Investimento de R$ 400 milhões em antiga fábrica da Troller para produção de veículos elétricos
O recente anúncio do investimento de R$ 400 milhões na antiga fábrica da Troller para a produção de veículos elétricos é, sem dúvida, um passo audacioso do governo do Ceará. Mas será que a promessa de um polo automobilístico no estado realmente vai decolar?
Não dá pra negar que a reativação da antiga fábrica da Troller em Horizonte, Ceará, é uma jogada estratégica. Com o terreno agora nas mãos do governo cearense, a expectativa é transformar essa área de 127 mil m² em um novo hub para a produção de veículos elétricos. Mas, como tudo que parece bom demais para ser verdade, esse projeto ainda levanta algumas sobrancelhas.
Nova fábrica para produção de veículos elétricos
O terreno, que estava inativo desde 2021, foi desapropriado pela gestão de Elmano Freitas em março de 2024. Sim, desapropriado. E essa decisão, apesar de ousada, não foi unanimidade. Tem gente que torceu o nariz, argumentando que o governo poderia estar gastando demais em um projeto cujo sucesso ainda é incerto. O governador, no entanto, se manteve firme, alegando que o Ceará não podia perder a chance de ter seu tão sonhado polo automobilístico.
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Comexport é responsável por tocar o projeto
Se você está curioso para saber quais marcas vão se instalar nessa nova fábrica, bem, não está sozinho. A Comexport, responsável por tocar o projeto, ainda faz mistério sobre as empresas que colocarão seus carros elétricos no mercado cearense. Há rumores de que marcas como Volvo, Mercedes-Benz e Toyota estejam no páreo, mas, até agora, nada confirmado.
E falando em especulações, a montadora chinesa Neta pode ser uma das primeiras a desembarcar no Brasil via essa nova planta industrial. Com três modelos recém-apresentados e planos de iniciar operações no país em 2025, a Neta poderia aproveitar as instalações da antiga fábrica da Troller para agilizar sua entrada no mercado brasileiro. Mas, novamente, tudo isso ainda está no campo das suposições.
Plano de criar uma fábrica multimarcas voltada para a produção de veículos elétricos
O plano de criar uma fábrica multimarcas voltada para a produção de veículos elétricos é, sem dúvida, ambicioso. Mas será que o Ceará está preparado para se tornar um polo de referência nessa área? O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, anunciou parcerias com a ArcelorMittal, o que poderia garantir o fornecimento de materiais essenciais para essa nova fase da indústria local. Mesmo assim, o projeto não se restringe apenas à montagem de veículos com peças importadas. A ideia é também produzir os principais componentes em solo nacional, o que pode alavancar a economia do estado.
Agora, fica a pergunta: o governo do Ceará conseguirá transformar essa antiga fábrica da Troller em um verdadeiro polo industrial de veículos elétricos? Ou será que esse projeto vai acabar como tantas outras promessas que nunca saíram do papel? A verdade é que só o tempo dirá se essa aposta de R$ 400 milhões vai render os frutos esperados ou se o estado ficará com um elefante branco em mãos.
Por enquanto, o otimismo é grande, mas a desconfiança também. O certo é que todos os olhos estão voltados para essa nova fase da indústria automobilística no Ceará. Afinal, é o futuro da mobilidade sustentável no Brasil que está em jogo.