Dívida pública brasileira chega passa de R$ 7,8 trilhões para 8,1 trilhões, o maior valor da história; economistas alertam para riscos fiscais e impacto nos juros e investimentos.
O Brasil alcançou em 2025 o maior nível de endividamento público de sua história recente. Segundo o relatório do Tesouro Nacional, divulgado em julho, o estoque da dívida pública federal (DPF) atingiu 8,1 trilhões, um aumento de 2,77% em relação ao mês anterior. O número representa um novo marco nas finanças brasileiras e reacende o debate sobre sustentabilidade fiscal, custo da dívida e capacidade do governo de manter o equilíbrio das contas públicas.
Especialistas afirmam que o patamar recorde reflete uma combinação de fatores: a política de juros elevados, os gastos obrigatórios crescentes e o aumento dos desembolsos com previdência e subsídios. Embora parte da expansão seja natural em economias emergentes, o crescimento acelerado preocupa porque eleva os custos de rolagem da dívida e pressiona o espaço orçamentário para investimentos públicos.
O salto histórico da dívida pública brasileira
De acordo com o Tesouro, o principal motivo da alta foi a emissão líquida de títulos públicos para financiar o déficit orçamentário e refinanciar vencimentos. Apenas em junho, o governo emitiu R$ 168 bilhões em novos papéis, aproveitando um momento de maior demanda por títulos prefixados e indexados à inflação.
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No acumulado de 12 meses, a dívida cresceu mais de R$ 800 bilhões, impulsionada também pela alta da taxa Selic, que aumentou o custo dos juros pagos aos credores. O serviço da dívida — isto é, os gastos do governo com pagamento de juros já ultrapassa R$ 800 bilhões por ano, o equivalente a cerca de 7,5% do PIB.
“O problema não é apenas o tamanho absoluto da dívida, mas o quanto custa mantê-la. Com juros altos e inflação controlada, o Brasil paga uma das taxas reais mais elevadas do mundo”, explica o economista Felipe Salto, ex-secretário do Tesouro e especialista em contas públicas.
Endividamento crescente e credibilidade fiscal
Mesmo com o aumento expressivo, o governo mantém a meta de déficit primário zero em 2025. Segundo o Ministério da Fazenda, o resultado ainda é possível caso as receitas superem as despesas com o avanço das medidas de arrecadação. Porém, analistas do mercado financeiro se mostram céticos.
De acordo com projeções da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado, a dívida pública bruta deve continuar crescendo e pode chegar a 79% do PIB até o fim de 2025, contra 77,6% no final de 2024. Caso não haja contenção de gastos e reformas estruturais, o indicador pode ultrapassar 85% do PIB até 2027.
“A dívida brasileira está em trajetória de alta e o governo ainda não apresentou um plano crível para revertê-la. Isso afeta a percepção de risco e encarece o crédito para empresas e famílias”, destacou Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados.
O custo dos juros e o impacto na economia
O peso dos juros é o principal fator de preocupação. O Banco Central mantém a taxa Selic em 10,75% ao ano, uma das mais altas do mundo em termos reais. Isso significa que, mesmo com controle da inflação, o custo da dívida cresce a um ritmo acelerado, ampliando o déficit nominal e comprometendo o espaço fiscal.
Para cada ponto percentual adicional na Selic, o governo precisa desembolsar cerca de R$ 30 bilhões a mais por ano com o serviço da dívida. “O país gasta mais com juros do que com educação, saúde e infraestrutura somadas. É uma inversão de prioridades que limita o crescimento”, avalia o economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do BC.
Apesar disso, a demanda pelos títulos públicos segue robusta, sustentada por investidores estrangeiros, fundos de pensão e bancos que buscam rentabilidade segura. Em 2025, os investidores não residentes já detêm cerca de 10% do total da dívida, o maior nível em cinco anos.
Tesouro busca alongar prazos e reduzir volatilidade
Para amenizar o risco fiscal, o Tesouro Nacional vem adotando uma estratégia de alongamento dos vencimentos e diversificação dos indexadores. A meta é reduzir a concentração de papéis de curto prazo, que aumentam a sensibilidade às oscilações de juros e câmbio.
Atualmente, 29% da dívida é indexada à taxa Selic, 25% ao IPCA (inflação), 30% é prefixada e o restante atrelado à variação cambial. O governo pretende ampliar a fatia dos títulos de longo prazo, oferecendo previsibilidade aos investidores e diminuindo a necessidade de refinanciamento constante.
“O desafio é emitir títulos mais longos sem elevar demais os juros. Isso exige credibilidade fiscal e confiança nas metas de médio prazo”, explicou Karina Rodrigues, analista de renda fixa da XP Investimentos.
Dívida pode chegar a R$ 8,8 trilhões até o fim do ano
Embora o número de R$ 8,1 trilhões seja expressivo, a tendência é de que o estoque da dívida continue crescendo nos próximos meses. Projeções do Tesouro Nacional indicam que o volume pode ultrapassar R$ 8,8 trilhões até dezembro, impulsionado pela rolagem de títulos, novas emissões e pagamento de precatórios.
Em setembro, o próprio governo reconheceu que o país enfrenta um desafio estrutural para estabilizar a dívida. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que o equilíbrio fiscal “é uma tarefa de médio prazo” e que as medidas de aumento de arrecadação como a taxação de apostas online e revisão de subsídios — devem contribuir para conter o avanço.
A dívida pública brasileira, embora elevada, ainda é considerada sustentável por agências de risco, desde que o governo mantenha o compromisso com o equilíbrio fiscal. No entanto, a margem de manobra é cada vez menor.
“O Brasil precisa provar que consegue crescer sem depender de endividamento. O caminho passa por reformas estruturais, revisão de gastos obrigatórios e incentivo ao investimento privado”, afirmou Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central.
Caso o país consiga estabilizar a dívida e retomar o crescimento acima de 2% ao ano, analistas acreditam que será possível reverter a curva e reduzir o peso dos juros no médio prazo. Até lá, o desafio é grande: conter o avanço do endividamento sem comprometer políticas sociais e investimentos estratégicos.



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