A Harley-Davidson Pan America 1250 Special chegou ao Brasil com motor de 150 cavalos e um pacote tecnológico de ponta para desafiar as gigantes do segmento big trail.
A Harley-Davidson Pan America 1250 Special é a moto que marcou a entrada da lendária marca americana no competitivo universo das big trails. Com um visual único, um motor V-Twin potente e uma lista de equipamentos eletrônicos de última geração, a Pan America foi a aposta da Harley para fugir de seus padrões e conquistar um novo público.
De acordo com uma avaliação completa do modelo 2022, realizada em parceria com o proprietário Joaquim, de São José dos Campos (SP), a moto se destaca pelo seu desempenho e pela tecnologia embarcada. A análise detalha as características, os números e os pontos de atenção desta que é uma das motos mais inovadoras e polêmicas já feitas pela marca de Milwaukee.
A chegada de uma aventureira: o lançamento no Brasil em 2022
A Harley-Davidson Pan America foi lançada mundialmente em 2018, mas sua comercialização no Brasil começou apenas a partir do modelo 2022. A versão que chegou ao país foi a Special, a mais completa, que já vem de fábrica com suspensões eletrônicas e diversos acessórios de proteção.
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
-
Fiat Argo 1.0 é simples, econômico e fácil de dirigir: ideal para quem está tirando a CNH?
-
Veja quanto você vai pagar por um Jeep Renegade financiado em 60 vezes
O nome “Pan America” é uma referência à famosa rodovia Pan-Americana, a maior estrada do mundo, que liga o Alasca à Argentina, reforçando a vocação aventureira da motocicleta.
O motor Revolution Max de 150 cavalos
O grande destaque da Harley-Davidson Pan America 1250 é seu motor. Trata-se do Revolution Max, um V-Twin (dois cilindros em V a 60º) de 1252 cilindradas, com refrigeração líquida e comando de válvula variável (VVT).
O motor entrega impressionantes 150 cavalos de potência e um torque de 12,9 kgf.m. O conjunto, acoplado a um câmbio de seis marchas, garante uma resposta imediata ao acelerador e uma força brutal em todas as rotações.
Tecnologia de ponta para qualquer terreno: o pacote eletrônico completo
A Pan America Special é uma moto recheada de tecnologia. Ela vem de fábrica com:
- Sete modos de pilotagem (incluindo três personalizáveis).
- Controle de tração e ABS otimizados para curvas.
- Quickshifter bidirecional (para subir e descer marchas sem usar a embreagem).
- Suspensão eletrônica semiativa da marca Showa.
- Sistema ARH (Adaptive Ride Height), uma tecnologia inovadora que rebaixa a altura da moto em até 5 cm quando ela para, facilitando o apoio dos pés no chão.
- Painel TFT de 6,8 polegadas, sensível ao toque e com conectividade Bluetooth para navegação e músicas.
Desempenho na prática: consumo e velocidade máxima
A Harley-Davidson Pan America 1250 é uma moto de alto desempenho. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 227 km/h.
O consumo de combustível, segundo o teste, varia com o estilo de pilotagem:
- Pilotagem agressiva: O consumo fica entre 15 e 17 km/l.
- Pilotagem normal: Em uma condução mais tranquila, a moto pode fazer entre 18 e 20 km/l.
O preço e os pontos de atenção do modelo 2022
O preço de uma Harley-Davidson Pan America 1250 Special 2022 seminova, segundo a Tabela FIPE, é de R$ 87.850. Um modelo 0km em 2024 custava em torno de R$ 120.000.
Apesar de muito completa, a avaliação apontou alguns pontos negativos. Os principais são o motor, que esquenta muito em baixas velocidades, a falta de botões iluminados no guidão, o que dificulta o uso à noite, e o alto custo para reposição de peças específicas, uma característica da marca.