Após muitas especulações, a Chevrolet confirma o fim da comercialização do Cruze sedan e hatch no Brasil, marcando o encerramento de uma era no mercado automotivo nacional.
Depois de meses de incertezas e rumores, a Chevrolet oficializou que o Cruze sedan e hatch no Brasil não será mais oferecido aos consumidores. O modelo, que já havia deixado de ser fabricado no final do ano passado, foi agora completamente removido do site brasileiro da marca, sinalizando o fim de um ciclo importante no mercado automotivo nacional.
Até então, o Chevrolet Cruze sedan e hatch no Brasil era oferecido em diversas versões: o sedan estava disponível nas configurações LT, Midnight, LTZ e Premier, com preços que variavam entre R$149.990 e R$179.660. Já o hatch, conhecido como Cruze Sport6, era comercializado unicamente na versão RS, custando R$169.670. O fim da oferta do Cruze no Brasil ocorre em um momento em que o mercado de sedans e hatches médios está cada vez mais restrito, especialmente com a preferência crescente dos consumidores por SUVs.
Chevrolet Cruze sedan e hatch no Brasil
O Chevrolet Cruze sedan e hatch no Brasil teve sua trajetória iniciada em 2011, quando foi lançado para substituir o já desgastado Vectra. Fabricado em São Caetano do Sul, São Paulo, o Cruze rapidamente ganhou popularidade entre os brasileiros, especialmente pelo motor 1.8 aspirado flex de até 144cv e 18,9kgfm, disponível tanto com câmbio manual quanto automático, ambos de seis marchas. Em 2012, a Chevrolet expandiu sua linha com o Cruze Sport6, um hatchback que combinava um visual esportivo e jovial com recursos exclusivos, como teto solar elétrico e para-choques diferenciados.
- Governador Tarcísio de Freitas celebra o investimento da GWM em São Paulo, destacando a criação de empregos, renda e novas oportunidades com a instalação da fábrica no Brasil
- Inacreditável! O carro por menos de 30 mil reais que já vendeu mais de 40 mil unidades em um ano
- China se mostra à frente na indústria automotiva e apresenta novo motor movido a amônia, prometendo superar o hidrogênio na corrida energética!
- Chevrolet surpreende: SUV médio Equinox Premier ganha desconto de R$ 47.933 e benefícios de alta tecnologia!
Segunda geração
Em 2017, a segunda geração do Chevrolet Cruze sedan e hatch no Brasil foi lançada, trazendo mudanças significativas no pacote tecnológico e no conjunto mecânico. O motor 1.8 aspirado foi substituído por um 1.4 turbo flex de até 153cv e 24,5kgfm, acompanhado de uma transmissão automática de seis marchas atualizada. Essa nova geração atendeu às expectativas dos consumidores, oferecendo um desempenho melhorado e mais tecnologia a bordo.
Saída do Chevrolet Cruze sedan e hatch no Brasil
A retirada do Chevrolet Cruze sedan e hatch no Brasil reflete uma mudança clara nas preferências dos consumidores brasileiros, que têm dado cada vez mais preferência aos SUVs. Modelos que antes eram ícones nas ruas, como Honda Civic e Volkswagen Jetta, agora ocupam nichos específicos, com versões mais sofisticadas e preços acima de R$240.000.
O Cruze, que já havia sido descontinuado em 2019 em diversos países como Estados Unidos, México, China e Coréia do Sul, manteve sua produção ativa até o final de 2023 na planta de Santa Fe, na Argentina. Agora, a fábrica argentina passará a se concentrar em outros projetos, além de continuar a fornecer peças de reposição para os modelos Cruze sedan e hatch que se despedem do mercado.
Com o fim do Chevrolet Cruze sedan e hatch no Brasil, restam poucas opções para os consumidores que buscam sedans e hatches médios “acessíveis”. Agora, apenas modelos como o BYD King, Toyota Corolla e Nissan Sentra continuam disponíveis nesse segmento, enquanto os fãs do Cruze devem se adaptar à nova realidade do mercado automotivo brasileiro.
O que você achou do Chevrolet Cruze sedan e hatch no Brasil? Tem alguma lembrança especial com esse modelo? Adoraria ouvir suas histórias e opiniões sobre esse carro que marcou presença nas ruas brasileiras por tanto tempo!