustível, multiplicando o alcance do caminhão.
O campeão da estrada: a linha Scania Super e seus 1.490 litros
O grande destaque da linha Scania Super, e o que a coloca no topo do ranking, é sua capacidade de configuração de tanques de combustível. É o caminhão com a maior autonomia à venda no Brasil por oferecer a maior capacidade de diesel de fábrica do mercado.
Capacidade máxima de diesel: 1.490 litros, atingida com a combinação de dois grandes tanques de alumínio.
Consumo estimado: testes em condições reais de operação, com 74 toneladas, apontam médias que variam de 2,7 a 3,0 km/L.
Autonomia máxima projetada: usando uma média conservadora de 2,8 km/L, a autonomia do Scania Super pode chegar a impressionantes 4.172 quilômetros.
Essa distância permitiria, teoricamente, que um caminhoneiro viajasse de Porto Alegre (RS) a Maceió (AL) sem precisar parar para reabastecer.
Os competidores de peso na briga pela distância
A Scania não está sozinha na busca por longas distâncias. Outras grandes marcas também oferecem caminhões com excelente autonomia.
DAF XF: o modelo holandês é um dos principais concorrentes, conhecido pela possibilidade de ser equipado com tanques de grande capacidade, que podem somar até 1.100 litros. Isso lhe garante uma autonomia que pode chegar perto dos 3.000 quilômetros.
Volvo FH: a estratégia da sueca Volvo, especialmente com o pacote I-Save, foca na máxima eficiência do motor. Embora seus tanques possam ter uma capacidade ligeiramente menor, o consumo de combustível otimizado o mantém como um forte competidor na autonomia total.
Por que a autonomia é tão importante para o transportador?
Para uma operação de transporte de longa distância, ter o caminhão com a maior autonomia à venda no Brasil significa uma grande vantagem competitiva.
Menos paradas para abastecer resultam em um menor tempo de viagem, o que aumenta a produtividade. Além disso, permite que o motorista ou a empresa planeje os abastecimentos em postos de confiança ou com preços mais competitivos, gerando uma economia significativa ao final de cada viagem.
Scania Super na liderança
Em 2025, o título de caminhão com a maior autonomia à venda no Brasil pertence, de fato, à linha Scania Super. Sua capacidade única de carregar 1.490 litros de diesel, aliada à eficiência de seus novos motores, o coloca em uma categoria própria, como o campeão indiscutível das longas distâncias nas estradas brasileiras.